HA em Proxmox - Parte 3, Instalar o HA

Resumindo

Instalação do netdata no proxmox:

apt install curl
bash <(curl -Ss https://my-netdata.io/kickstart.sh)

Acesso fica disponivel http://ip-proxmox:19999

Para ver os data_group e element : http://ip-proxmox:19999/api/v1/allmetrics?format=json

HA config
- platform: netdata
  host: 'ip-proxmox'
  port: '19999'
  name: ProxMox Host
  resources:
    cpu_temp:
      data_group: sensors.coretemp-isa-0000_temperature
      element: coretemp-isa-0000_temp1

Só não gosto do netdata estar em http e não ter password , ainda não descobri se existe alguma forma de alterar isso…

@HAfunatic quando publicares código ou logs deves fazê-lo como texto. Depois deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar. E nos logs há pormenores que só devidamente formatados se conseguem ver. Além disso, existem regras no fórum que devem ser cumpridas e que podes ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e na FAQ.

Vê um exemplo:

Se usares um reverse proxy isso é fácil de fazer. E atenção que a porta 19999 fica aberta para o exterior…

@j_assuncao

Aparentemente no ficheiro netdata.conf é possivel adicionar alguma segurança:

[web]
        # ssl key = /etc/netdata/ssl/key.pem
        # ssl certificate = /etc/netdata/ssl/cert.pem
        # tls version = 1.3
        # tls ciphers = none
        # ses max window = 15
        # des max window = 15
	# mode = static-threaded
        # listen backlog = 4096
        # default port = 19999
        # bind to = *
        # web files owner = netdata
        # web files group = netdata
        # disconnect idle clients after seconds = 60
        # timeout for first request = 60
        # accept a streaming request every seconds = 0
        # respect do not track policy = no
        # x-frame-options response header = 
        # allow connections from = localhost *
        # allow connections by dns = heuristic
        # allow dashboard from = localhost *
        # allow dashboard by dns = heuristic
        # allow badges from = *
        # allow badges by dns = heuristic
        # allow streaming from = *
        # allow streaming by dns = heuristic
	# allow dashboard from = localhost *
        # allow dashboard by dns = heuristic
        # allow badges from = *
        # allow badges by dns = heuristic
        # allow streaming from = *
        # allow streaming by dns = heuristic
        # allow netdata.conf from = localhost fd* 10.* 192.168.* 172.16.* 172.17.* 172.18.* 172.19.* 172.20$
        # allow netdata.conf by dns = no
        # allow management from = localhost
        # allow management by dns = heuristic
        # enable gzip compression = yes
        # gzip compression strategy = default
        # gzip compression level = 3

É possivel ativar o ssl e o acesso aos dados apenas de alguns ips:

allow connections from localhost 192.168.x.x - foi o suficiente para restringir o acesso apenas ao HA

1 Curtiu

Não me lembrei dessa opção, neste momento tenho o reverse proxy a pedir user e pass para aceder ao Netdata.

Boa noite,

Obrigado pelo excelente tutorial.

Estou com uma dificuldade no passo 6, quando insiro o comando curl -sL "https://raw.githubusercontent.com/home-assistant/supervised-installer/master/installer.sh" | bash -s

aparece o seguinte erro:

[Warning] This installer is no longer supported.
[Warning]
[Warning] Home Assistant might work today, tomorrow maybe not.
[Warning]
[Warning] If you want more control over your own system, run
[Warning] Home Assistant as a VM or run Home Assistant Core
[Warning] via a Docker container.
[Warning]
Please typ "not supported" to continue this installation
bash: line 17: syntax error near unexpected token `then'
(23) Failed writing body

Não tenho grandes conhecimentos da matéria, estou a limitar-me a fazer copy + paste pelo que não sei mesmo como dar a volta à situação, nem perceber o que estarei a fazer de errado.

Acham que podem dar alguma dica para resolver esta questão? precisam de mais alguma informação que eu eventualmene não estarei aqui a dar?

Muito obrigado

Boa noite,

Inicialmente pensei colocar o HA num Pi4 com tudo encontrei um bonito ThinkCenter Tiny no OLX pelo mesmo valor do Pi4, instalei o proxmox porque é o que mais se fala por aqui, mas depois de instalar uns LxC que preciso e o HassOS pergunto-me porque é que a malta vai toda para o proxmox (que nem tem imagem oficial) e nao para VMWare ESXI ou XCP ou outra plataforma de virtualizaçao mas leve que proxmox? Existe alguma razao que me escape especifica do HA?

Bom dia a todos.

Desculpem a insistência, mas como se aproxima o fim de semana irei ter mais um bocadinho de tempo para dedicar a esta causa :slight_smile:.

Não sei se o @j_assuncao, ou outro colega me consegue auxiliar com a questão colocada, ou em alternativa sugerir outra forma de instalar o HA no proxmox já com o ubuntu instalado?

Obrigado desde já.

O erro está bem explicado no log e podes agradecer aos Devs do HA que decidiram brincar com quem usa Linux como base do HA e retiraram o suporte a esse tipo de instalação. Entretanto, supostamente, voltaram a trás e o script já deve correr.

Bom dia.

De facto não tinha percebido a parte da brincadeira :slight_smile: mas o erro mantêm-se na perspectiva em que não consigo avançar para o passo 7. :frowning:

Brincadeiras à parte, a parte final do que transpus não terá relevância? É que eu estou completamente consciente que possa estar a ser uma falha do meu lado, mas já repeti o processo de instalação 2 x e não estou a conseguir avançar.

A parte final do erro a que me refiro é:

Please typ "not supported" to continue this installation
bash: line 17: syntax error near unexpected token `then'
(23) Failed writing body

Obrigado desde já

Vou ter de tentar replicar esse erro para saber como contornar essa situação. Entretanto o que parece é que se escreveres not supported na linha de comandos isso deve avançar.

O problema é esse…não dá para escrever nada.

Depois do erro, aparece a linha de comandos normal.

Não sei se me consigo explicar bem, mas se conseguisses replicar a situação era porreiro.

Obrigado

Aparentemente este metodo deixou de ter suporte : https://github.com/home-assistant/supervised-installer

Alternativas para a instalação?

@HAfunatic uma alternativa:

https://github.com/whiskerz007/proxmox_hassos_install

Bom dia,

Podiam-me esclarecer, o que é o docker e para que serve?

Para quem estiver com problemas e não consiga fazer a instalação do Home Assistante em debian, deve fazer o seguinte:

• digitar este comando -> export PATH=$PATH:/usr/sbin

e somente depois:

Qualquer dúvida, como sempre é só apitar :slight_smile:

1 Curtiu

Segui os passos de instalaçao mas não estou a conseguir ligar-me por SSH ao IP da VM.
Fiz “ip a” para ver o ip (192.168.1.107/24) consigo fazer um ping mas se aceder por ssh ao ip 192.168.1.107 da-me “connection refused”. O que poderei estar a fazer mal?

Se dá connection refused depende de como estás a aceder por SSH (software ou linha de comandos/configurações usadas).

Mas eu apostava em como não tens o SSH activo…

Obrigado, segui o tutorial mas a parte de instalar o SSH no debian escapou-me.

Boa Noite.

Gostaria de Agradecer a quem teve a paciência de criar estes HowTo,
Seguindo os passos, bate tudo certo, e no fim vai começar a grande dor de cabeça :slight_smile: :slight_smile:

Cumprimentos
Manuel Capela

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade