@mqdias passa no discord para falarmos disso para nao estarmos aqui a criar um chat,depois voltas cá a por a solução.
Conseguiram resolver ? É que eu estou com o mesmo problema
Ja descobri tive de dar permisoes ao ficheiro sudo chmod 777 /home/homeassistant/.homeassistant/configuration.yaml
Que sistema estás a usar?
Caro @Maddoctor, a pergunta foi para mim? O que queres dizer com sistema? (desculpa mas eu sou nabo nestas coisas…ainda )
Já agora, após pesquisa intensiva, tenho encontrado muitos tópicos na net a falar de um acesso a uma porta 9898 que pelos vistos nos mais recentes está inacessível. O meu gateway é v3 e aparentemente, nesses casos, só se resolve abrindo o hub, soldando uns fios a uma placa “usb to uart” e através de um programa qq abrir essa tal porta.
(https://www.youtube.com/watch?time_continue=1268&v=2bkz-nHXtpM&feature=emb_logo)
Acontece que seguindo a indicação num desses tópicos, instalei um programa chamado “nmap” (que deve ser conhecido aqui da malta, suponho), para verificar se de facto essa tal porta estava fechada no meu caso e aqui está o resultado:
Ou seja, fechada.
Estou disposto a fazer esse procedimento, já que sem o hub a ser reconhecido pelo HA,não me serve de nada e entre “deitar tudo fora” depois do investimento que já fiz ou tentar esta maluqueira,fico na dúvida.
Teria de comprar isto, para por mãos à obra:
USB-UART
Mas não queria gastar + dinheiro sem perguntar a opinião aqui da malta + experiente.
Obrigado!
hassio, venv, hassos, docker (manual), etc…
@Maddoctor No meu caso era falta de permisoes no ficheiro de configuração, quando o alterava as alteracoes não eram guardadas logo nao dectava a gateway. Mas tambem não sei qual é a versao da minha gateway
Mas consegues dizer-me como posso verificar essa dita ‘falta de permissões’, no meu caso?
(Atenção que sou maçarico!)
Obrigado.
@mqdias abri um sessao ssh do raspberry e corri este comando
“sudo chmod 777 /home/homeassistant/.homeassistant/configuration.yaml”
Malta, só queria partilhar, que depois de pesquisa e depois de arriscar um pouco, lá quebrei o Hub e consegui aceder a ele.
Segui o método referido neste video:
Tive de comprar este equipamento:
E estes cabos “dupont”:
https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_56_2732_2787&products_id=096-7939
Fiz o procedimento do video e consegui abrir uma dita porta 9898 que estava fechada e isso é que bloqueia o acesso do HA ao Hub.
O resultado da verificação da porta:
E aqui está finalmente o meu HA com o hub:
Fico é com uma dúvida do porque os valores do sensor de temperatura, não estarem a aparecer…se alguém conseguir ajudar, agradecia.
Espero que isto possa ajudar a malta!
Tive de reemparelhá-los outra vez.
Agora ando aqui às voltas com a automação que ainda não consegui pôr a funcionar…
Então podemos presumir que a V3 tem a tal porta bloqueada e que irá ser necessário aceder por linha de comandos para alterar esse parâmetro. Será?
Não é bem isso… Se for um v3 antigo e não actualizado, está aberta…
Mas se eu comprar um hoje a probabilidade de vir com essa porta bloqueada é bastante maior. Eu tenho este interesse porque estava para adquirir um hoje e quando li está thread, tirei daí o sentido. Os sensores Xiaomi são bastante mais em conta do que outros. Estarei a pensar mal?
Estás a pensar bem. Os sensores Xiaomi tem uma fabulosa relação qualidade/preço. Para os usares podes adquirir um gateway xiaomi ou usar um “gateway” universal como um cc2538 (barato,muito potente,mas exige DIY), cc2531 (mais fraco,mas razoável para redes pequenas) ou conbee (potente, “chave na mão”, mas carote)… A opção do “universal” permite usar devices zigbee de practicamente qq marca…