Gateway xiaomi deixou de funcionar após atualizar o HA para a versão 0.112.4

Boa tarde,
O meu gateway da xiaomi deixou de funcionar após a atualização do HA para a versão 0.112.4.
Os sensores que tinha associados a esse gateway passaram a indisponíveis. A configuração do mesmo estava no configuration.yaml e sempre funcionou bem. Li em alguns foruns que devia eliminar esta configuração e utilizar a pagina das integrações, onde ele é detetado automaticamente. Quando tento configurar via página das integrações é devolvida a seguinte mensagem: “Zeroconf discovered Gateway could not be located to get the necessary information, try using the IP of the device running HomeAssistant as interface”.
Alguma ideia sobre como reconfigurar o gateway?

Bom dia, já tentou reiniciar o home assistant, depois de apagar a configuração do HUB?

O meu detetou sozinho quando Reiniciei e depois foi só introduzir o token.

Sim, ja reiniciei.
Mas onde coloco o token?
Apos reiniciar são descobertas duas integrações. A xiaomi miio gatway e a xiaomi aqara gateway. Para configurar a primeira, é solicitado o token que coloquei e ficou corretamente configurado. Na segunda é solicitado “the network interface to use” e vem por defeito o valor “any”. É neste ponto que aparece o erro. Julgo que é com esta integracao devidamente configurada que terei acesso aos sensores.

Ou ele pede imediatamente, ou tem de ir as integrações e editar a configuração.

A questão é que não está a pedir.
O gateway é detetado na página das integrações e na configuração a primeira coisa que pede é “the network interface to use” e o valor por defeito é “any”. Ao validar isto, aparece o erro que indiquei.
Como não consigo configurar nem passar deste primeiro passo, também não consigo editar a configuração porque ele nem está configurado.

Não tenho bem certeza, mas onde tens o valor " any" deves escrever os 14 caracteres que identifica a tua gateway. Começa em 15…
Pode não aceitar a primeira, e quando aceitar pode demorar algumas horas até assumir. Podes encontrar essa informação na aplicação Mi home , na hub info da gateway.

Não… É mesmo para deixar any… @Valter_Costa, tenta desligar o gw da tomada e voltar a ligar e depois reinicia o HA…

Estou com o mesmo problema, com a última actualização ( 0.113.0) passou a apresentar os sensores de temperatura no " Xiaomi Miio" mas o resto dos sensores continuo sem acesso a eles. E o “outro” dispositivo Xiaomi Aqara Gateway continuo sem acesso a ele, portanto não consigo perceber se os sensores estão divididos entre os dois equipametos, que na verdade é apenas 1

É exatamente isso que se passa comigo. Sim, também consigo configurar o Miio e este apresenta valores dos sensores de temperatura mas nao tenho acesso aos sensores de porta/janela, nem ao cubo ou aos botões. Testei a sugestão do @Antonio_Machado e do @Maddoctor e não funcionou. Depois de reiniciar o HA, o gateway continua a ser detetado mas não deixa configurar.

Já experimentaram tirar a configuração como miio e fazer só como aqara?

Este fim de semana atualizei o HA e tive um problema semelhante. No meu caso a solução foi apgar a configuração do gateway dos ficherios yaml, reiniciar o HA e só depois fazer a configuração. Depois dests passos funcionou tudo bem

Comigo também foi assim!!

Não estou a conseguir.
Quando diz fazer a configuração depois de reiniciar o HA, refere-se a fazer a configuração através do menu das integrações e não novamente nos ficheiros yaml, certo?
O Xiaomi Miio, continuo a conseguir configurar.
Vou tentar fazer reset ao gateway e adiciona-lo de novo na app Mi Home, habilitar o wireless comunication protocol e adicionar de novo os sensores a ver se resolve.

Sim, foi assim que configurei, via integrações

Boas Malta,

Algum update acerca deste tema?

Comigo está a acontecer o mesmo! Tirei as configs do configuration.yaml, adicionei manualmente ao MIIO ele reconhece. E nesse gateway apenas me reconhece o sensor de temperatura, os de porta e presença nada.

Aguardo o V/ feedback.

RMA

1 Curtiu

Estou com o mesmo problema, consigo integrar o MIIO, os sensores pelo Aquara não consigo! Alguém conseguiu?

É de facto estranho! Mesmo no forum internacional não consegui encontrar respostas para isto.

Eu continuo na mesma, simplesmente não estou a testar nenhuma alternativa, porque o meu maior problema eram mesmo os sensores de temperatura e estão funcionais. Vou aguardar mais um tempo, por novidades oficiais

Sabe o jeito que consegui resolver o problema? Com uma snapshot (backup) antiga!

1° passo: eu fiz uma snapshot do meu HA atual.
2° passo: restaurei uma snapshot antiga em que os sensores funcionavam corretamente.
3° passo: fui no windows e coloquei pra aparecerem as pastas ocultas, fui no “config” e apareceu a pasta “.storage”
4° passo: dentro da pasta “.storage” tem um arquivo chamado “core.config_entries”, é nele que fica salva todas as informações de usuários e senha das integrações do HA. Abra ele no Notepad++.
5° passo: achei lá as informações do gateway aqara, é nele que ficam as informações dos sensores, aparece como isso aqui abaixo:

            "connection_class": "local_push",
            "data": {
                "host": "192.168.1.XXX", 
                "interface": "any",
                "key": "y7yy7wr7c3ejznoe",
                "mac": "04:cf:8c:XX:XX:XX",
                "port": 9898,
                "protocol": "1.1.2",
                "sid": "04cf8cXXXXXX"
            },
            "domain": "xiaomi_aqara",
            "entry_id": "68deda2f265d4461aec9ce1a66101246",
            "options": {},
            "source": "zeroconf",
            "system_options": {
                "disable_new_entities": false
            },
            "title": "Xiaomi Aqara Gateway",
            "unique_id": "04:cf:8c:XX:XX:XX",
            "version": 1
        },

6° passo: copiei e colei em um bloco de notas.
7° passo: restaurei o meu HA com a snapshot atualizada.
8° passo: fui até o “core.config_entries” e colar o que copiou.
9° passo: reiniciar o HA.

Comigo funcionou, agora ta tudo normal novamente!

Boa sorte pra todos!

1 Curtiu

Alguma novidade neste assunto? ja tentei de tudo e nada funciona!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade