Home Assistant VS HassIO - Vantagens e Desvantagens

Há dias, postei a minha dificuldade em intalar o HassIO em cima de Dietpi. Após o sucesso, surgiu-me a incerteza qual dos dois seriam melhor para mim. Apenas o Home Assistant ou HassIO.
Não sou especializado em Linux mas safo-me +/- bem, a linha de comandos para mim não é problema.

Queria reunir algumas opiniões, saber vantagens e desvantagens quanto às duas sugestões.
Vou passar a descrever o que penso perante as 2.

Home Assistant

Vantagens:

  • Maior controlo sobre a máquina e packages adicionados
  • Possibilidade de adicionar fail2ban (Hassio não acho)

Desvantagens:

  • Inserção de addons tem de ser manualmente

HassIO

Vantagens:

  • Fácil instalação de addons
  • Fácil atualização do sistema
  • Snapshots

Desvantagens:

  • Impossibilidade de instalar fail2ban (?)

Esta lista é apenas o que penso e não tenho a certeza se está correto ou falso na sua totalidade. Vou atualizando a lista após vosso feedback.
Tenho esta decisão ainda em mãos para proceder à migração do meu novo Hardware.

A questão não se põe entre Hassio e Home Assistant porque são coisas diferentes. O HA é um software de automação doméstica e o Hassio é um pack de SO + HA (actualmente o SO é o HassOS).

Podes usar o SO que quiseres e ter Hassio desde que o SO corra o Docker. Como sabes existem scripts já criados que instalam o Docker e o Hassio em vários SOs.

Na minha opinião a questão que deves colocar é: que SO utilizar com o Docker e Hassio?

Se fizeres uma pesquisa aqui no fórum por Raspassio e por Ubuntassio vês que já é possivél ter Raspbian + Docker + Hassio e também Ubuntu + Docker + Hassio (e em breve Armassio - Armbian + Docker + Hassio!) e ter o melhor dos dois mundos: a facilidade de utilização do Hassio com o controlo total do SO que escolheres podendo assim instalare todo o software que quiseres no equipamento em paralelo com o Hassio (desde que o harware aguente):

A minha questão não é saber qual SO usar.
Quero mesmo saber é se compensa a instalação de Hassio que está incluída o Home Assistant com acesso a addons e etc. Ou apenas a instalação do Home assistant em separado de tudo o resto.

Considero que a minha questão continua correta

A única diferença então é se queres ter trabalho a instalar e configurar software, e que no Hassio é um addon que se instala com um clique.

Pessoalmente prefiro a opção do Hassio, não só pela facilidade de instalação dos addons, mas porque estes correm em containers do Docker. Assim se alguma aplicação tiver problemas não tens de reiniciar todo o SO mas apenas o container da aplicação.

Mas isso também posso fazer sem o Hassio, posso meter tudo em containers, só que é tudo manual. A minha questão é se com esse trabalho todo existe alguma vantagem pelo meio.

@ricreis394
O único (e não é pequeno) beneficio, é que o container vem optimizado para o HA. Eu uso uma solução mista. Tenho um Rpi 3B+ com o HA e mais alguns containers (AppDaemon, Node Red, Mosquitto, Samba, etc) e outro Rpi 3B a correr Docker e outros containers (Grafana, Influx e MySQL).

Outra grande vantagem do Hassio são os snapshots que abrangem tanto o HA como ficheiros, configurações e até os addons!

Bom dia, eu uso o HA via python no ubuntu, e uso assim a anos.
No comeco usava HASSIO, mas prefiro mil vezes instalar o HA na mão, respondendo a sua pergunta, e em minha humilde opnião, o HA permite maior personalização/ customização, no caso do HASSIO vc instala um addon que funciona, mas vc não ve como ele esta funcionando o que faz etc… nao consegue personalizar alterar algo por exemplo, nesse ponto me sentia muito engessado. Acredito, mais uma vez é apenas a minha opnião, o hassio seja para facilitar a vida do usuario, possibilitando que qualquer um utilize.
Com o HA hj tenho total controle do SO + Aplicação, conseguindo fazer qualquer tipo de alteração/integração que quizer.

O HA com certeza as coisas são mais dificeis, mas eu não volto pro HASSIO nunca mais.

Obrigado, era mesmo este tipo de opiniões que precisava.
E Quanto às atualizações? Por exemplo os addons, como sabe se tem atualizações disponíveis?

Em Hassio tens informação automática de actualizações para o HA e addons e a possibilidade de fazer updates automáticos aos addons (não recomendo).

Em relação ao que o @CarlosMartins disse sobre o não saber o que o addon está a fazer e personalizar alguma coisa no addon eu discordo totalmente. No Docker existe um container chamado Portainer que permite isso e muito mais.

@j_assuncao Usar o portainer com Hassio? Não vai criar conflitos com o Hassio?

Não cria conflitos nenhuns. O Hassio continua a funcionar perfeitamente. Tanto podes arrancar, parar e reiniciar os addons pelo Portainer como pelo Hassio. Uso há mais de um ano sem nenhum problema.

Eu uso um script de update que verifica as atualizacoes e me notifica na propria tela do HA, eu escolho se vou atualizar ou nao, e atualizar com apenas um click caso queira.
No caso do HA, basta entrar no ENV do Python e dar o comando de update, ele ja faz o update para a versao mais recente.
E caso tenha algum problema, como ocorre varias vezes com as novas versões, vc pode voltar para a versao anterior com o comando pip install homeassistant==0.84.6 por exemplo, ou apenas fazendo o bkp da pasta ENV do pyhton onde foi instalado o HA.

Na verdade o portainer não é um addon, é apenas um facilitador, uma interface web para gerenciar os seus containers docker. Podendo dar START, STOP, por uma interface amigavel e nao tendo que usar a CLI do docker, portainer nada mais é doq outro CONTAINER que gerencia os containers.

O hassio busca facilitar o uso e configuração, mas para quem quer sabe exatamente oq esta acontecendo ou fazer personalizações com o SO que esta utilizando não é viavel.

Comecei usando o HASSIO por ser mais facil, e recomendo a todos que não tenham muito conhecimento em Linux, familiariadade com linhas de comando etc…
Mas para alguem que tenha esse conhecimento e queria fazer personalizações ou configurações mais avançadas entre o SO e o HA, com certeza o Homeassitant é mais recomendado.

De facto errei ao chamar o Portainer de addon quando de facto é um container (embora exista o addon para Hassio).

Apesar disso continuo a discordar com a afirmação que quem quer saber o que está a acontecer ou personalizar seja o que for que não é viável usar o Hassio. @CarlosMartins podes dar um exemplo do que dizes?

Bom dia Jorge, pesquisei por Ubuntassio e não me devolveu nenhum resultado, apenas por Raspassio. Consegues indicar-me um link sff?

Verifiquei agora que ainda não está publicado o tutorial aqui no fórum mas no site está lá o guia.

https://cpha.tech/guias-instalacao/hass-io-ubuntu-docker

1 Like

Entretanto andei a pesquisar no google e encontrei alguns resultados. Mais logo quando chegar a casa já vou tratar disso.

Já agora, nesse tutorial, fala do docker.io, do que li é a versão mais antiga e deverá ser usado o docker-ce. Qual a real diferença?

Acabei por seguir este tutorial, e o próprio comando do getdocker sugeriu o docker-ce.

@j_assuncao eu tenho um RPI antigo com ubuntu e que cumpre mas não permite evoluir.

Estou a pensar precisamente num RPI 3B+ com ubuntu e hassio em docker para ter HA.

E depois usar o velho RPI para grafana, influx e mysql.

Ambas ficarão ligadas a um storage que tenho via sshfs nas pastas onde tenho mais escrita para nao danificar o SD.

Li muito aqui sobre algumas opcoes de hardware mais potente, mas como ja tenho o storage e um rpi acho que não justifica o investimento.

A minha pergunta é: este setup que aqui menciono é adequado? Têm sugestões alternativas? Qq dica é mt bem vinda!


Copyright © 2017-2020. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade