Tenho uma cervejeira. Uma cervejeira “normal” tem um tanque de água onde fica a serpentina que refrigera a cerveja quando nela passa. Tem um controlador que mede a grossura do gelo no tanque de água para ligar e desligar o compressor de resfriamento, evitando que se forme um bloco de gelo. Entretanto, desta forma a cerveja saía sempre à 0ºC ou mais graus.
Alterei a máquina! Pus glicol na água do tanque para ela não congelar. Comprei um regulador típico de refrigeração e controlo a temperatura da água entre -1,5ºC e -2,5ºC. Como óbvio, isto gasta mais energia e liga o compressor mais vezes.
Para poupar energia, pus um Shelly 1PM para ligar e desligar a cervejeira durante a noite, ligando-a pelas 11:00 horas. Uma vez ligada, quem desliga e liga o compressor é o controlador de temperatura, não o Shelly. Desta forma, eu perco a noção de quando é que o compressor é ligado e o seu consumo. Entretanto, por curiosidade pus o Shelly 1PM a medir também a temperatura do tanque.
Concluindo: Quero controlar a eficiência de uma cervejeira. Saber exatamente o tempo que leva para a tingir o ponto ideal para o consumo de cerveja e medir o consumo elétrico da máquina.
O Shelly que pus parou de funcionar… Tirei ele, faço um reset e volto a vê-lo no WiFi. Assim que tento associar meu PC a ele via WiFi ele some; pouco depois volta; tento novamente ele some…
Acho que o relé deles não são apropriados para cargas indutivas, pois estas geram muita corrente no momento de arranque. Para resolver o problema eu pensei em colocar um Shelly a atuar um relé a TRIAC. Depois resolvi perguntar aqui no fórum para evitar “muita bricolage” da minha parte para fazer algo que deveria ser simples…