HA sobre Proxmox

Boas
Depois de alguns arrepios com a instalação do HA em RPi decidi seguir o concelho de alguns experientes utilizadores do forum e adquiri um Intel Nuc com processador i3 128 ssd e 4GB de RAM.
Este fim de semana, seguindo o magnífico DrZzs, instalei:

Principalmente com a instalação do HA, não posso dizer que tenha percebido bem o que fiz porque segui a receita apresentada no vídeo, mas tudo parece funcionar muito bem.

Percebo que a opção Hassos não será a mais fiável ou versátil mas está muito bem para quem apenas segue receitas.

Tenho agora que prosseguir com a instalação das ferramentas de apoio: Mosquitto, Node Red, MotionEye e não sei se será melhor continuar a instalar addons no hassio ou se criar diferentes VMs :thinking:

Qual a melhor opção de acesso remoto por https/duckdns? :thinking:

Solicito o apoio do forum com a partilha da vossa experiência nesta opção HA/proxmox.

Obrigado

Efetivamente, a opção do hassos não é a melhor solução se pretenderes ter um maior controlo sobre o SO onde o hass.io corre. O ideal será ter uma VM com o Debian ou Ubuntu e executar o script para instalar o hass.io. O processo de instalar um SO mais o script do hass.io demora um pouco mais e é também um pouco mais trabalhoso. Contudo, será algo que não deverá demorar mais de 15-20 minutos e só necessitas fazer uma vez se depois fizeres um template dessa VM.

Dependendo do pretendido, existem addons que fazem mais sentido ficarem fora do HA… será sempre consoante as necessidades de cada um e como fazem a gestão. Independentemente, a solução poderá passar por instalação em container e não VM para evitares utilizar desnecessariamente mais ram e cpu em software que não necessitam de estar em VMs.

Para acesso remoto entendo que o ideal será por VPN segura, ficando não só com acesso ao HA como ao resto da rede. Podes também fazer só por https/duckdns… mas, não é tão seguro e versátil face a uma VPN.

se gostas de seguir receitas, usa os addons.

uma das razões para ter serviços a correr fora do HA é o peso que os mesmos provocam no HW de base que muitas vezes é um rpi e não tem capacidade. Uma vez que o teu hardware tem, não vejo nenhum motivo para não o utilizares.
Tens várias vantagens em usar os addons:

  • simplicidade de instalação/configuração
  • geres tudo no mesmo interface
  • 1 backup ‘grava’ tudo
  • não tens de andar a gerir multiplas vms/containers/vswitches etc.

É muito mais fácil arranjar ajuda para um problema de um addon que para um problema de um serviço a correr num container/vm que não comunica com o HA.

Cada um aqui te vai dar uma opinião diferente, e até eu te poderia dar várias. Esta prende-se com o facto de não estares à vontade com nenhum dos sistemas e portanto não vejo nenhuma vantagem em complicar logo à partida.

Quanto ao acesso remoto, o mais seguro é vpn, mas se tiveres um googlehome por exemplo vais ter sempre necessidade de abrir o HA para fora diretamente.

Obrigado
Vou instalar Mosquitto e Node Red no HassOS

Imagino que com acesso apenas por VPN, por exemplo, as notificações de IOS deixarão de funcionar quando esta estiver desligada. Estou a planear manter acesso via https que (embora não tão seguro) permite uma interacção mais fácil. Sempre me pareceu no entanto que o acesso por HTTPS nem sempre funciona bem e à primeira e daí tentar perceber se há algum tutorial (mais uma receita) actualizada e que melhor se adeque a esta nova configuração.

Da minha experiência o acesso HTTPS funciona muito bem.
Acho que não vais ter nenhum problema com isso.
Se tiveres chateias o @Luis_Andrade :grin:

Olá @jgracio,

Eu tenho acesso apenas por VPN e as notificações por iOS funcionam lindamente. Isto porque são ligações feitas do interior para o exterior. E só no sentido contrário é que o tráfego está bloqueado.

Eu também comecei por fazer a instalação mais simples (e que dá menos controlo sobre o OS como o @Luis_Andrade explicou). Considero no futuro evoluir para a mais flexível e poderosa (sobre Debian ou Ubuntu) mas para já vou deixar assim porque está a funcionar bem e tenho muitas outras coisas para configurar no NUC (NextCloud, Plex Server, Mail, etc.). Quando sentir alguma limitação, evoluo para outra solução.

Quanto aos serviços adicionais, para já também estão instalados como addons, a não ser que sejam totalmente independentes do HA, como é o caso do Unifi Controller que instalei num container LXC. Se um dia vier a querer usar o Influx+Grafana para algo mais do que o HA também os autonomizarei.

Não te preocupes demasiado porque, com o proxmox, nada tem de ser para sempre. Quando algo estiver mal, muda-se :wink:

Abraço,
Nuno

1 Curtiu

Muito obrigado @nununo

Embora continue a aplicar receitas (algumas cegas) estou satisfeito com a opção pelo NUC & proxmox.

Nesta altura tenho já parte do HA instalado no HassOS no proxmox e vou tendo algumas surpresas:

  • Hoje, ainda não perceber porquê, o NUC pressupostamente parou e não respondia na porta de rede. Imagino que tenha feito um update automático e falhou o reboot. Tenho quer perceber como desactivo ( se é que está activo ) o update automático.
  • Não consigo activar o device tracker por bluetooth porque imagino que não consigo fazer o passthrough do BT embutido na motherboard e nem sei como confirmo se é um problema HA ou proxmox.
  • Quando tento fazer o passthrough de uma porta USB para depois activar o CC2531 a lista dispositivos aparece-me vazia ao contrário do que aparece nos tutoriais (receitas).

Parece uma desgraça mas passo a passo vou tentando entender-me com o proxmox … mas para quem nunca usou requer bastante investigação.

Para já activei o acesso por duckdns/https que aparenta estar a funcionar bem mas a ideia é activar o acesso apenas por VPN.

Abraço

@jgracio comigo correu tudo às mil maravihas. Não tive problemas com USB nem com nada. Provavelmente tive sorte.

Mas neste momento estou a dar em doido porque não estou a conseguir montar um shared de NFS do Synology num componente com Debian 9. Sem isso não consigo instalar nem o Plex Server nem o NextCloud. Já perdi horas e horas nisto. Abro o NFS sem problemas a partir do finder do macbook mas depois quando tento fazer mount no Debian… nada.

Eu não gosto do duckdsns/https. No teu lugar deixaria fechado até instalar a VPN. Eu tenho um router dedicado (um minipc com 4 interfaces de rede) a correr OPNSense e tenho a VPN configurada lá. Estou muito contente com o OPNSense.

1 Curtiu

Continuo a não conseguir activar o device tracker por bluetooth usando o BT embutido no NUC após instalação em proxmox.
Já tentei fazer o passthrough da placa wireless, que inclui bluetooth, mas nenhum dispositivo BT aparece como dispositivo detectado.

No home-assistant.log aparece:

2019-06-25 23:07:54 ERROR (MainThread) [homeassistant.components.device_tracker] Error setting up platform legacy
Traceback (most recent call last):
  File "/usr/src/homeassistant/homeassistant/components/device_tracker/setup.py", line 76, in async_setup_legacy
    tracker.see, discovery_info)
  File "/usr/local/lib/python3.7/concurrent/futures/thread.py", line 57, in run
    result = self.fn(*self.args, **self.kwargs)
  File "/usr/src/homeassistant/homeassistant/components/bluetooth_tracker/device_tracker.py", line 82, in setup_scanner
    for dev in discover_devices():
  File "/usr/src/homeassistant/homeassistant/components/bluetooth_tracker/device_tracker.py", line 57, in discover_devices
    lookup_class=False, device_id=device_id)
  File "/usr/local/lib/python3.7/site-packages/bluetooth/bluez.py", line 26, in discover_devices
    device_id = _bt.hci_get_route()
OSError: [Errno 97] Address family not supported by protocol

A configuração no promox é a seguinte:

Será que é possível a detecção de dispositivos BT com esta configuração com HassOS 0.94.4?

Alguma ideia que possa ajudar a perceber porque não está acessível a comunicação BT?

Há outra forma de testar o acesso do HA ao BT embutido no NUC sem ser através do device tracker?

Agradeço a colaboração

Não recomendo passar o bluetooth do NUC… é um processo um pouco complexo e deve ser feito corretamente com o prejuízo do proxmox não ficar operacional. É preferível arranjar um usb dongle bluetooth.

Contudo, se pretenderes avançar, fica em linhas gerais o que deve ser feito:
1- Ter um cpu com vt-d (Intel) e estar ativado na bios;
2- Alterar um ficheiro no proxmox e recompilar o grub (é um processo mais simples do que parece)…
3 - Identificar o endereço pci do bluetooth e direcionar para a VM.

Obrigado @Luis_Andrade

Sim, parece complicado.
Depois o acesso ao dongle BT é plug&play ou é necessário alguma configuração específica?

Depois de ligares o USB bluetooth tens de ir às configuração da VM e adicionar o dispositivo.

Obrigado @j_assuncao
Mas não requer instalação de qualquer driver ?

Em principio não pois o Debian já tem suporte directo para muitos desses equipamentos. Mas se comprares uma chinesice não é garantido que funcione sem drivers.

Boas,
Actualmente tenho o meu HA num RPi, contudo quero mudar para uma solução mais robusta.
Actualmente para ter IP estático tenho de ter uma pen ligada ao RPi para o HA ler a configuração, na solução proxmox + VM com HA como estão a configurar o IP?

Obrigado!

Se instalares um SO por baixo do hassio (eu uso Ubuntu) defines o IP que queres. Outra forma é com reserva no DHCP que eu não recomendo.

1 Curtiu

OK.

Tens ubuntu e o hassio a correr com docker?

Obg!

@jponte

Crias a VM e depois segues este tutorial:

https://cpha.pt/guias-instalacao/hass-io-ubuntu-docker

1 Curtiu

O hassio na prática é docker. O homeassitant e os addons são containers, e existe um supervisor que toma conta da banda. No entanto não basta levantar os containers, é necessário correr um script de instalação que instala o docker ce, alguns componentes no OS e depois sobe os containers.

1 Curtiu

Boas,

Recebi finalmente o meu mini PC MSI Cubi. Instalei o proxmox, mas estou a ter alguns stresses a configurar o wireless e já que que há alguns stresses a fazer bridge neste tipo de interface.
Vocês a usar HA dentro do proxmox estão simplesmente a usar cabo, certo?
Em caso negativo podem me dar alguma dicas como ter o wireless a funcionar?

Obrigado!

Cumps,
Joel


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade