Integração 17Track - localizador de encomendas

image

Esta integração permite ter um card com o estado de todas as encomendas de forma a evitar andar a ver os tracking # um a um.

Precisam de fazer o registo em https://www.17track.net e depois adicionam ao HA a seguinte configuração:

sensor:
  - platform: seventeentrack
    username: vosso@email.com
    password: vossa_password

Vão ser criados vários sensores que vos permitem saber o total de encomendas em trânsito e/ou o estado de uma encomenda em particular :point_down:


Uma das informações interessantes é em que país se encontra a encomenda :point_up:

Todos estes dados ficam disponíveis nas entidades, mas continua a não ser a melhor forma de consultar. Uma das questões é o facto de as entidades serem criadas e apagadas de acordo com a rotação normal dos pacotes e ninguém quer estar sempre a adicionar entidades ao card. As entidades criadas pela integração têm sempre o seguinte nome:

sensor.seventeentrack_package_ + tracking #

Existe um card chamado Auto-Entities que permite adicionar entidades com wildcard pelo que é possível colocar:

sensor.seventeentrack_package_* e desta forma todas as entidades que comecem por sensor.seventeentrack_package_ serão adicionadas ao card, sem necessidade de andar a gerir à mão.

Achei também que seria interessante ter a informação do ‘location’ e do ‘last_changed’ visivel no card como secondary_info

image

Desta forma consigo ver de imediato onde está o pacote e qual é a data da última actualização.

Tive de instalar o Auto-Entities Card e mais alguns plugins. Usei o HACS pela facilidade de instalação.
Componentes utilizados:
image
image
image

Nota: se não estão habituados ao HACS tenham atenção às instruções de cada plugin. Depois de instalarem no HACS têm de adicionar ao Dashboard. Podem ver aqui como se faz.

Partindo do principio que correu tudo bem, podem adicionar um ‘manual card’ ao lovelace com a seguinte configuração:

card:
  title: 17Track
  type: entities
filter:
  include:
    - entity_id: sensor.seventeentrack_packages_in_transit
    - entity_id: sensor.seventeentrack_package_*
      options:
        secondary_info: >-
          Local [[ {entity}.attributes.location ]] -- Data [[
          {entity}.last_changed ]]
        type: 'custom:secondaryinfo-entity-row'
show_empty: false
type: 'custom:auto-entities'

image

Existem outros sensores que podem adicionar como por exemplo:

sensor.seventeentrack_packages_delivered
sensor.seventeentrack_packages_expired
sensor.seventeentrack_packages_not_found
sensor.seventeentrack_packages_ready_to_be_picked_up
sensor.seventeentrack_packages_returned
sensor.seventeentrack_packages_undelivered

Andei a tentar colocar apenas o Dia/Mês na data para não aparecer aquela informação toda, mas ou não é possível usar o template dentro do secondary info, ou eu não consegui acertar com ele. Se por acaso conseguirem avisem :smiley:

2 Curtiram

De facto não é muito intuitivo as primeiras vezes :slight_smile:

1º Carregar na imagem de perfil

image

2 º Buyer Center

image

3º de seguida no ‘+’

image

Para colocarem uma referência (em vez de aparecer o tracking #) podem clicar em ‘add memo’

image

e vai ser isto que vos aparece no card :point_down:

image

1 Curtiu

Olá @tmarquespt Não sei porquê não estão a aparecer os sensores. Registei-me no 17track e tenho lá cerca de 20 artigos. Não sei se é imediato ou terei que esperar que apareçam.

Reiniciaste o HA depois de adicionar a configuração do

sensor:
  - platform: seventeentrack
    username: vosso@email.com
    password: vossa_password

?

Aquilo demora uns minutos a actualizar mas pelo menos os sensores genéricos deveriam aparecer logo.

Algum erro no log?

Tenho muitos erros no log mas nenhum relativo ao 17track

Penso que já dei conta do erro. Quando criei o ficheiro .yaml, não o coloquei em packages

@tmarquespt Já cá estão. Obrigado

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade