HA com todas as Entities indisponíveis

Olá amigos,

Depois de hoje ter ficado por quase 10 horas sem ter acesso ao meu HA sem ter feito nada nada configuração, digo nada mesmo, nem estar editando estes últimos 15 dias eu estava. Eu fiquei sem conseguir acessar através do duckdns. Ele voltou sozinho, da mesma maneira que fiquei sem o acesso, ele voltou.

Eu fui fazer um restart do HA via console porque estava sem um dos sonoffs sem conexão (já achei estranho), quando ele voltou, não tinha mais nenhum Entitie disponível, e nenhum sensor reconhecido.

Todos os meus dispositivos estão indisponíveis! A primeira coisa que fui fazer foi verificar para ver se o arquivo do config.yaml estava lá e não estava corrompido. Está OK. Estou com todos os dispositivos conectados a rede e funcionando (já verifiquei). Os demais arquivos da pasta config dentro do servidor do HA parecem estar OK.

O que será que aconteceu??? Atualizei para a última versão do HA e também continuou com o problema!!

O que eu faço agora?

Abraços,

Estás a utilizar Hassio? Se sim, tens os updates automáticos dos addons activos?

Tenho sim @j_assuncao… Acabei de ver e estão todos ativos. Configurator, Dropbox Sync, Duck DNS, Mosquitto Broker, SSH Server, Spotify Connect, TasmoAdmin. O único que não esta ativo é o Lovelace Migration.

Abraços,

Problemascom a atualisacao adoon do mqtt V3,
a ver se resolvo tambem.

Tens o update automático do addons activo?

@j_assuncao eu tinha o do Mosquitto ativo…:disappointed::disappointed::disappointed:

NUNCA se devem activar as actualizações automáticas!

Se tens acesso ao HA vai ao menu da lateral esquerda Hassio e e confirma qual a versão do Supervisor.

@j_assuncao estou na 138… Porem posso estar atualizando para a 139… Devo?

Pelo que eu estava vendo aqui na internet, o pessoal do Mosquitto MQTT aprontou alguma… Tem um monte de gente com problemas…

E se eu fizer uma cópia de todos os arquivos yaml que estão na minha pasta config e depois tentar fazer um restore do meu HA. Isso eu consigo fazer através do Filezilla. O meu full snapshot mais recente é de 6 semanas atrás. Salvando estes arquivos yaml da pasta config já não resolve o problema de eu não perder a configuração da automação?

Como faço para fazer o restore? Nunca fiz… O que não posso é ficar sem acender uma lâmpada na minha casa… Absolutamente nada funciona… Estou me sentindo na idade da pedra…

Abraços,

Faz o update ao Supervisor e activa o discovery no configuration.yaml. Não precisas fazer restore para já.

@j_assuncao já fiz isso… :neutral_face::neutral_face::neutral_face:

Ontem ainda reiniciei o HA pelo menos umas 40 vezes tentando uma série de soluções postadas na Internet. Nenhuma resolveu.

Como está no momento. Eu comentei no config.yaml as configurações do MQTT

# mqtt:
# broker: core-mosquitto
  # username: XXX
  # password: XXX

No add-on do Hass.io do Mosquitto Broker eu deixei estas configurações

{
"logins": [
{
  "username": "XXX",
  "password": "XXX"
}
],
"anonymous": false,
"customize": {
"active": false,
"folder": "mosquitto"
},
"certfile": "fullchain.pem",
"keyfile": "privkey.pem"
}

As configurações dos meus devices, vou colocar um exemplo, continuam estas

### SONOFF LIVING ROOM T1 - DINNER TABLE
- platform: mqtt
  name: "Dinner Table"
  command_topic: "cmnd/living_room/power1"
  state_topic: "stat/living_room/POWER1"
  availability_topic: "tele/living_room/LWT"
  payload_available: "Online"
  payload_not_available: "Offline"
  qos: 1
  payload_on: "ON"
  payload_off: "OFF"
  retain: false

A configuração do discovery está ativa também…

# Discover some devices automatically
discovery:

Mesmo com tudo isso, sempre quando eu coloco para rodar o MQTT Broker via Hass.io add-on no integrações (através do discovery - ele aparece em 2 opções para mim. Uma totalmente automática na parte superior, e uma outra mais abaixo que eu tenho que informar qual seria o broker, a porta, o usuário e o password). Nenhuma dela funciona e aparece a mensagem “Unable to connect to the broker.”

Honestamente já não sei mais o que fazer. Ontem ainda fquei mais umas 3 horas tentando de tudo aqui.

O maior problema que vejo, é que além do não funcionamento da automação, os interruptores como os T1, os Touchs e os Basics passam a não responder direito. Você toca neles e eles não acendem na hora. Você precisa ficar passando o dedo por várias vezes até que eles respondam ao comando de acender ou apagar a luz. Isso é muito desagradável.

Abraços, e espero encontrar uma rápida solução para isso…:disappointed::disappointed::disappointed:

Experimenta colocar isto no teu configuration.yaml alterando o broker para o endereço IP do teu.

#### MQTT
mqtt:
  broker: 192.168.1.xxx
  port: 1883
  keepalive: 30
  username: xxx
  password: xxx

Não esqueças que esta nova versão do Mosquitto usa os dados de acesso do HA portanto o username e a password que tens de utilizar na configuração acima e no addon do MQTT têm de ser iguais aos que usas para entrar no HA.

Entendi… Mas eu tenho que mudar também o userneme e o password que estão no tasmota também?

No caso do HA, eu tenho 2 maneiras de fazer o acesso. Uma que eu uso a autenticação em 2 camadas (Google Authenticator) e outra pelo api…

Eu devo ter que colocar a que eu uso com o Google Authenticator, acredito eu, porque é a que tem username e password?

Abraços,

Sim é a do authenticator. E sim, tens de mudar em todos os equipamentos senão os equipamentos não sabem com que broker têm de ligar.

Já estou fazendo o teste e te aviso se deu certo…

Não funcionou @j_assuncao… Eu mudei somente um Interruptor meu para teste e nada…

Também troquei a autenticação do add-on de “anonymous”: false, para true e também não resolveu nada…

Quando eu coloco a no config.yaml a linha do MQTT, no HA ele já nem mostra mais a opção de configuração automática do add-on.

E quando vou no Menu/Configurações/Integrações e clico em cima da opção de MQTT: Configuration.yaml, ele aparece a seguinte mensagem " Esta integração não possui dispositivos."

Parece que estou com um problemão…

Abraços,

Tente criar um novo utilizador no hassio, faça logout do utilizador actual, entre com o novo utilizador e tente nas integrações colocar o IP do broker user e pass do mqtt. Em princípio já não vai dar erro na integração. Reiniciar .
Sem esquecer antes disso remover o configuration. Yaml o componente mqtt e adicionar o Discovery.

@pajorge1 como eu faço para criar este usuário que eu não sei…

Posso depois apagá-lo? Pois tenho Nabu Casa vinculados ao outro usuário (não sei se isso tem a ver, mas me preocupo).

Esta solução resolveu o seu problema? E depois como se faz para solucionar no usuário atual?

Abraços,

Acabei de ver que eu tenho 3 usuarios… O meu, um chamado homeassistant e outro Hass.io.

Crio um 4 usuário… Seria isso? Posso apagar estes outros?

Abraços,

Sim crie um novo utilizador faça logout do home assistente e entre com esse novo utilizador.
Utilizador do mqtt na configuração do addon nao pode ser homeasistant nem addons.
Esta é a configuração actual do meu addon. Versão 3 com supervisão 139
{
“logins”: [
{
“username”: “mqtt”,
“password”: “mypsswd”
}
],
“anonymous”: true,
“customize”: {
“active”: false,
“folder”: “mosquitto”
},
“certfile”: “fullchain.pem”,
“keyfile”: “privkey.pem”
}


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade