Instalação de Shelly em interruptor de parede

Desculpem colocar aqui uma questão mesmo muito básica e que sai dos tópicos habituais de HA, mas que não sei onde a colocar. Comprei um primeiro Shelly one para teste. Funciona OK, mas não consigo que caiba nas caixas de parede com interruptores Legrand vulgares, e menos ainda com as caixas de junção e fios adicionais. As caixas têm cerca de 35mm de profundidade e o Shelly e o interruptor cerca de 17mm, mas ainda assim com os fios não consigo fechar a caixa. Alguma sugestão de famílias de interruptores mais finos ou qualquer outra solução que não obrigue a partir paredes para meter novas caixas?

Estou à espera de um interruptor sonoff para testar alternativas, mas o local que me interessava mais automatizar tem três interruptores (um duplo e um simples) com uma moldura dupla e duvido que a distância entre caixas seja compatível com dois sonoffs,

Obrigado e Boas Festas.

Depende um pouco da profundidade das caixas, do próprio shelly ( o 2.5 é mais fino que o 1) e da quantidade de fios/ ligadores que tenhas lá dentro.

Podes optar por colocar na caixa de distribuição na parede se tiveres essa possibilidade. Uma outra opção pode passar por imprimir em 3d uma peça para afastar o interruptor da parede uns mms dado que por vezes é o suficiente. O @Luis_Andrade fez uma destas. Talvez ele possa colocar aí a foto para se perceber melhor.

Não conheço esse interruptor, mas o shelly 1 é possível montar em caixas de aparelhagem normais, sem ser as fundas, com interruptores da efapel.

A solução é não ter fios no fundo da caixa. Encostar o shelly 1 no fundo da caixa e todos os fios e ligadores ficarem pelos lados do shelly, como podes ver nesta imagem de um shelly que montei.

Nesta imagem utilizo um interruptor de pressão da efapel.

Podes testar para ver se cabe, sem fazer ligações, encostar o shelly 1 no fundo da caixa e colocar o interruptor de seguida. Se couber, os fios de certeza que também cabem. Segue o exemplo da imagem.

Nas caixas de derivação cabe à vontadinha. Até com os fios por trás e o sonoff mini que é um pouco maior que o shelly 1.

O sonoff mini é que não cabe nas caixas de aparelhagem normais, só nas fundas.

3 Curtiram

Obrigado @tmarquespt. Fazer uma moldura saliente para o interruptor não me agrada muito. A ideia da caixa de derivação é boa, não me tinha lembrado dessa possibilidade. Infelizmente, a que está associada também está razoavelmente atafulhada…

Obrigado @FSousa, em particular pelo detalhe da fotografia, que é muito esclarecedora. O interruptor Legrand que tenho é convencional, do tipo que se encontra habitualmente no Aki ou Leroy Merlin. Pela fotografia, o interruptor parece bem mais fino que o meu. Vou procurar esses da Efapel. Em alternativa, ainda tento arrumar a caixa de derivação :-). Obrigado pela sugestão.

Conforme o @tmarquespt disse, poderá não ser a solução mais “bonita”… mas, visualmente, ao olho de terceiros, passa perfeitamente despercebido e como se fizesse parte da aparelhagema de um interruptor convencional, mantendo uma aparência normal…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade