Importação dados da E-Redes

Viva

Primeiros post e gostaria de partilhar um pequeno projeto. A importação de dados de energia que está disponível na E-redes.
1 -Descarregar o node js
2 - Descarregar o software de comunicação com o Home assistant
3 - No diretório onde ficou o software correr: npm install
4 - Login em Balcão E-Redes e descarregar o mês desejado para o diretório
5 - Correr o programa de comunicação: node energyha --i IP – token TOKEN --h HOURS
IP é o endereço do vosso home asistant
TOKEN é o token de autorização
HOURS opcional e serve para as situações em que a E-redes para o dia antes da hora desejada. se quando correr o programa mostrar “No last stats” colocar --i 1

4 Curtiram

interessante!
isso funciona igualmente para quem é tambem produtor e tem o calculo do excedente na e-rede?

Não sei mas deve funcionar.

A informação é simples:
Data
Valor acumulado dese o início

Se o valor acumulado for inferior ao anterior o gráfico dá negativos.

Para funcionar basta que o retorno seja um valor negativo no excel. Assim o programa ao calcular o acumulado dá um valor inferior=> gráfico negativo

quando fala em descarregar no node.js, onde extamente descarregamos esse ficheiro?

1 - Experimentei usar um ficheiro para consumo e um para produção e funciona. Funciona da seguinte maneira:
a) colocar os ficheiros do programa em dois diretórios diferentes. Num dos diretórios alterar a frase “energy_consumption_kwh” para, por exemplo, “energy_production_kwh” no ficheiro sendenergyHA.js
b) Colocar um excel para a produção, um excel para o consumo em cada diretório.

Download | Node.js (nodejs.org)

Olá @jose.cboliveira está porreiro… mas ter que descarregar ficheiros da net, instalar NodeJS e andar a “correr” javascript nas nossas máquinas não é algo que esteja ao alcance do comum dos mortais…

E que tal transformar isto numa integração?
Se quiseres ajuda, eu posso ajudar (já tenho quatro integrações da minha autoria)

Abraço

6 Curtiram

Tens razão.

Estive a ver e aquilo é em Python e eu sou mais nodejs.

Uma oportunidade para aprender, já sei quem chatear :slight_smile:

1 Curtiu

Eu acho que nem toda a gente tem acesso aos consumos na e-redes, eu por exemplo tenho porta HAN mas julgo que isso só fica disponível para consulta quem tem painéis solares. Eu não consumo ter acesso a isso. Só consigo ver as leituras .

eu tenho uma UPAC e acesso à porta HAN, se for preciso algum alpha/beta testing podem contar cmg

Agora já tens :laughing:

*.csv no tasmota

Pode ter falhas ou duplicação quando faz restart

Olha…pois já :rofl:

És uma máquina…tás é meio avariado.
Isso para duplicar tens que te dedicar mais um bocadinho , "contamos " com solução amanhã :slight_smile:

Olá pessoal e um bom ano para todos…

Agora de começou mais ano, chegou a hora de atualizar o meu HA. :sweat_smile::face_with_monocle:

Estou interessado na implementação deste projeto, a minha dúvida é, tenho debian+ HA em Docker…
Posso instalar o script na base do Linux ou tem que ser dentro do Docker, ou seja tenho que instalar o ssh no homeassistant?
Ou é indiferente?

Com esta implementação já não preciso do Shelly EM no quadro elétrico certo?

Obrigado

Viva

O trabalho que paga as contas no fim do mês apertou por isso isto ficou meio parado. Vou ver se retomo

2 Curtiram

Boas,

Vi que estavam a pensar fazer uma integração para este projeto.

Já fizeram, ou sempre pensam avançar?

Estou bastante interessado, mas não sou lá muito expert na materia.

Agradeço desde já a vossa partilha.

Boa tarde a todos,

por favor, podem informar se é preciso criar algum template/sensor? E com que dados?
quando tento carregar os ficheirs xlsx, obtenho o seguinte erro:

Data inicial:2023-01-01T00:30:00.000Z

WebSocket Client Connected

request last stats

Result Error { code: ‘unknown_command’, message: ‘Unknown command.’ }

WebSocket Client Closed

Bom dia,
@jose.cboliveira ficaria grato se pudesse ajudar-me(nos) a criar o template/sensor no HA necessário para usar este script. :blush:

Presumo que por esta via tal como via web pelo portal da e-Redes, os últimos dados disponíveis são de há muitas horas atrás certo?

O OP esqueceu-se de referir que é preciso instalar o Spook. Sem isso não dá para editar o histórico.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade