Iniciante no Home Assistem com 50/60 devices Tuya

Bom dia;

Antes de mais, sendo o meu primeiro post, agradecer desde ja à comunidade por toda a ajuda que me iram dar.

Tenho cerca de 50/60 devices tuya, registados na cloud da tuya e a funcionar, mais 4 googles Nest, alguns devices na plataforma Smart Things, um Irobot, e umas coisa da sansung…

Estou a pensar integrar tudo no Home assistant se possivel, mas tenho muitas duvidas que gostaria da vossa ajuda:

1. Os devices Tuya já são faceis de intergar? ou ainda tenho de colocar o firmware Tasmota? (Que é um grande pincel) ou Pagar uma subscrição de um conector? (que tambem não esta nos planos)

2. Ao nivel do HW, já percebi que o ideal é um mini PC, quais os requisitos aconselhados para estar descansado durante 2 ou 3 anos sem mexer no HW?

3. No futuro, quais o despositivos que devo comprar para uma mais facil integracao.

Obrigado a todos

Olá @Jose_Elias Benvindo mais vale tarde que nunca sê bem aparecido a esta comunidade.
Respondendo as tuas questões:

1. Os devices Tuya já são faceis de integrar? ou ainda tenho de colocar o firmware Tasmota? (Que é um grande pincel) ou Pagar uma subscrição de um conector? (que tambem não esta nos planos)

Não precisas de alterar o firmware contudo precisas de ler isto aqui :

1. Ao nivel do HW, já percebi que o ideal é um mini PC, quais os requisitos aconselhados para estar descansado durante 2 ou 3 anos sem mexer no HW?

Olha , o mais aconselhado será sempre uma máquina em que os consumos não sejam muito elevados, existe preços bons tanto para hardware antigo como para hardware recente, no mínimo uma máquina com 16gb RAM , um nvme ou um SSD rápido , andam máquinas na casa dos 250/300 EUR já decentes por aí.

1. No futuro, quais o despositivos que devo comprar para uma mais facil integracao.

Depende se queres produtos WiFi ou zigbee, eu particularmente gosto de tudo o que seja sensores, soluções zigbee, tudo o resto prefiro WiFi , não é por ser melhor nem pior é uma opção minha.
Para para teres tantos produtos WiFi aconselho uma boa infraestrutura WiFi com boa cobertura e com router próprio .
Existe soluções wired tipo knx, mas isso estamos a falar de outros preços.
Basicamente , evita usar soluções cloud mas para já é isso que tens que seguir.
Aproveito para te informar , que temos a nossa comunidade do discord onde podes sempre aparecer para uma eventual ajuda mais rápida.

Dois ingredientes para este mundo :

Paciência e tempo

Obrigado a todos

Muito Obrigado Rodolfo.

A Conselho de um amigo que já usa o Home Assistant, acho que vou instalar num PC “normal” que tenho la para para para testes, verificar as integressoes, etc… e depois, se tudo correr bem, avanço para a aquisição de um mini PC.
Relativamente à rede WIFI, não é tema, pois como sou da area, tenho uma rede WIFI assente em 3 AP’s controlados por uma Applicance, com um SSID agarrado a uma Vlan idenpendente só para IOT, a unica coisa que terei de fazer é o roteamento entre a VLAN do PC e a VLAN dos IOT’s para poder instalar o Home assistant para testes.

Zeebe não tenho nada, dai a minha pergunta, mas ainda vou comprar uns sensores só para testar.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

1 Curtiu

Sim podes claro instalar o HA em uma máquina provisória só para testares o que quiseres e daí depois passar para algo final .
Normalmente a malta começa assim .
Se és da área já estás então bem encaminhado para solucionar e resolver várias situação que possam advir.
Relativamente ao zigbee existe sensores baratos, nota que precisas de um hub para que funcione.
Dentro do zigbee o mais usado é zha ou z2m depois terás que ver dentro do teu orçamento qual o hub/pen que deves comprar

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade