Ficheiro nomes sensores temp

Bom dia a todos,
Tenho uma dúvida que possívelmente é bastante básica, mas aqui fica:
Na verdade à medida que o meu HA foi evoluindo, fui adicionando sensores de diferentes marcas (xiaomi, shelly, tuya, etc). O problema que me deparo é que muitos deles são utilizados em multiplas aplicações, por exemplo um sensor de porta é utilizado no alarme, auttomação para gerir luzes, entre outros. O desafio é que no caso em que um deles dê o pifo., penso que vou perder todas as automações e refazer toda a programação.

A minha ideia seria criar um ficheiro no file editor, por exemplo com o nome, “nome_sensores” ao qual atribuia a cada sensor um nome com a plataforma “temp”, por exemplo:

- platform: template
    sensors:
      temp_temperatura_quarto_criancas:
        value_template: "{{ ((states('sensor.temperature_158d0003202b05') | float)) | round(2) }}"
        friendly_name: 'Sensor Temp Temperatura Quarto Crianças'
        unit_of_measurement: 'C'

Criaria todos os sensores seguindo esta filosofia e utilizaria o nome “temp” em todas as programações, assim quando tivesse um problema com um sensor (alteração de nome, substituição, etc…), a unica coisa que teria que fazer seria alterar neste ficheiro. Já alguém tentou isto, o que pensam, o HA vai ficar muito mais lento? Vou perder muitos recursos?

Obrigado

Só tens esse trabalho todo se quiseres complicar. O HA tens sempre o friendly name para cada sensor, mudas o friendly name para o nome que quiseres e quando tiveres de o substituir usas o mesmo nome…

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade