Boas,
Vou ter a oportunidade de fazer uma instalação de raíz. Já decidi em trazer até ao quadro elétrico cabos dos interruptores e cabos das luzes. Vou usar efapel 21164 nos interruptores e vão trabalhar a 24VDC.
Queria fazer tudo por cabo, pelo menos na parte de iluminação e estores e independente do HA.
Ponderei o Knx mas fica fora do orçamento.
Até agora tenho algumas soluções em mente, usar plc baseado em arduino e configurar mqtt lá para integração com o HA, também pensei no loxone que parece funcionar muito bem mas não sei se tem integração com homeassistant.
Se não arranjar solução para cabo, as soluções que tenho é meter onofres ou então shelly 2.5. Tenho algum receio que o wireless me dê problemas por causa das altas voltagens, mas penso que não
Inicialmente estava inclinado no wireless. Mas depois aos poucos acabei por achar que por cabo seria melhor. De qualquer das maneiras, posto aqui as 2 soluções que tinha em mente para o wireless
Solução 1: Usar BH Onofre com optoacoplador, interruptor Efapel 21164, Cabo UTP que vai aos interruptores, cabo 1,5mm2 até às luzes
E integração com o HA? Fizeste o teu próprio sketch ou usaste algum firmware open source já feito?
Eu se continuar com a solução de cabo de rede, se mais tarde quiser vender é só meter relés no quadro eletrico para atuar as lampadas.
Na primeira solução, os interruptores estão a trabalhar com 24VDC para isso precisam de uma fonte de alimentação, quando chegam de volta ao quadro eletrico passam num opto para ativar o GPIO do onofre.
Na segunda solução, o shelly 2.5 trabalha a 220VAC em todos os pinos, então os interruptores tinham que trabalhar a essa voltagem.
Tenho o meu proprio sketch (muito fácil pois eles fornecem imensas livrarias e exemplos muito concretos) pois integro nele várias coisas especificas da minha casa como um relé remoto controlado via rs485 e um emonTx via rs232. Assim tiro partido da placa ethernet no PLC para estes outros dispositivos.
Gostei da ideia do @dgomes mas não gosto muito do form factor do industrial shields
Neste momento estou na dúvida se devo optar por PLC baseado em arduino ou raspberry
Para arduino tenho o Controllino, para raspberry tenho o Unipi
Estou inclinado para o Controllino, possivelmente versão MEGA
@ricreis394 Também vou ter construção nova brevemente e também tenho andado a ver que equipamentos utilizar. Ainda não tenho tudo definido, mas estou inclinado para KNX + ZigBee. Wireless com ESPs só ultimo recurso…
Quanto pretendes gastar? Pergunto por colocares KNX fora de hipótese devido a dizeres que está fora de orçamento… Mas colocas como hipótese esse Unipi que segundo o site fica por 619€ e não deve ser suficiente para tudo…
KNX para ligar/desligar luzes e comandar estores num T3 deve ficar só os equipamentos KNX a rondar os 1000€ e certamente é superior a essas soluções que estás a ver.
Para iluminação DIM utiliza por exemplo lampadas zigbee em conjunto com o comando liga/desliga KNX.
Procura no fórum um tópico do @Luis_Andrade a falar sobre os equipamentos necessários para ter uma instalação KNX.
É uma questão de veres os equipamentos necessários tendo em conta a quantidade de pontos de luz e estores (caso tenhas) que vais necessitar para ver quantos inputs e outputs necessitas, procurar os equipamentos e ver em quanto fica. Quase certo que abaixo dos 1000€
Tudo isto sem mão de obra e sem os interruptores…
Para interruptores uma solução é utilizar por exemplo os de pressão (mola) da efapel com cabo de rede direto aos modulos KNX que ficam no quadro eléctrico e fio rígido de 1,5mm a sair dos modulos knx direto aospontos de luz da iluminação e estores.
Em termos de instalação eléctrica é simples de fazer e não precisas de andar a inventar nada nem adaptar equipamentos. Quanto a programação, o KNX tem integração no Home Assistant.
O @Luis_Andrade é a pessoa indicada para te falar sobre isso…
Para o wireless, porque não usar sonoff 4ch em vez de shelly ou onofre? Depois, até aos interruptores usas cabo twisted pair… A parte de 24v parece-me complicar a coisa sem necessidade. A solução wireless não é assim tão má… Depende do wifi, mas apenas para a parte das automações e serão falhas muito excepcionais… Para uso “normal” continua tudo a funcionar mesmo sem Wi-Fi… O @Mervoes tem uma instalação idêntica baseada em 4ch e 0 problemas…
Para wired, usa knx… Isso se não quiseres uma instalação completamente centralizada. Se ficar tudo centralizado o knx deixa de ter vantagem. Aí o controlino tem bom aspecto… Nesse caso usa cabo utp até aos interruptores…
Obrigado pela tua opinião.
Quanto a KNX não creio que apenas com 1000€ faça a festa.
Tenho estipulado no máximo 1000€ pela instalação, sem contar com os interruptores efapel e o cabo.
No meu caso vão ser +/- 15 interruptores/grupos de luzes, e 5 estores. Fazendo as contas só um Controllino MEGA não chega, ou meto outro MEGA ou outro MAXI, falta também a fonte de alimentação.
Que equipamentos mais em especifico estás a ponderar usar para a tua instalação?