HA e controle de liga/desliga

Pus um Shelly 1PM ligar e desligar um frigorífico todos os dias e para medir qual era o consumo dele, daí o Shelly 1PM. Entretanto, ele deixou de funcionar depois de uns 2 meses.

Alguém sugere um substituto (ou melhoria no Shelly) de melhor qualidade, fácil de utilizar e integrável no HA, que ligue e desligue equipamentos é meça a potência a ser consumida?

Obrigado!

E isso quer dizer o quê? Perdeste o acesso, o relé deixou de funcionar, as configurações desapareceram, ardeu, explodiu… ?

Que me lembre, para o tamanho do Shelly não tens nada parecido com medição de consumos mas dependendo de onde está instalado o equipamento talvez a BlitzWolf BW-SHP10 (wifi) ou BW-SHP13 (zigbee) sejam melhor opção.

P.S.: Explica lá o porque de ligar e desligar o frigorifico…

Tenho uma cervejeira. Uma cervejeira “normal” tem um tanque de água onde fica a serpentina que refrigera a cerveja quando nela passa. Tem um controlador que mede a grossura do gelo no tanque de água para ligar e desligar o compressor de resfriamento, evitando que se forme um bloco de gelo. Entretanto, desta forma a cerveja saía sempre à 0ºC ou mais graus.

Alterei a máquina! Pus glicol na água do tanque para ela não congelar. Comprei um regulador típico de refrigeração e controlo a temperatura da água entre -1,5ºC e -2,5ºC. Como óbvio, isto gasta mais energia e liga o compressor mais vezes.

Para poupar energia, pus um Shelly 1PM para ligar e desligar a cervejeira durante a noite, ligando-a pelas 11:00 horas. Uma vez ligada, quem desliga e liga o compressor é o controlador de temperatura, não o Shelly. Desta forma, eu perco a noção de quando é que o compressor é ligado e o seu consumo. Entretanto, por curiosidade pus o Shelly 1PM a medir também a temperatura do tanque.

Concluindo: Quero controlar a eficiência de uma cervejeira. Saber exatamente o tempo que leva para a tingir o ponto ideal para o consumo de cerveja e medir o consumo elétrico da máquina.

O Shelly que pus parou de funcionar… Tirei ele, faço um reset e volto a vê-lo no WiFi. Assim que tento associar meu PC a ele via WiFi ele some; pouco depois volta; tento novamente ele some…

Acho que o relé deles não são apropriados para cargas indutivas, pois estas geram muita corrente no momento de arranque. Para resolver o problema eu pensei em colocar um Shelly a atuar um relé a TRIAC. Depois resolvi perguntar aqui no fórum para evitar “muita bricolage” da minha parte para fazer algo que deveria ser simples…

Eu na tua situação optaria por um Shelly EM + contactor. O Shelly EM iria medir o consumo e também controlar o contactor (que aguenta muito melhor cargas resistivas e indutivas).

A questão da adequação do Shelly 1PM não tem a ver com a adequação do relé ao tipo de carga mas sim aos picos de corrente no momento do arranque. Não sei se o teu “frigorifico” tem um condensador no motor mas é normalmente usado nos frigoríficos domésticos para “amortecer” o pico de corrente.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade