Humidade e temperatura em estufa

Quero medir a temperatura e humidade dentro de uma estufa relativamente pequena (36 m2). Sei que poderia utilizar uma coisa simples tipo um Shelly H&T. Entretanto, tenho dúvidas se um sensor, concebido para utilização doméstica, funcionará continuamente e corretamente num ambiente que pode ser muito mais quente que uma casa e com grande variações de temperatura.

Pergunto: Alguém no fórum tem alguma experiência/visão de uma solução, facilmente integrável no HA, para este caso?

O site específica -40 a 60°… Se estiveres nessa gama de temperatura não deves ter problemas!

A temperatura é menos problemática… A variação da humidade, que pode ser condensante, sim. O Shelly pode, de uma hora para outra, ficar molhado com condensação.

Caixa estanque e sensor de humidade fora

Não te sei ajudar no caso da humidade condensada… podes utilizar a solução caseira em caixa estanque… Fiquei fã recentemente dos m5 atom… juntando o sht20 tens o sensor que pretendes

A precisão e variação da medida de humidade ao longo do tempo depende do tipo de sensor. Por experiência própria, sei que se o ambiente estiver sempre grande saturações (i.e.: >= 90%) o sensor se deteriora mais rapidamente.

E sim, pode sair mais em conta posicionar o sensor por forma a evitar que fique molhado muito tempo e trocar o sensor todos os anos. Não sei, no entanto, se alguém já deu com isto e resolveu, daí a pergunta.

Por exemplo, os sensores à cabelo humano são especialmente mais resistentes a isto. Custam é um absurdo quando comparado com estes comuns resistivos/capacitivos.

Eu usaria uma estação meteorológica que aceitasse mais do que um sensor exterior e colocava um na estufa.

Bem sei que me vão chamar “doido”… Eu já pensei em comprar algo mesmo barato e utilizar o mesmo durante um período só para “calibrar” um higrómetro que eu mesmo construísse a utilizar cabelo humano. Algum outro “doido” tem alguma sugestão de como eu poderia ler um higrómetro que eu mesmo o fizesse tipo na figura abaixo?

O conceito é simples: O cabelo encolhe/alonga com a humidade. Acho que a medição poderia ser feita por um sensor de tensão; alternativamente, ter um fio que desse umas voltas no eixo de um potenciómetro e medir a resistência do potenciómetro.

image

Desde que não apanhe sol direto, qualquer um serve

A corrosão depende dos materiais

E do “banho” protetivo do pcb

E que tal o bolbo seco e bolbo húmido. São 2 sensores temperatura que pode ser o ds18b20. E a base científica do cálculo da humidade

@Jcorreia, esta é de longe a melhor ideia! O termómetro seco me dava a temperatura; com mais um, calculava a humidade. Eu acho que a velhice está me tirando a memória, pois vendi muitos destes higrómetros (não digitais). A vida longa do sensor fica garantida desde que o sensor seja bom. Uma PT100 hoje em dia está ao preço da chuva, pelo que o sensor poderia ser uma sonda PT100.

Assim sendo, troco o pedido à comunidade: Alguém sabe como medir temperatura, a utilizar uma PT100 com ESP/Tasmota?

Eu para estes casos gosto mais de ESPhome:

Algo durável só o ds18b20

Quanto à humidade não há milagres.
Talvez algo à base de alumínio

A questão aqui são os elevados requisitos do @Moacir_Ferreira :joy::joy::joy:

Ok @nikito7, vou reduzir as minhas exigências. Agora, um ESP/Tasmota lê a temperatura de dois destes sensores?

Lê desses e de muitos outros similares. A wiki do Tasmota tem uma lista de todos os equipamentos (sensores, actuadores, displays, etc) compatíveis.

Absolutamente simples… Quem quiser saber como colocar 2 sensores ds18b20 no mesmo GPIO leia no link abaixo. Vou fazer o medidor de humidade via temperatura de seco e molhada. Quando estiver pronto ponho aqui uma foto com a explicação do que fiz.

https://tasmota.github.io/docs/DS18x20/#wiring

1 Curtiu

Por curiosidade (saber se não estou a exagerar) pus um Shelly HT na estufa. Assim que a temperatura baixa, a condensação eleva assustadoramente. Nos próximos dias terei uma ideia da realidade, mas este é o meu medo: Condensação!

image

É normal

Por aqui estão todos assim

Tu vives numa casa ou numa estufa? :rofl: :rofl: :rofl:

Olha que aqui em casa não esta muito melhor que na casa do @nikito7 :smiley:

image

A ultima é a humidade exterior.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade