Instalação nova hardwired ou wireless?

Boas,
Vou ter a oportunidade de fazer uma instalação de raíz. Já decidi em trazer até ao quadro elétrico cabos dos interruptores e cabos das luzes. Vou usar efapel 21164 nos interruptores e vão trabalhar a 24VDC.

Queria fazer tudo por cabo, pelo menos na parte de iluminação e estores e independente do HA.

Ponderei o Knx mas fica fora do orçamento.
Até agora tenho algumas soluções em mente, usar plc baseado em arduino e configurar mqtt lá para integração com o HA, também pensei no loxone que parece funcionar muito bem mas não sei se tem integração com homeassistant.

Se não arranjar solução para cabo, as soluções que tenho é meter onofres ou então shelly 2.5. Tenho algum receio que o wireless me dê problemas por causa das altas voltagens, mas penso que não

4 Curtiram

A seguir o tópico, interessa-me.

Inicialmente estava inclinado no wireless. Mas depois aos poucos acabei por achar que por cabo seria melhor. De qualquer das maneiras, posto aqui as 2 soluções que tinha em mente para o wireless

Solução 1: Usar BH Onofre com optoacoplador, interruptor Efapel 21164, Cabo UTP que vai aos interruptores, cabo 1,5mm2 até às luzes

Solução 2: Usar Shelly 2.5 com Efapel com ou sem mola, cabo 1,5mm2 ambos para luzes e interruptores

1 Curtiu

Estou muito interessado, também estou a fazer uma instalação nova e não sabia bem como fazer, as tuas ideias parecem-me muito interessantes.

Nesse teu esquema só é possível tem dois interruptores para cada lâmpada ou da para ter 3?

Que peça é aquela que tens a ligar ao interruptor e as lâmpadas, cinza e laranja?

Depois quando tiveres uma solução definitiva, partilha sff

Depende do equipamento que metas a controlar, se for shelly 2.5 só dá para 2 teclas de interruptor por equipamento. No onofre dá para mais


Novas ideias vão surgindo e encontrei isto que poderá ser do interesse do tópico
https://www.unipi.technology/unipi-axon-l205-p183?categoryId=28

É caro mas tem 36 Digital Inputs e 28 Relay output, tem como protocolo o modbus então deve ser fácil integração.

Essa peça é só uma peça para ligar os fios de um lado e do outro, é tipo ligador. Neste caso serve apenas para organização.

@ricreis394 ve se interessa…isto

Estes são mais difíceis de arrumar no quadro, mas são mais baratos e flexíveis (programar)

https://www.industrialshields.com/shop/category/controllers-cpu-ios-com-plc-ethernet-controller-family-ethernet-plc-m-duino-1

1 Curtiu

Obrigado, vou dar uma olhadela

@dgomes mas dá para usar o relés integrados ou para além do PLC tenho de utilizar relés externos para ativar as luzes/estores? Parece-me bem a solução

Na tua instalação que cabos utilizaste até aos interruptores? Cabo de rede?

"max current of 5A " para iluminação podem ser usados directamente

Estores depende do mesmo… Nunca para tomadas

Tudo cabo elétrico, o meu principio é que se quiser vender a casa não tenho que a refazer…

Ola Ricardo uma pequena questão, porque no primeiro esquema incluís uma bateria e no segundo com Shelly não incluís?

E integração com o HA? Fizeste o teu próprio sketch ou usaste algum firmware open source já feito?
Eu se continuar com a solução de cabo de rede, se mais tarde quiser vender é só meter relés no quadro eletrico para atuar as lampadas.

Na primeira solução, os interruptores estão a trabalhar com 24VDC para isso precisam de uma fonte de alimentação, quando chegam de volta ao quadro eletrico passam num opto para ativar o GPIO do onofre.
Na segunda solução, o shelly 2.5 trabalha a 220VAC em todos os pinos, então os interruptores tinham que trabalhar a essa voltagem.

Tenho o meu proprio sketch (muito fácil pois eles fornecem imensas livrarias e exemplos muito concretos) pois integro nele várias coisas especificas da minha casa como um relé remoto controlado via rs485 e um emonTx via rs232. Assim tiro partido da placa ethernet no PLC para estes outros dispositivos.

Gostei da ideia do @dgomes mas não gosto muito do form factor do industrial shields

Neste momento estou na dúvida se devo optar por PLC baseado em arduino ou raspberry
Para arduino tenho o Controllino, para raspberry tenho o Unipi
Estou inclinado para o Controllino, possivelmente versão MEGA

1 Curtiu

Controllino tem muito bom aspecto :heart:

1 Curtiu

@ricreis394 Também vou ter construção nova brevemente e também tenho andado a ver que equipamentos utilizar. Ainda não tenho tudo definido, mas estou inclinado para KNX + ZigBee. Wireless com ESPs só ultimo recurso…

Quanto pretendes gastar? Pergunto por colocares KNX fora de hipótese devido a dizeres que está fora de orçamento… Mas colocas como hipótese esse Unipi que segundo o site fica por 619€ e não deve ser suficiente para tudo…

KNX para ligar/desligar luzes e comandar estores num T3 deve ficar só os equipamentos KNX a rondar os 1000€ e certamente é superior a essas soluções que estás a ver.

Para iluminação DIM utiliza por exemplo lampadas zigbee em conjunto com o comando liga/desliga KNX.

Vê por exemplo o seguinte link https://knxshoponline.co.uk/knx-multi-io-580/

Procura no fórum um tópico do @Luis_Andrade a falar sobre os equipamentos necessários para ter uma instalação KNX.
É uma questão de veres os equipamentos necessários tendo em conta a quantidade de pontos de luz e estores (caso tenhas) que vais necessitar para ver quantos inputs e outputs necessitas, procurar os equipamentos e ver em quanto fica. Quase certo que abaixo dos 1000€

Tudo isto sem mão de obra e sem os interruptores…
Para interruptores uma solução é utilizar por exemplo os de pressão (mola) da efapel com cabo de rede direto aos modulos KNX que ficam no quadro eléctrico e fio rígido de 1,5mm a sair dos modulos knx direto aospontos de luz da iluminação e estores.

Em termos de instalação eléctrica é simples de fazer e não precisas de andar a inventar nada nem adaptar equipamentos. Quanto a programação, o KNX tem integração no Home Assistant.

O @Luis_Andrade é a pessoa indicada para te falar sobre isso… :wink:

1 Curtiu

Para o wireless, porque não usar sonoff 4ch em vez de shelly ou onofre? Depois, até aos interruptores usas cabo twisted pair… A parte de 24v parece-me complicar a coisa sem necessidade. A solução wireless não é assim tão má… Depende do wifi, mas apenas para a parte das automações e serão falhas muito excepcionais… Para uso “normal” continua tudo a funcionar mesmo sem Wi-Fi… O @Mervoes tem uma instalação idêntica baseada em 4ch e 0 problemas…
Para wired, usa knx… Isso se não quiseres uma instalação completamente centralizada. Se ficar tudo centralizado o knx deixa de ter vantagem. Aí o controlino tem bom aspecto… Nesse caso usa cabo utp até aos interruptores…

Obrigado pela tua opinião.
Quanto a KNX não creio que apenas com 1000€ faça a festa.
Tenho estipulado no máximo 1000€ pela instalação, sem contar com os interruptores efapel e o cabo.
No meu caso vão ser +/- 15 interruptores/grupos de luzes, e 5 estores. Fazendo as contas só um Controllino MEGA não chega, ou meto outro MEGA ou outro MAXI, falta também a fonte de alimentação.

Que equipamentos mais em especifico estás a ponderar usar para a tua instalação?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade