Feedback sobre SNZB-02 (temp/humidade)

Vivam,
Estou a começar nestas coisas… HA num Rpi, Shelly p/ estores e muito entusiasmo…
Tenho um gateway do Lidl/Silvercrest integrado no HA e liguei alguns sensores sem grandes problemas.
Entretanto adquiri vários Sonoff SNZB-02 (sensor de temperatura/humidade) e levantaram-se vários temas que gostaria de partilhar e obter feedback sobre os mesmos:
1- Os sensores dão-me valores de humidade elevados (>70%). Pelo que li o ideal para casa seria entre 40-60. Que experiências têm vcs e para quem tenha este sensor, alguma vez compararam com outros?
2- A ligação de alguns dos sensores tem sido problemática pois deixam de reportar com frequência. A casa não é nenhum palácio (apartamento T3) e tenho uma extensão Zigbee que deve servir de router/extender. Depois de uns arranjos na localização do Hub, parecia funcionar mas tinha problemas em dois… deixavam de reportar (dois dos três que estão no lado oposto do Hub). Hoje fiz umas experiências que foi emparelhar o mais perto possível do sítio onde os quero… percebi que uns não emparelhavam enquanto outros o conseguiam fazer. Desde esta alteração (há umas horas parecem estar ok). Outra coisa que notava era que no desenho da rede apareciam “desconectados” embora fossem reportando. Agora tenho-os todos conectados ou ao Hub ou à extensão Zigbee (no desenho). Isto será por má qualidade dos sensores (do emissor rádio)?
3- Outra potencial fonte de problemas será a configuração do coordenador que tem uma opção para o timeout para considerar um sensor “desconectado”. Há sensores que podem estar dias sem eventos… (sensor de portas/janelas/movimento). Pelo que me parece os sensores não enviam nada quando não têm nada a informar… Portanto como resolver isto? Colocar um timeout estupidamente grande? Ou o facto de estarem “desconectados” não impedem o funcionamento casa haja um evento?

Obrigado!

Quase impossível ter abaixo de 70% na maioria das casas

O alcance dos sensores é fraco.


4A - xiaomi ble
ZB - zigbee

1 Curtiu

E já experimentaste comparar os valores com um higrómetro analógico? Se calhar vais ter uma surpresa… É que uma coisa é o valor ideal (embora ache que abaixo dos 45% não é saudável) e outra é a realidade das casas portuguesas.

Não experimentei nada ainda, excepto arejar a casa e verificar que efectivamente baixa um pouco (mesmo quando o do exterior dá valores acima).
A intenção do post era mesmo ver se já alguém tinha confrontado os valores deste sensor com outros.
Já agora… Porquê “analógico” (entendo que sejam os de ponteiros…). Um digistal com mostrador não seria uma boa opção? Em termos de preço há uma variedade muito grande… encontrei analógicos bastante baratos (~10€) e outros digitais com mostrador um pouco acima.
Independentemente dos valores serem altos nas casas Portuguesas queria perceber se os valores que estou a obter são fiáveis… Daí a procura por outras experiências.

Posso entretanto dizer que tive duas experiências interessantes:
a) Reparei que um sensor começou a subir rapidamente… 80 e muitos, 90… Alguém tinha pousado uns panos de limpeza húmidos em cima dele… assim que os tirámos baixou rapidamente

b) Coloquei um na cada de banho durante dois duches seguidos… bateu ferros nos 100%…

Quanto às casas Portuguesas… sim. Não é uma surpresa, mas neste caso a melhoria do isolamento das casas potencia isto… As casas “respiram” menos… É bastante curioso que assim que abro umas janelas, mesmo com dias de inverno os valores começam a baixar… Nada de espectacular mas os sensores notam rapidamente entre 5 a 10%…

Obrigado

Falo no analógico para comparar tecnologias diferentes e porque os digitais podem sofrer de problemas de condensação no sensor sob determinadas condições.

1 Curtiu


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade