Boas. Procuro ajuda a entender o gráfico de consumo real E-redes…tenho picos de energia de 2.50 …mas não sei entender se é muito ou pouco. E como tenho painéis solares não sei quando está realmente a consumir da rede… Alguem pode ajudar?
Isso está em kW e é extrapolado para 1h.
Obrigado pela resposta…
Apartir de quantos kW é considerado um gasto elevado? Eu vejo no meu gráfico vários picos de energia consumida …não acho isso muito normal
Algum forno. Ou aquecimento de água.
Esse gráfico é uma media de 15min
Na minha casa, que não difere muito de uma casa típica, eu tenho um consumo de base (o mínimo que alguma vez atinge) de 120W, porque tenho um gravador de videvigilância e uma rede WiFi basante elaborada, sempre ligada. Para além das boxes de TV e do standby das televisões. Depois tenho coisas que aumentam um pouco esse consumo:
Televisões: cerca de 100W-150W
Luzes: as mais fortes, 50W cada.
Aparelhagem: 100W
Frigorífico, quando está a funcionar: 70W
Playstation: 400W.
— Na lista dos grandes consumidores estão:
Microondas: 1500W
Forno: 2400W
Máquina de lavar (loiça e roupa), atingem os 2200W durante períodos contínuos que vão até 30mins cada, para o aquecimento da água. No restante tempo consomem entre 100W e 300W.
Ferro de engomar: até 2200W, mas com grandes oscilações.
Aquecedor a ventoinha: 1300W (na posição 1) e 2100W na máxima potência.
Aquecedor a óleo: 1500 a 1900W.
Termocilindro (se eu o tivesse): até 2500W quando está a aquecer a água.
Portanto é ver nessa lista quais poderão ser os maiores responsáveis por esses picos de consumo.
Tipicamente, os consumos mais elevados são à hora do jantar, porque se está a chegar a casa e quer-se ligar aparelhos para aquecer ou ver TV, a tomar banho e se liga o secador de cabelo, a cozinhar e se liga o mircoondas, etc…