Tens algum outro sensor que não pir? Se sim testa como te disse acima.
Problema resolvido após ajuda remota do @RodolfoVieira
tinha state_topic: "tele/bridge/RESULT"
e teria que por:
state_topic: "tele/Bridge/RESULT"
Tinha o “bridge” com letra mínuscula.
Tinhas em letra minúscula e é assim mesmo que deve estar. Tens de mudar isso é no Tasmota. Tópicos MQTT com letras maiusculas são uma fonte de problemas para as automações.
PS: também encontrei isto:
Queria fazer uma pergunta.
Para além de me aparecer o símbolo com a indicação do estado, aparece-me lá em cima também.
Não estou a conseguir tirar.
Boas malta. Estive a flashar o sonoff brideg e correu todo bem. Mas agora não estou a conseguir detectar os códigos dos comandos para estores elétricos com rf. O que preciso de fazer para obter esses códigos?
Os códigos não te aparecem na consola quando clicas nos botões?
Não. Mas agora me lembrei que podem ser Rolling code. O sonoff é de um amigo. A ver se ele testa mais logo com um comando da meo…
Comando da MEO? Mas o comando é por IRDA não é RF, certo?
Tens razão… Então tenho de ver com o que posso testar… É que ele queria usar para os estores que têm controlo remoto. Mas como não aparecem os códigos no sonoff tenho de arranjar uma alternativa para testar…
Olá! Eu configurei conforme o tutorial e funcionou perfeitamente. Criei a automação e funciona. Porém eu precisei reinstalar o HA e após reinstalar a automação parou de funcionar.
No MQTT aparece conectado ao mosquitto e vice-versa. A automação é com um sensor de porta, a qual peguei o código para poder utilizar na automação. Eu posso colocar o código da automação, mas como falei estava funcionando e não foi alterado nada (o ip é o mesmo, o código data é o mesmo, login e senha são os mesmos)
Alguém tem ideia do que pode ser? Quando eu aciono o sensor aparece no console o código, tudo certinho, mas a notificação que me enviava pelo telegram não ocorre, já testei o gatilho da automação e envia o telegram.
E a automação não estará desactivada?
Exatamente isso. Segunda vez que esqueço. Muito obrigado!
Olá !
Obrigado pelo tutorial. Estou a agora a começar e ainda tenho algumas duvidas, nomeadamente, é necessário instalar algum broker MQTT no HA ou ele já tráz integrado ? É que nos ADDONS tenho lá visto o mosquito e outros…
obrigado
Instala o addon Mosquitto Broker dos addons oficiais.
Muito agradecido pela rápida resposta !
Olá novamente !
Segui o tutorial para flashar o SONOFF bridge e integrar no HA. Fiz tudo, mas a lampada não acende…
As configurações são:
Sonoff basic onde está ligado candeeiro - que funciona bem sozinho
# switch
switch:
- platform: mqtt
name: "sonoff_lamp"
state_topic: "stat/sonoff_lamp/POWER"
command_topic: "cmnd/sonoff_lamp/power"
availability_topic: "tele/sonoff_lamp/LWT"
payload_available: "Online"
payload_not_available: "Offline"
qos: 1
payload_on: "ON"
payload_off: "OFF"
retain: true
E o código para a automacao, baseado no que foi colocado no tutorial:
automation:
- alias: Luz candeeiro
hide_entity: true
trigger:
platform: mqtt
topic: tele/sonoff_lamp/RESULT
condition:
condition: template
value_template: '{{trigger.payload_json.RfReceived.Data == "EEA0FE" }}'
action:
service: homeassistant.turn_on
data:
entity_id: switch.sonoff_lamp
Pelo HA consigo ligar e desligar a lampada…
Uma ajuda era porreiro !
O RF code aí colocado é o que aparece na bridge quando ativo o PIR
Já verificas te se a automação está activa?
O que podes fazer é por baixo do “alias” colocares
initial_state: true
como vejo se as automações estão ativas ? Desculpa se isto é pergunta de novato…