Início de um Projeto HA

Boas pessoal, o meu nome é Nuno e sou do Porto (Maia).
Já desde algum tempo que tenho uma pequena rede domótica doméstica em minha casa, potenciada pelo Gateway Xiaomi + cerca de 30 dispositivos espalhados por casa.
Quem utiliza/utilizou o Gateway da Xiaomi sabe das suas limitações/problemas tendo essas mesmas limitações obrigado aqui o Je a procurar no tio Google alternativas, tendo encontrado o HA.
Neste momento todos os sensores / interruptores / comandos, são da Xiaomi eutilizam o protocolo zigbee, tenho também a fita de leds Yeelight + algumas lâmpadas que liga-se por WIFI.
Portanto (corrijam-me pf se estiver a fazer alguma gaff)
Hardware que irei necessitar:
– Rasp + todos os acess
– Sniffer Cc2531 (o programador pelo que li existem users aqui no Norte que me poderão flashar o USB correto ?) Existe alguma limitação em termos do número de dispositivos zigbee que o sniffer aceita ? (o GW da Xiaomi apenas aceita 30)
– Para os componentes Wi-Fi necessito de algum hw específico ?

Em termos de SW para instalação do HA a melhor solução é o Hass.io ou existe outra solução melhor ? Pelos tutoriais que tenho visto penso que o mais usual é mesmo o Hass.io

Já alguém teve problemas com a abertura de portas do router NOS (o 2.0) para este sistema ?

Peço desculpa pelo tamanho do post mas foi o primeiro :slight_smile:

BR a todo o pessoal do grupo :slight_smile:

Bem vindo @nunocampos105!

Para começar o Raspeberry Pi 3B ou 3B+ são o aconselhado. Se for para entrar no HA a fundo o melhor será um NUC ou similar.

Correcto, no tópico onde se fala do CC2531 tens lá algumas pessoas que se ofereceram para flashar a outros utilizadores. Mas se não houver ninguém perto de ti podes sempre enviar via CTT para um utilizador noutra zona.

Haver há mas também há formas de contornar isso.

Existe uma solução ainda melhor chamada Raspassio. Pesquisa que há um tutorial especifico para instalação.

Podes ligar mais devices mas precisas de routers. Têm a vantagem de aumentar o alcance da rede, e o número de dispositivos que podes emparelhar.

Um que funciona bem é o do IKEA

Obrigado pela resposta!

Entretanto já chegou o HW, falta apenas chegar o sniffer :slight_smile:

Adquiri o Rp 3B + c/ cartão de 64 gB.

Já flashei o SO (utilizei o light uma vez que o Rasp apenas vai ficar a fazer de servidor) e para o HA segui a sua sugestão e já está a bombar :slight_smile: (tive apenas um pequeno problema com colocar o serviço sempre ativo mas já foi ultrapassado !)

Em termos de acesso remoto (não sei se utilizam) mas utilizam algum serviço do género Dyndns ? Ou existe algum acesso remoto que consigamos ativar ? (pesquisei mas não devo ter utilizado as keyword certas :lying_face: )

Obrigado mais uma vez e cumprimentos a todos :slight_smile:

Obrigado pela resposta,

Não conhecia tenho de investigar :slight_smile:

Já agora, esse repetidor, tenho de conetar os meus dispositivos a ele (como por exemplo acontece no GW da Xiaomi?, ou como vou ligar tudo pelo HA basta me conetar o repetidor ao snifer e ele já faz o aumento de sinal por ele ?

#Edit: Depois de ter respondido vi o tópico onde responde exatamente a esta questão ! :zipper_mouth_face::zipper_mouth_face:

Cumprimentos,

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade