HA com todas as Entities indisponíveis

@pajorge1 só não entendi o que você quis dizer com

Eu tenho que criar um usuário diferente do que eu criei para entrar no HA, ou é o mesmo usuário?

Um pouco acima o @j_assuncao havia comentado que o usuário precisava ser o mesmo…

Tem como você confirmar? Acabei ficando um pouco confuso…

Abraços,

O que ele disse é que o username não pode ser nem homeassistant nem addons pois são palavras reservadas.

OK… Perfeito. Agora eu entendi.

@j_assuncao, será que eu posso apagar o outro usuário chamado homeassistant? Ele é o que faz login com o api, ou eu deixo ele ali mesmo?

Podes deixar ficar esse utilizador.

E pelo que eu entendi também, posso manter o meu username e passwords dos Tasmotas. Só preciso criar um user novo no HA…

Vou fazer isso, e já falo o resultado…

Continua sem funcionar… O resultado é o mesmo. “Unable to connect to the broker.”

:disappointed::disappointed::disappointed:

Vamos lá ver se nos entendemos…

Imagina que os teus dados de acesso do utilizador que criaste agora são:

username: guga
password: carvalho

Vais ter de mudar para esse nome de utilizador e password em TUDO o que usa MQTT!

  1. Na configuração do broker no configuration.yaml,
  2. Na configuração do addon do Mosquitto,
  3. Em todos os equipamentos que se ligam ao HA por MQTT.

Jorge, fiz tudo isso que você disse novamente, e nada…

Só troquei um único Tasmota para teste, ao invés de ficar trocando todos…

Quando eu configuro a linha do MQTT no configuration.yaml, ele nem permite que eu altere nada no HA. Ele simplesmente aparece aquela mensagem que eu já havia postado anteriormente de “Esta integração não possui dispositivos.”.

Elimina na integração esse mqtt, também do .yaml
Adiciona o Discovery no .yaml
Reinicia o hassio.
Faz login no hassio com o novo utilizador.
Faz nova integração do mqtt.
Addons com utilizador e password que está no tasmota.
Reiniciar.

@pajorge1 algumas dúvidas…

Como eu elimino da integração o MQTT?

No config.yaml eu comentei ele. Esse já está resolvido.

O discovery já está adicionado no yaml. Sempre esteve, nunca tirei.

# Discover some devices automatically
discovery:

Já estou logado com o novo user. O add-on do MQTT já está com o username e password configurado. No Tasmota está o mesmo que eu coloquei no add-on.

Reiniciei…

Continua sem funcionar…

@j_assuncao será que não seria de se pensar em restaurar naquele backup de 6 semanas atrás que eu falei?

Vi na Internet alguns usuwque obtiveram sucesso desinstalando o add-on e restaurando através do snapshot…

Eu tenho esse antigo e tenho todos os arquivos da pasta config. Será que não daria certo Jorge?

Estou sofrendo aqui e sem conseguir usar nada em casa. Meu único problema é que nunca restaurei e não sei como é que se faz.

Abraço,

Se repuseres o Snapshot não estás a resolver o problema, estás apenas a adiá-lo! Mais cedo ou mais tarde vais ter de actualizar o addon e o problema vai continuar lá…

Mas caso queiras repor o Snapshot não tem nada de especial, basta escolher o Snapshot que queres e seleccionas todas as opções excepto o Home Assistant. Depois de repor o HA reinicia sozinho.

Então, vamos tentar mais um pouco… Meu único problema é o não funcionar nada e os interruptores ficarem “problemáticos” até para acenderem conforme falei anteriormente. Precisa ficar passando o dedo diversas vezes até ele resolver acender a lâmpada… :rage::rage::rage:

Não consigo entender uma atualização que gere problema para tantos usuários…

@j_assuncao eu fiz o restore somente do Mosqutto MQTT para a V2…

Isso eu consegui fazer através do snapshot full que eu tinha de 6 semanas atrás. Selecionei somente ele, e fiz o restore. Não reiniciou sozinho, porém reiniciei e deu certo. :grinning::grinning::grinning:

Tudo está funcionando novamente e o add-on já está pedindo atualização. Não vou fazer nem com uma 9mm na cabeça…:joy::joy::joy: Já passei nervoso suficiente por uma noite e um dia inteiro!!!

Eu estava vendo na internet, inclusive acompanhando aquela página de discussão que o @pajorge1 postou aqui acima, muitos usuários estão desesperados pois não conseguem nem fazer o restore via snapshot. Estão tendo que fazer um full format do RPi.

Preferi postergar um pouco o problema, e atualizar depois o add-on. Talvez um pouco mais para frente saia alguma versão um pouco mais estável ou melhorada. Não acredito que este número elevado de usuários com problemas seja normal.

De tudo o que houve, a única coisa que ficou “errada” foi os mapas de localização do Google maps que não estão aparecendo corretamente na Lovelace. No restante está tudo funcionando perfeitamente.

Ah… Segui seu conselho. Já tirei o update automático de todos os add-ons.

Só tenho a agradecer a sua paciência e perseverança na tentativa de ajudar uma pessoa que esta literalmente do outro lado do oceano. São pessoas como você, e todos os demais que sempre se prestam a tirar um pouco do seu tempo para ajudar os demais, que tornam a nossa comunidade mais forte!

O meu sincero muito obrigado!!!

Um grande abraço,

Guga

Ainda bem que conseguiste! Agora é esperar uma nova versão do Mosquitto sem problemas. Um abraço!

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade