Gateway Bluetooth para sensores de temperatura e humidade

Boa tarde,

Tenho diversos sensores da Xiaomi (LYWSD03MMC) que medem temperatura e humidade e usam o protocolo de comunicação bluetooth. Através da integração Bluetooth do HA e a integração Xiaomi BLE consegui adiciona-los ao HA, mas este setup tem um problema, a recolha de dados só funciona nos sensores que estão mais perto do servidor e por consequência do receptor usb bluetooth ligado ao servidor.

Gostava de saber quais as soluções possíveis que tenho ao nível de hardware para melhorar a cobertura bluetooth pela casa, através de gateways ou algo do género?

Já li sobre o ESP32, mas surgiram algumas dúvidas. Aquilo tem que estar sempre ligado à energia num ponto central? Qual será o alcance do mesmo? E aquilo parece uma placa de hardware “cru” sem qualquer caixa envolvente, como o costumam instalar e onde?

Obrigado.

Podes usar um BLE proxy para estender o alcance.

O ESP32 tem de estar sempre ligado à energia por os equipamentos wifi consomem muita bateria. O alcance depende de demasiados factores para se poder avançar com um valor. A placa é normalmente colocada numa caixa seja de compra ou impressa em impressora 3D.

1 Curtiu

Exacto diria que o ESP32 seria a melhor solução e usar os necessários para conseguir cobrir a área onde tenho os sensores. Algum sitio indicado onde comprar a placa e talvez a caixa?

Encontro esta placa aqui: AZDelivery ESP32 ESP-WROOM-32 NodeMCU Modelo Wi-Fi + Bluetooth Dev Kit C placa de desenvolvimento 2,4 GHz Dual Core com chip CP2102 (sucesor do ESP8266) compatível com Arduino com E-Book incluído! : Amazon.es: Computadores

Cabos não faltam aqui tenho apenas que comprar um transformador de 500mA/5V. Em relação à caixa não me tem aparecido grande coisa nas pesquisas. É preciso flashar as placas para funcionar com o HA? Se sim deverá ser necessário algum kit para a ligar ao computador via usb?

Se tiveres pressa tens a Mauser, senão manda vir esses que é de um vendedor de confiança.

Tens de flashar as placas mas nessas basta um cabo micro-USB decente.

Olá @andrerod91 , olha eu tenho os mesmos sensores que tu e moro numa casa com 80m2 , o que tenho é um esp32 no meio da casa, escondido numa prateleira de um móvel, e tudo funciona ok, não tenho caixa, mas uma das coisas que uso é um firmware alternativo nesses termometros.

@RodolfoVieira qual o firmware que usas nos termómetros? E qual a vantagem de o usar?
Obrigado pela dica.

Podes ler tudo em https://github.com/pvvx/ATC_MiThermometer

1 Curtiu

Eu também tenho desses tesmometros e outro modelo redondo… Tinha ligado ao RPI4 e mudei para um ESP32 com EspHome e a cobertura melhorou muito. Com o ESP32 no 1º andar, apanho sensores no 1º e no R/C.

Impecável obrigado pela ajuda entretanto já mandei vir o esp32 :slight_smile:

Boa boa pelo que li até dá para mostrar a hora e tudo, prolonga bateria etc. Muito bom!

Eu também tenho o mesmo Firmware alternativo, mas esquece a parte das horas… Aquilo não tem RTC, então vai-se desacertando. Eu tinha que andar com demasiada frequência a acertar, pelo que desisti.

Ainda dei a sugestão ao desenvolvedor para criar uma rotina para o EspHome para acertar, mas ele disse que não, que ali era só para receber os dados… Também não me apeteceu perder tempo com isso.

Fiz a alteração de firmware atravez do Chrome num telemóvel Android, via : https://pvvx.github.io/ATC_MiThermometer/TelinkMiFlasher.html e funciona bem…

1 Curtiu

Eventualmente só no proprio esphome.

Tens isto que ajuda qualquer coisa

Sim, era o que queria, era do lado do esphome, no entanto a integração “Xiaomi Mijia BLE Sensors” só tem implementada a receção e não a conexão ao sensor…

Tens de explorar a source html/js do pvvx

Li que tb podemos usar os shelly com a versão plus como gateway / repetidor bluetooth, mas como não tenho nenhum shelly desses não pude e testar.

Boas malta. Não sei se estou a falar no tópico certo mas aqui vai.
Tenho uma gateway da xiaomi 3 para ler os dados dos meus sensores LYWSD03MMC. Estavam a funcionar no HA até um dia e de um momento para o outro deixou de funcionar, na app da xiaomi continua tudo a funcionar.
O que fiz em seguida foi desinstalar a integração da gateway (HACS) e voltei a instalar, até aqui tudo bem, em seguida quando tento adicionar a integração nas configurações dá este erro:

O fluxo de configuração não pôde ser carregado: {“message”:“Invalid handler specified”}

Não sei do que se trata e por isso peço ajuda a quem já tenha passado pelo mesmo.
Obrigado.

Se usares os shellys plus eles fazem de bluetooth proxy :wink:

aconteceu-me o mesmo, tens q actualizar a integração do alexx para a ultima versão (beta 3.0 acho)
depois disso tudo ok como antes (ainda não consegui configurar a parte zigbee)

Obrigado a todos! Já tenho o meu esp a funcionar e os sensores de temperatura com o firmware ATC a funcionar e deixei de ter falhas de comunicação muito obrigado novamente.

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade