Instalação armbian e home assistant supervisor Tanix TX3 (Out 2022)

TX3-H :white_check_mark:
imagem

A cena do 2 ip é que me pariu todo…
E na parte da foto em baixo que se estiver muito tempo o Putty a correr quando aparece a imagem nao consegues mexer com as setas.

Já vi que já esta um tópico lá sobre a TX3-H

Isso do IP já tenho visto.
Já visto o meson-sm1-tx3-qz faz o mesmo?

Edição:
Armbian 22.11.0-trunk Bullseye ta me melhor :slight_smile: para já…

Com o meson-sm1-tx3-qz no meu caso não arranca.

O OS para mim o Bullseye esta 100%. pegou o IP com alma e não deixou ate fazer estático no HA.
a ram foi o que pensei logo são para as box 2Gram 32Grom.
Abraço

Sim. Já existe uma issue. Foi um conterrâneo do Brasil que lá metiu. Tenho estado a trocar msgs com ele. Vamos ver se resolvemos esse problema…

Com as instruções do ophub lá no github a instalação do Armbian correu bem:

Agora falta instalar o HA para ver como corre :sweat_smile:

Agora é a parte mais fácil. Vai correr bem.

este erro é normal?

E este tipo de erro?
Não consigo selecionar usando as setas, os “B” que aparecem é eu a clicar nas setas



e não consigo sair daqui .

Eu ainda não tenho solução.


Ando aqui a ver algumas imagens.

Caso não der é um mês a lavar a loiça para comprar a X96 :stuck_out_tongue:

ja experimentaste a imagem Armbian_22.11.0_Aml_s905x3-b_jammy_5.10.149_server_2022.10.21.img.gz e depois alterar o caminho no uEnv.txt FDT=/dtb/amlogic/meson-sm1-tx3-qz.dtb ou FDT=/dtb/amlogic/meson-sm1-tx3-bz.dtb ?

Para a TX3-H proceder da seguinte forma:

Utilizar esta imagem: https://github.com/ophub/amlogic-s9xxx-armbian/releases/download/Armbian_Aml_jammy_10.28.0254/Armbian_22.11.0_Aml_s905x3_jammy_5.10.150_server_2022.10.28.img.gz

Depois de flashada a imagem, alterar no ficheiro uEnv.txt o caminho para “FDT=/dtb/amlogic/meson-sm1-tx3-qz.dtb”

Apagar o ficheiro u-boot.ext da raiz na PEN USB
Copiar o ficheiro u-boot-tx3-qz.bin da raiz da PEN USB e colar uma cópia. Alterar o nome e extensão para u-boot.ext

Para proceder à instalação do armbian utilizar o comando “armbian-install yes” e não o comando “armbian-install”

Escolher a opção 512 e não a opção 514.

https://github.com/ophub/amlogic-s9xxx-armbian/blob/main/build-armbian/armbian-docs/amlogic_model_database.md

Para quem quiser manter as horas no mostrador da TX3

Depois de se ligar pelo PuTTY escrevam no terminal os 2 comandos:

sed -i ‘/armbian-led/d’ /etc/rc.local

Enter

sed -i ‘/exit 0/i\armbian-led 17’ /etc/rc.local

Enter

imagem

Reboot / fala de energia / etc, ao ligar a box já aparece as horas (tem é de configurar a região onde se encontram pelo armbian-config )


imagem

Creditos:

https://github.com/ophub/amlogic-s9xxx-armbian/blob/main/build-armbian/armbian-docs/led_screen_display_control.md

3 Curtiram

Isso está a funcionar? Tem dado cá uns trabalhos está cena de instalar o armbian nas boxs.

Essa dica da hora é bem interessante. Obrigado pela partilha.

1 Curtiu

Confirmo! A funcionar a 100%

1 Curtiu

Depois da atualização para a versão 2022.11, apesar de aparentemente manter o sistema a funcionar corretamente, passei ter estes 3 alertas no menu de configuração:

Entretanto atualizei para a versão 2022.11.1 e mantém-se igual.

Poderá estar relacionado com a versão do supervisor (mantém a versão 2022.10.2).

@maxcalavera ou alguém pode ajudar?

Obrigado

Um outro constrangimento que entretanto verifiquei foi ter deixado de conseguir conexão por SSH (connection refused) após ter atribuído reserva de IP à box Tanix no router (IP diferente do que foi inicialmente atribuído).

Será possível o Armbian continuar a querer assumir o IP que inicialmente foi atribuído pelo router?

Queria testar a sugestão do @MarcoF, mas sem ligação SSH não me safo (a minha box não exibe “boot”, está em branco)

Olá.
Na minha TX3 como se vê nas imagens acima aparece com 2 IPs. eu usei o ip que aparece na TV pela primeira vez para me ligar a ela pelo putty, depois atualizei

armbian-update

Mas no teu router não aparece a dizer qual é o ip da box?

Para atualizar corre o comando acima. Para esse problema usa as dns do Google. Já houve mais malta com o mesmo problema e resolveram assim.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade