Home Assistant para quem não sabe programar etc

Saudações a todos os presentes no Fórum,

Faço aqui uma pergunta, este é um Fórum mais abrangente que apenas ao HA, a minha pergunta é se o HA é possível de usar por pessoas que não saibam nada de programação, yaml etc, ou que tenham poucos conhecimentos de software\hardware.
Sendo que se for difícil, o uso de hubs como Hubitat, ou Smartthings ou Fibaro Home Centre não serão o mais indicado para quem tem dificuldades com programação etc…
Sabendo da questão de que um Node-red pode facilitar o uso do HA nas Scenes.
Obrigado espero ter sido esclarecedor, apesar de ler imenso sobre estes temas, não programar ou dominar certos conhecimentos levam a falta de confiança para entrar com HA

Obrigado

O ser fácil ou difícil é relativo. Há utilizadores que também não têm conhecimentos de programação e tem instalações funcionais para as necessidades que têm.

Podes sempre fazer uma instalação do HA no teu computador para testares e veres qual o nível de dificuldade no teu caso.

Obrigado Jorge,
Sim tem razão, irei construir uma habitação e estou a pesquisar o que fará mais sentido. O que pretendo são coisas simples, iluminação, estores, câmeras exteriores, medidor consumo, garagem, sensores para iluminação. Pelo que percebi existem alguns HUBs como o Smartthings que é user friendly mas funciona com nuvem, depois existe o Hubitat que falam bem mas também possui curva de aprendizagem, uma solução mais cara mas fiável é o Fibaro Home Centre, estes últimos dois são locais e fazem integração de várias tecnologias, Zigbee, bluetooth, wifi, Z-Wave, integração de câmeras. Enfim irei seguir o conselho e instalar num pc para perceber se me consigo desenrascar, terei tempo para aprender e perceber se arranjo uma solução HUB ou HA. Conceitos como flashar, Tasmota etc…são nós cegos numa mente vocacionada para outras coisas. Veremos, mas estou em fase de absorção. Cumprimentos

1 Curtiu

Muitos desses temas foram já discutidos aqui no fórum, caso queiras começar a tirar dúvidas.

Sim, estou nessa eheh.
Em termos das programações e comandos, copy\past é algo que se pode fazer, ou convém saber o que se está a inserir. Seguir tutoriais etc não deverá ser tarefa impossível, com tempo faz-se.
Obrigado e desculpem alguma redundância.

1 Curtiu

Tens com certeza wifi em casa , começa a por uma lampada a acender e apagar com um com um shelly de 10~11€,

Depois com disse o @j_assuncao , instalas o HA num PC e integras o shelly … e ficas pronto para os passos seguintes.

A ideia que eu tenho é que ou os dispositivos fazem todos parte do mesmo ecosistema, e então a implementação poderá ser simples, ou então pertencem a ecosistemas diferentes, e então será necessário ter-se outras valências, não só a de programação, mas também, e sobretudo, a de estar familiarizado com diferentes métodos de ligação (nem tudo liga com tudo).

O problema é que, pelo menos no meu caso, nenhum ecosistema fazia tudo o que eu queria, pelo que fui “obrigado” a ter uma mescla, e daí a necessidade de ter um sistema de controlo. E aí chegado nada como testar as alternativas existentes para ver com qual nos sentimos mais confortável. No meu caso foi com OpenHab, mas poderia muito bem ter sido com HA.

No caso de se optar inicialmente por um ecosistema proprietário penso ser fundamental garantir que existe possibilidade de ligação a HA ou OpenHab. Por exemplo, mas não quer dizer que seja essa a minha recomendação, pode-se começar com os módulos da Ikea e mais tarde ligar o hub da Ikea ao HA ou OA.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade