Instalar Hassio na box Tanix tx3 (desatualizado)

:warning: Após este tutorial abaixo ter sido realizado, a equipa do CPHA, verificou que existe muita incompatibilidade entre as boxs vendidas no mercado, fazendo que a operação de transformação da box para o funcionamento do ARMhassio, não tenha sucesso na maioria das vezes.

Após alguns testes deixamos apenas alguns modelos de boxs que foram testados pela equipa da CPHA como de alguns users. É inteiramente da vossa responsabilidade se o equipamento ficar inutilizado.

Desse modo, a equipa não dará nenhum tipo de suporte a este tutorial, ficando o mesmo ainda activo para quem quiser por sua conta e risco o usar. :warning:

1 – Fazer download do Balena Etcher - https://www.balena.io/etcher/

2 – Fazer download do ArmBian - armbian_20.10_arm-64_buster_current_5.9.0.img.xz - https://yadi.sk/d/_rQgn_FosYuW0g/20.10/20201014/Armbian_20.10_Arm-64_buster_current_5.9.0.img.xz

3 – Fazer download dos seguintes ficheiros.

para fazerem download dos ficheiros tem de ser como esta representado na imagem

vão a code e depois download ZIP.

4 – Usar uma PEN vazia e flashar o ficheiro (Ponto 2) com o BalenaEtcher numa PEN

5 – Quando concluir, abrir a PEN que tem o nome BOOT, e colocar o ficheiro .dtb (Ponto 3) dentro da pasta /dtb/amlogic/

6 – Ainda dentro da PEN, copiar e substituir os ficheiros restantes do links para a pasta /extlinux

7 – Por fim e ainda na Raiz da pen, RENOMEAR o ficheiro “u-boot-s905x2-s922” para “u-boot.ext” Atenção as extensões ocultas no Windows.

8 – Ejetar a PEN do computador e colocar na UBS 3.o na lateral esquerda da TANIX.

9 – Ligar a TANIX ao cabo HDMI e Cabo de Rede. Atenção que a TANIX ainda deve estar desligada da eletricidade.

10 – Com uma agulha, clicar no botão de reset atrás da TANIX até sentir o clique.

11 – Assim que se carregar no reset, ligar a TANIX à eletricidade sempre a carregar no reset.

12 – Quando aparecer o símbolo “TX3” no monitor/televisão, largar o botão de reset e aguardar que apareça uma imagem parecida a esta mas que tem um IP da TANIX:

13 - Caso a tanix entre em loop ou ecrã preto trocar de pen ou sd, por vezes acontece e não sei se será alguma incompatibilidade. Essa troca costuma resolver.
Se tudo estiver a correr bem, vai aparecer uma imagem como esta onde têm a informação do IP da maquina.

14 - De seguida vamos fazer acesso por putty ou terminal caso uses o mac…

image

15 - Coloca o ip da box e depois os dados de acesso que são… User é root e password é 1234.
No Terminal do Mac: ssh root:1234@IP_BOX e se voltar a pedir a password é 1234
Quando entrarem vai pedir-vos para colocar um Username e uma Password nova, é só seguir os passos. Nunca esquecer estes dados. São muito importantes.

16 - Após estarem as passwords alteradas, dar o seguinte comando: ./install-aml.sh
Aguardar um bom bocado enquanto instala o sistema operativo novo. Verificar se não tens erros pelo meio.
Quando concluir, e se não der nenhum erro, desligar a TANIX, retirar a PEN e voltar a ligar a TANIX Voltam a entrar por putty ou terminal caso usem o mac, com o IP da TANIX, e dar o seguinte comando:

curl -sL https://raw.githubusercontent.com/maxcalavera81/Hassio-Tanix-TX3/main/hassio_script.sh | bash -s

17 - Este comando vai instalar o Home Assistant, este processo vai demorar tempo por isso tens de ter paciencia. Quando te aparecer esta caixa de selecção tens de selecionar qemuarm-64

Voltas a esperar mais um bom bocado (nunca interrumpas o processo), no final vais ter uma msg de erro mas basta ignorar e meter o ip da tua box no browser… http://IP_BOX:8123

Depois podes ainda seguir este pequeno tutorial para atualizar o debian para a versão 11.

Os créditos são da nossa comunidade portuguesa home assistant.
Espero que seja util…

17 Curtiram

Boas Para tirar o Erro temos de colocar esse comando entramos pelo putty no ip da box e colocamos la?

Sim. Entras pelo putty, metes dados de acesso e corres a linha de comando. Quando acabar reinicias a máquina…

Perfeito tudo OK Abraço e obrigado

1 Curtiu

Mais um caso de sucesso na instalação. Estas instruções são muito simples de seguir, quase que dava para fazer tudo de olhos fechados :slight_smile: Obrigado

1 Curtiu

Muito bom, funciona na Beelink GT1 Ultimate, um tutoria antigo.do grupo não funcionava o node-red, agora já tem?

Não sei se funciona. Não tenho como testar…

Boa tarde, antes de mais obrigado pela partilha, ja tentei com 3 pens diferentes, e nenhuma deu resultado, com duas delas fico com a tela preta, com a outra o android começa a arrancar, mas em nenhuma tem o resultado esperado.

o que poderei estar a fazer de errado?

Com essa que dizes que o Android arranca, estás a fazer o processo direito do reset? Tens de estar a calcar no reset antes de ligar a box ao, transformador.

Consegui agora com uma 4ª pen :slight_smile: mas fica preso antes de aparecer o endereço IP e fica em ARM-64 login:

e não passa dali, ja tentei fazer o processo novamente, mas fica na mesma. Já fiz restore de fablica e novamente o processo e fica sempre no mesmo estado

Nessa altura tens de passar para o PC como está descrito no tutorial. Usa o putty e o IP que te aparece para iniciar a instalação.

Peço desculpa, foi erro meu, pensei que o processo tinha bloqueado. ja estou a instalar o HA.

Obrigado mais uma vez pela ajuda e disponibilidade, e peço desculpa pelos erros.

1 Curtiu

Ainda bem que já te safaste. :+1:

Algue instalou o addon node red nesta instalação da armbian? ja tenho varios adons a funcionar sem problema, mas o node red, carrego em instalar, fica um bocado e depois nao instala .

Alguem com o mesmo problema que possa dar uma dica.
Obrigado

O meu está igual, não sai de

arm-64 login:

e não sei o IP

Eu uso bastantes Add-ons e todos funcionam muito bem. Inclusive o node red também…

Filipe, tenta, verificar no router o IP atribuido ao armHassio

imagem

Não aparece o ip nem no router, alguma ajuda?

1 Curtiu

A post was merged into an existing topic: ArMhasSio como instalar o Home Assistant (hassio) em boxs Android - dúvidas

e tinha o cabo de rede ligado na altura da instalaçao?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade