Gateway Xiaomi não reconhecido pelo home assistant

Combinado @RodolfoVieira, obrigado pela paciência!
Prometo colocar o código, como mandam as regras!

Caro @RodolfoVieira, já inseri o código e reiniciei. Não me deu erros, contudo, não me aparece nada do Hub, nem sensor de temperatura, etc…

Já agora deixo o código:


group: !include groups.yaml
automation: !include automations.yaml
script: !include scripts.yaml
scene: !include scenes.yaml

xiaomi_aqara:
  discovery_retry: 5
  gateways:
    - key: zvob3xr9frwlgxiz
      mac: 50:ec:50:c5:15:7e
      host: 192.168.1.80
      

Verifica nas entities se não aparece lá light.qualquercoisa

Não…

Não estás a ver isso no sitio certo…vais a ferramentas de programador e depois estados.

Não aparece nada…

@mqdias passa no discord para falarmos disso para nao estarmos aqui a criar um chat,depois voltas cá a por a solução.

Conseguiram resolver ? É que eu estou com o mesmo problema

Ja descobri tive de dar permisoes ao ficheiro sudo chmod 777 /home/homeassistant/.homeassistant/configuration.yaml

Que sistema estás a usar?

Caro @rukako, resolveste? Podes explicar melhor como?
Obrigado!

P.S.: Ainda não resolvi…

Caro @Maddoctor, a pergunta foi para mim? O que queres dizer com sistema? (desculpa mas eu sou nabo nestas coisas…ainda :grinning:)

Já agora, após pesquisa intensiva, tenho encontrado muitos tópicos na net a falar de um acesso a uma porta 9898 que pelos vistos nos mais recentes está inacessível. O meu gateway é v3 e aparentemente, nesses casos, só se resolve abrindo o hub, soldando uns fios a uma placa “usb to uart” e através de um programa qq abrir essa tal porta.
(https://www.youtube.com/watch?time_continue=1268&v=2bkz-nHXtpM&feature=emb_logo)

Acontece que seguindo a indicação num desses tópicos, instalei um programa chamado “nmap” (que deve ser conhecido aqui da malta, suponho), para verificar se de facto essa tal porta estava fechada no meu caso e aqui está o resultado:
image

Ou seja, fechada.

Estou disposto a fazer esse procedimento, já que sem o hub a ser reconhecido pelo HA,não me serve de nada e entre “deitar tudo fora” depois do investimento que já fiz ou tentar esta maluqueira,fico na dúvida.
Teria de comprar isto, para por mãos à obra:
USB-UART

Mas não queria gastar + dinheiro sem perguntar a opinião aqui da malta + experiente.
Obrigado!

hassio, venv, hassos, docker (manual), etc…

Hass.io instalado num RPi

@Maddoctor No meu caso era falta de permisoes no ficheiro de configuração, quando o alterava as alteracoes não eram guardadas logo nao dectava a gateway. Mas tambem não sei qual é a versao da minha gateway

Mas consegues dizer-me como posso verificar essa dita ‘falta de permissões’, no meu caso?
(Atenção que sou maçarico!)
Obrigado.

@mqdias abri um sessao ssh do raspberry e corri este comando
“sudo chmod 777 /home/homeassistant/.homeassistant/configuration.yaml”

Malta, só queria partilhar, que depois de pesquisa e depois de arriscar um pouco, lá quebrei o Hub e consegui aceder a ele.

Segui o método referido neste video:

Tive de comprar este equipamento:

E estes cabos “dupont”:

https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_56_2732_2787&products_id=096-7939

Fiz o procedimento do video e consegui abrir uma dita porta 9898 que estava fechada e isso é que bloqueia o acesso do HA ao Hub.
O resultado da verificação da porta:

E aqui está finalmente o meu HA com o hub:

Fico é com uma dúvida do porque os valores do sensor de temperatura, não estarem a aparecer…se alguém conseguir ajudar, agradecia.

Espero que isto possa ajudar a malta!

1 Curtiu

Bom trabalho @mqdias, já emparelhaste os sensores de temperatura com a gateway?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade