HA sobre Proxmox

Deves usar sempre cabo para as máquinas do HA, se usas WiFi tens mais um ponto de falha.

1 Curtiu

Boas …
Depois de ter o meu HassOS em Proxmox a funcionar de forma estável, pretendo agora mudar o default gateway porque estou a instalar um USG.

Aqui diz para:

  • At the root prompt type nmcli c mod $(nmcli -g uuid c) ipv4.method manual ipv4.addresses "192.168.20.170/24" ipv4.gateway "192.168.20.1" ipv4.dns "8.8.8.8,8.8.4.4"
  • At the root prompt type nmcli c up $(nmcli -g uuid c)

Como não quero perder o que já tenho instalado (embora efectuado um snapshot), será esta a melhor forma de alterar a configuração do IP estático da VM do HassOS?

Obrigado

Para teres mais versatilidade, recomendo teres o hass.io em cima de Debian ou Ubuntu. Com o hassOS ficas limitado ao que podes fazer ao nível do SO.

No que respeita a IP fixo no SO, apesar de ser recomendável, pode envolver alguns compromissos no que respeita a atualizações das configurações (alterações de DNS, gateway,…) e resultar em conflitos de IP caso não tenhas as reservas a nível do DHCP. Para uma gestão mais simples e sem compromissos de maior, podes utilizar o USG para configurar e manter o IP da VM. O mais importante é garantir que o HA tenha sermpre o mesmo IP, não sendo “obrigatório” ter o ip fixo do lado da VM… é sim crítico não ter outro device com o mesmo IP. Se deixares a reserva a nível do servidor DHCP do USG ou fora da atribuição da range e fizeres a gestão a nível central dos IPs acabas por ter maior facilidade com o crescimento do número de IPs da rede entre outras vantagens.

Obrigado @Luis_Andrade
Compreendo a tua avaliação recomendação de instalar o HA em cima de Debian ou Ubunto mas depois pressupõe-se que sabes manter e tirar partido do aceso directo a esses SO. Não é o meu caso que apenas sigo receitas para fazer tarefas simples e “esqueço” as acções de manutenção necessárias porque o hassOS faz isso por mim. É uma opção na via mais simples embora talvez não seja a melhor.

Há que dizer que hoje uso o HA, o Proxmox, USG, etc porque vou tendo o apoio activo de várias pessoas aqui do forum, como tem sido o teu caso, e porque vou seguindo o que aqui vai sendo escrito.

E estou a pedir ajuda para que me seja “validada” mais uma “receita” para resolver um problema de manutenção do SO que provavelmente não terei que fazer novamente - pretendo alterar as configurações de rede, nomeadamente o default gateway. Será que a receita referida na anterior mensagem me vai resolver o problema ou me vai arranjar outros problemas?

Obrigado

1 Curtiu

Obrigado! :+1:

Para já não apliques nada desdes comandos. Faz só a reserva do IP no USG pelo MAC da porta da VM do hassOS… e já agora, espero que tenhas o do proxmox também. Para os devidos efeitos é a forma mais simples de fazer e manter, garantido um nível de segurança e estabilidade suficiente. Caso tenhas necessidade efetiva podemos visitar essa forma mais tarde. Contudo, não acredito que venhas a ter constrangimentos… mas, caso o tenhas, significa que o problema irá ser geral a nível da rede e ter IP fixo na VM não irá trazer grandes vantagens visto que provavelmente o resto dos equipamentos não vão estar operacionais.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade