HA em Proxmox - Parte 1, Instalar o Proxmox

Obrigado por teres publicado a resposta, esse facto de o Proxmox não poder ser instalado em pens, SDs e eMMC vai ser colocado com início do tópico com créditos para ti.

@j_assuncao, Obrigado, foi apenas uma coisa que me deparei, como tinha aqui um laptop Acer Aspire ES1-111M-C414 ( que trazia o W8.1) em que posso alterar a RAM de 2 para 8GB, decidi instalar o Proxmox, mudei a BIOS para Legacy para puder instalar prla pen, mas dava-me sempre o erro que não podia ser instalado, lá fui procurar e encontrei varios relatos disso mesmo, devido aos elevados ciclos de escrita os próprios criadores do Proxmox limitaram a instalação do SW a HDD/SSD.

Assim no meu caso tinha este laptop sem uso, que vai continuar sem ser usado, e vou ter de comprar algo como o Lenovo tiny G3220T, ou algo com N4100 e seguir este tutorial, e esperar pela vossa ajuda para começar a configurar algumas coisas.

1 Curtiu

Segui o 1ª passo do tutorial para instalar o Proxmox sem qualquer problema (fiz a instalação sem acesso à internet). Depois liguei o cabo de rede e tentei aceder noutra máquina que está ligada na mesma rede ao IP do proxmox sem sucesso. Fiz login na linha de comandos do proxmox e ao fazer “apt update” obtenho “Temporary failure resolving ftp.pt.debian.org”. Parece que não tem acesso à internet.

Acedi à pagina de admin do router para ver os dispositivos ligados e vejo a maquina com o respetivo IP do proxmox com um alerta de IP mal configurado.

A instalação devia ter sido feito com a máquina ligada à internet? Obrigado

Sim, a instalação deve ser feita com a máquina ligada à internet e preferencialmente por cabo.

Então deve ter sido esse o meu problema. Obrigado

@j_assuncao, Boas, Já dei o kick-off e correu lindamente. As únicas alterações que fiz foi o nome do nó e o IP da maquina que escolhi. Antes de passar à parte 2 e para não ter reverter nada, estou com duvidas de qual estratégia a tomar. Estou com um HP G2 mini I5 + 16GB. Montei um SSD 240 que tinha para aqui porque era o único dispositivo de 2,5". Como estou a pensar usar Proxmox para suportar o VM com HA e o VM do win10+sql, achas que vale a pena, colocar a NAS no Proxmox, adicionando um HDD 3,5" numa porta USB, ou será melhor opção colocar a NAS totalmente fora da maquina e disponível na rede? Será que os 240 GB aguentam com oa VM do WIN10+SQL + vm do HA? Em termos de ficheiros de Backup gerado pelo software a correr em windows é de 2x4GB (2 discos) o que é razoavelmente pouco e pode ser colocado na rede. O que sugeres? O meu obrigado pela ajuda.

Para que raio queres o Win10+SQL a consumir os recursos quase todos da máquina se podes ter uma VM com SQL a consumir uns 2 ou 3 MB de memória?

A NAS podes montar directamente numa VM do Proxmox sem problema.

O Windows preciso por causa de um software profissional que só corre em win e SQL por ser bd. Está a correr 24 h em 365 dias. Ao virtualizar o win evitaria ter 2 máquinas a consumir.

Ao virtualizares o Windows vais queimar todos os recursos da máquina…

pode instalar sql server em Linux ubuntu ou centos…

Aproveitando o tema, tenho a ideia de instalar proxmox num mini pc com 16GB de ram e depois virtualizar o HA e também o Windows. O objectivo seria ter o HA 24/7 e ao mesmo tempo ter uma VM com windows como maquina pessoal.

Neste momento temos apenas portateis da empresa por isso seria para acedermos por RDP, ter outras contas de Teams activas etc. Até mais para a frente colocar um outro SSD partilhado mediante necessidade, por USB ou assim. Estou a esquecer ou com falta de conhecimento de algum detalhe importante que inviabilize a solução?

Esquece! Para teres uma VM Windows para trabalhar tinhas de artilhar o mini pc com muitos recursos e um bom processador.

Como posso ter duas VM’s em diferentes subnets? O router já dá as redes diferentes e a firewall também está no router. As VM’s estão no mesmo nó.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade