@ricreis394 Também vou ter construção nova brevemente e também tenho andado a ver que equipamentos utilizar. Ainda não tenho tudo definido, mas estou inclinado para KNX + ZigBee. Wireless com ESPs só ultimo recurso…
Quanto pretendes gastar? Pergunto por colocares KNX fora de hipótese devido a dizeres que está fora de orçamento… Mas colocas como hipótese esse Unipi que segundo o site fica por 619€ e não deve ser suficiente para tudo…
KNX para ligar/desligar luzes e comandar estores num T3 deve ficar só os equipamentos KNX a rondar os 1000€ e certamente é superior a essas soluções que estás a ver.
Para iluminação DIM utiliza por exemplo lampadas zigbee em conjunto com o comando liga/desliga KNX.
Vê por exemplo o seguinte link https://knxshoponline.co.uk/knx-multi-io-580/
Procura no fórum um tópico do @Luis_Andrade a falar sobre os equipamentos necessários para ter uma instalação KNX.
É uma questão de veres os equipamentos necessários tendo em conta a quantidade de pontos de luz e estores (caso tenhas) que vais necessitar para ver quantos inputs e outputs necessitas, procurar os equipamentos e ver em quanto fica. Quase certo que abaixo dos 1000€
Tudo isto sem mão de obra e sem os interruptores…
Para interruptores uma solução é utilizar por exemplo os de pressão (mola) da efapel com cabo de rede direto aos modulos KNX que ficam no quadro eléctrico e fio rígido de 1,5mm a sair dos modulos knx direto aospontos de luz da iluminação e estores.
Em termos de instalação eléctrica é simples de fazer e não precisas de andar a inventar nada nem adaptar equipamentos. Quanto a programação, o KNX tem integração no Home Assistant.
O @Luis_Andrade é a pessoa indicada para te falar sobre isso…