Home Assistant e Shelly's

Bom Dia,

Tenho aqui em casa cerca de 10 Shelly’s entre 1, 1L, 2.5 e Plug S, todos integrados no meu Home Assistant com a integração oficial. Desde à pouco tempo começaram a aparecer temporariamente como indisponíveis, e depois voltam ao normal.

Isto agora é só um pequeno problema pois ainda são poucos, mas se continuar a instalar vai ficar um caos. A rede wireless cá em casa é assegurada por uma mesh de 3 tp-link deco m4

Alguém já teve este problema?

Existe alguma solução?

Obrigado.

Quando ficam indisponíveis são todos em simultâneo ou apenas alguns?

Apenas alguns. Mas aleatoriamente. Um ou dois de cada vez.

Eu já tive esse comportamento quer com os Shelly quer com os Sonoff e não tinha a ver com os dispositivos. Não quer dizer que seja o teu caso mas não perdes com o teste.
Experimenta usar um Wi-Fi analyzer, há uns muito bons para android como este:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer&gl=CH

E muito provavelmente vais verificar que o canal do SSID que os Shelly estão usar tem sobreposto outro SSID que até pode ser de uma rede de um vizinho. Quando isto acontece os sinais tendem a “anular-se” ou o mais forte “abafa”o mais fraco. Em teoria os Access Points em modo auto deveriam escolher os canais livres mas nem sempre funciona ou só funciona quando reinicializados. Para ajudar ao fenómeno estes dispositivos tem antenas interiores de pequeno ganho e usualmente são montados dentro de caixas de derivação (ou de interruptor) o que sendo que os cabos eléctricos perto não são uma ajuda antes pelo contrário.

Ok, a própria app dos Deco’s tem um Wifi Optimizer (que corro regularmente), que em princípio deve corrigir esse problema, e julgo que manualmente nem consigo alterar o canal em uso.
Por curiosidade vou correr esse Analyser …

Se não me engano o Wi-Fi optimizer baseia-se onde estão os APs e não onde estão os clientes.
E sim da para alterar o canal manualmente. Idealmente a domotica devia ter uma rede Wi-Fi exclusiva numa vlan dedicada…
Experimenta e dia qq coisa.

Não corras isso com regularidade! O optimizer vai mudar os canais e há equipamentos que têm problemas com alguns canais. Além disso a grande maioria dos equipamentos não consegue usar a rede 5GHz.

Perguntei-te se eram todos os equipamentos porque desconfio que o problema é da falta de sinal.

Pois devia. Só que antes de começar este projecto já cá estavam os Deco’s, e estes não permitem ter um SSID / VLan dedicados para a domotica.
Ando à procura dos Wifi 6 em mesh que permitam essa solução e que trabalhem de forma eficaz.

Deixa lá que não és o único! Também tenho 2 APs com essa limitação e nesses não tenho nada ligado em 2.4Ghz que não seja a Domotica deixando a rede 5Ghz para os telemóveis tablets computadores e afins!

Viva,

Eu tinha todos os meus shellys configurados via YAML e MQTT.

Decidi descartar essa configuração e passar a usar a integração oficial.

Após esta mudança passei a ter, no log do HA, alguns avisos e erros relacionados com a integração.

Tb notei q o tempo de resposta das automações é mais lento.

Por isso, irei voltar à configuração inicial, qd tiver um pouco de paciência.

Nota: Não tenho vizinhos com outras redes WIFI para interferir com a minha.

Sim concordo plenamente no vanwifi dedicado, mas isso não resolve a questão dos canais até porque se o wifi dedicado for no mesmo AP/equipamento onde está outro Wifi, acaba por utilizar o mesmo canal :frowning:

Eu tb tenho esse problema e isso começou a acontecer após upgrade do firmware dos shellys pois até então tinha tudo estável só que acho que coincidiu uma vez que acredito que seja mais este problema que o @j_assuncao referiu:

Eu por exemplo fixei o canal de 2.4 (um canal de menos utilização e que não tenha interferencias com o ZigBee nem com os outros wifis) e parece que a coisa estabilizou…

@joma se ainda não o fizes-te, corre o analyser e ve que canais estão mais sobre-carregados e depois tenta fazer a experiencia de fixar o canal do wifi durante algum tempo (1 semana ou mais por exemplo) para veres como se comportam os shellys.

Obrigado pelas respostas.
Transformei a rede guest dos decos em iot. Ficando esta última com os 2.4Ghz dedicados. Parece que melhorou qualquer coisa.
Quanto ao Wifi Optimizer, ele escolhe o canal com menos uso, pelo menos corresponde com os scan’s que fiz no móvel.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade