Instalação nova hardwired ou wireless?

@Maddoctor Sou sincero, tenho neste momento Wifi e não tenho problemas, mas sempre tive aquele bichinho em ter uma instalação wired daí o meu dilema.
Inicialmente ponderei usar uma solução wireless, shellies ou bh onofre. A parte dos 24V até aos interruptores surgiu inicialmente por causa dos interruptores Efapel 21164, mas neste momento nem sei se os vou utilizar. Posteriormente a ideia dos 24V passou a ser por causa do Controllino que os I/Os trabalham a 24V

Os efapel não funcionam a 24v… Funcionam ATÉ 24v, ou seja, podes perfeitamente usar ligação directa aos gpio desde que seja com UTP

1 Curtiu

Correto, mas com receio de criar ghost switching, optei por subir a voltagem. Não sei se tecnicamente ajuda, mas creio que sim.

Sim, ajuda, mas daí o uso de twisted pair que deverá resolver totalmente o problema (estou a a partir do princípio que tens tubagens separadas dos 230V! :grimacing:

Pelo sim pelo não, são dois factores a favor de não criar o ghost switching
O que vai para os interruptores, só vai levar o cabo UTP, os 220VAC vão em tubos separados diretos às lampadas

Ok. Boa política mas, sinceramente, se optares por sonoffs e afins, esquece os 24v porque é só complicar… Twisted pair resolve o problema totalmente e, em último caso podes usar filtros low pass, evitando assim a complexidade do sistema adicional de 24v

Se optar por shellies ou sonoff, tinha ponderado em usar 220VAC através do cabo UTP, mas é algo que ainda queria falar com o eletricista porque não sei se é viavél. Mas penso que sim, visto que não vai haver corrente significativa, é só para saber se clicou no interruptor ou não. Assim podia já meter o UTP, e no final da obra decidia que sistema colocar, ou PLC ou shellies/sonoff

Na verdade 24V não será nada complexo se usar o PLC, a coisa complica um bocado mais noutro sistema tipo shelly

Exacto… 24v para controlino e 3.3v para sonoffs. Sinceramente, esquece os shellys para o que pretendes porque são muito conhecidos por ghost switching…

Então na tua opinião, não tenho problemas em usar 3.3V através de cabo UTP em 20m de distancia?

Sim, mas o @Mervoes pode falar-te da experiência dele - 0 problemas…
Desde que tenhas tubagens separadas… O voltage drop acontece, mas não abaixo da voltagem que considera activação do gpio…
Além do mais, num caso extremo em que aconteça, usas um low pass filter e ficas com o problema resolvido…

Boas com tudo o que se tem falado aqui, estou a pensar usar esta solução wifi que foi aqui apresentada com interruptores de mola normais, onde todas as fazes das lampadas e interruptores passam por um segundo quadro, onde irei colocar um sonoff mini com tasmota, assim o electricista pode montar os interruptores que achar em paralelo de forma normal, mas que depois é controlado por um sonoff mini, assim coloco um sonoff mini para cada circuito de iluminação. Parece viável e de mais fácil implementação.
Vou pedir para também passar todos os fios das tomadas por este quadro secundário e se mais tarde quiser controlar uma tomada uso também um sonoff mini para aquela tomada.

fica tudo com cabos de 220v para ser tudo mais simples.

o que vos parece?

@sifpower acho que não deves por o electricista em apuros e deves lhe contar todas as intenções que tens… com o trabalho que ele vai fazer. Colocares sonoff minis em tomadas… pode não correr muito bem…

@ricreis394 Vê melhor os preços do knx pelas lojas online porque acho que consegues pelos 1000€.
Aquele equipamento do link que coloquei tem 48I/O. Da para ligares por exemplo 24 pontos de comando e 24 saídas para luzes e estores. Divides como precisares… Tens de utilizar relés de interface deste gênero nas nas saídas.
https://pt.rs-online.com/mobile/p/reles-sin-enclavamiento/7943761/

Precisas de mais a fonte de alimentação de 24V DC e da fonte e alimentação do bus knx.

Com estes 3 equipamentos esta abaixo dos 1000€. Mesmo que precises de mais equipamentos a diferença não vai ser muita… É uma questão de pesquisadores melhor.

Outra coisa… Essa instalação se for executada por um electricistas e precisares do termo de responsabilidade da instalação, no caso de ser casa nova… Tens de ver se o electricista te passa esse termo. Todos os equipamentos tem que ter certificação CE. Nada de artimanhas com DIY.
Uma coisa é sermos nós a fazer e assumirmos o que estamos a fazer. Outra coisa é pedir a outro que faça e assuma a responsabilidade. É disso que o termo de trata… :wink:

@FSousa, a partir do momento em que tens tudo completamente centralizado, qual é a vantagem do knx?! Na prática deixas de precisar do bus, que é o melhor do knx…

1 Curtiu

@Maddoctor Compreendo o que estás a dizer mas não sei se a ideia do @ricreis394 é ter tudo centralizado… Acho que não referiu nada sobre isso.
Claro que pode adicionar equipamentos ao bus knx, não disse para não adicionar… Só dei um exemplo de um equipamentos com 48I/O

A vantagem é que está a utilizar equipamentos feitos para instalações eléctricas, não precisa de DIY, não tem problemas caso necessite do termo de responsabilidade, e como falou na possibilidade de poder no futuro vender a casa, não precisa de andar a fazer mudanças na instalação. Pode retirar os equipamentos do home assistant e deixar lá o knx a funcionar sem necessitar de mais nada.
A programação de tudo penso que seja mais fácil.

Claro que os valores não se comparam a sonoffs e shellys… Mas se estiver disposto a gastar os 1000€ acho que deve considerar a hipótese do knx. Se vai ser melhor ou não para o caso dele, isso ele é que tem que decidir. Só falei no knx porque os valores podem não ser tão altos como por vezes se pensa.

Se reparares ele diz mesmo que vai levar tudo até ao quadro central logo no OP… Vai daí, fica tão bem servido com um controlino (tem certificações) como com knx… Como disse acima, se não é para tirar partido do bus, não tem lógica knx… :man_shrugging:

Na verdade nunca se sabe se vou tirar partido do bus ou não. Posso não tirar agora, mas sim mais tarde. Tendo o bus a funcionar, depois é só ir metendo módulos.

Uma coisa é certa, KNX pode valorizar a casa para possivel venda.

Poder, pode, mas se tiveres tudo centralizado, desde que seja um produto certificado, a quem compra a casa so interessa se as luzes ligam sozinhas… (em Portugal “nenhum” comprador distingue knx de um controlino…)

2 Curtiram

Bem, já não há volta a dar. Já mandei vir o Controllino MEGA :tada:
Deve chegar para a semana, vou dando feedback

Agora estou novamente indeciso na voltagem, pelos vistos vou aproveitar os Inputs para meter os sensores do alarme.
E pela pesquisa que fiz, normalmente trabalham a 12V. Então possivelmente irei optar pelos 12VDC

2 Curtiram

@PauloMalas agradeçemos que leias os Termos de Serviço e Regras artigo IV alínea (b.)

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade