Falha de comunicação com os Sonoff

Ok, vou ter isso em atenção!
Mesmo com só com este cover programado os outros ao reiniciar dão aqueles problemas.
Quando desinstalo o mqtt e volto a instalar nos primeiros 4…5 testes funciona bem só pisca o led azul e fica tudo a off, passado esse tempo fica tudo igual.
Estou a pensar começar tudo de novo com um sd novo.

Se os tópicos estão a ser publicados com retain, podes limpar os valores antigos enviando uma mensagem com o payload vazio para o tópico que queres limpar.

Voltei a instalar o mqtt só com um e para já está a funcionar, amanhã programar os outros e testar.
Com este cover se colocar para subir e fizer pause não consigo descer ou seja tinha que deixar subir por completo para depois descer.
Parece discos pedidos…:grin::joy::joy:
Obrigado

Nesse caso
Assim que tal?
cover:
- platform: mqtt
command_topic: “cmnd/sonoff51/Backlog”
name: “Persiana”
qos: 0
retain: true
payload_open: “power1 ON”
payload_close: “power2 ON”
payload_stop: “power1 OFF;power2 OFF”
optimistic: false
Que tal (por alguma razão não consegui formatar…)?

@Maddoctor quando publicares código, selecciona o texto e depois clica na opção </>

Parece que esta a ficar, já programei os outros covers depois de varios testes estão a portar-se bem ficam sempre com o ultimo evento criado pelo HA mesmo que altere o estado manualmente depois de reiniciar ficam com o ultimo comando dado pelo HA.
Quanto a este ultimo cover fiquei sem o estado real e ficou igual ao outro mas a fazer o inverso.
O objetivo é quando fizer pause os outros botões subir e descer ficarem funcionais na mesma ou seja seguirem o estado dos relés.

O problema é que o estado dos reles vai ser sempre off porque se desligam ao fim de algum tempo (pulsetime). O que é necessário é saber qual foi a última “ordem” não só no HA, mas também localmente e é aí que está a dificuldade…

Pois estou a ver, o problema é que meste caso se mandares descer depois fazes pause se queseres descer mais um pouco tens que subir para depois descer.
Mas como é que costumam fazer neste caso?

Uma opção seria criar sensores template cujo estado teria em conta a sequência de comandos e o “timing” deles… A ver se me faço entender:
Imagina que tens um pulsetime de 20 segundos (o relé desliga-se sozinho ao fim desse tempo) - se o relé se desligasse ao fim desse tempo, a janela estaria completamente fechada ou aberta… Se se desligasse antes, teria sido por ordem do utilizador e, portanto, seria apenas parcial…
Depois criaria uma cover template que usaria como estado o valor do sensor…
Explicação confusa?!

Já agora, a conversa está um bocado off-topic… Seria boa ideia separar em 2 tópicos…

Estou a perceber, agora fazer isso tudo é que é mais complicado.:grin:

Vou abrir outro topico.

1 Curtiu

Viva. Vou aqui pedir uma ajuda que me está a deixar meio louco

Tenho o meu sonoff dual a trabalhar com o HA e funciona e responde direitinho. Sei qual é o IP fixo dele e vou a router e ao mqtt e está lá esse IP. Liga , desliga, tudo ok.
Quero aceder directamente ao sonoff na mesma rede e pelo IP dele e não dá nada.
Alguem me pode explicar porque ??

Obrigado

E como estás a tentar aceder, por browser? Gera algum erro? Consegues fazer ping ao IP?

Pelo browser dou o IP e nada. Vou ao router e está lá o sonoff com aquele IP.
Pelo home assistant, tanto pelo PC como pelo telemóvel tudo ok. Directamente… Nada!

E qual é o firmware que tens nesse Sonoff, Espurna, Tasmota…?

Tasmota.
Sinceramente não estou a entender. Consegui ver ao início. Tudo foi feito direitinho com a ajuda do André que tem sido 10 estrelas na ajuda que me tem dado. Ontem à noite e como vou instalar mais dispositivos sonoff, com o esptool fiz uma leitura e o respectivo backup do sonoff. Não sei se foi por ter ligado o sonoff ao programador que tenha gerado esta situação ou não.
Não é que me preocupe muito porque está a trabalhar, mas caso queira fazer alguma alteração até no modo de configuração dos botões de pressão, não consigo.
Logo com mais calma vou voltar a tentar e ver se o Ping responde.

Isso que tu fizeste não se deve fazer… O firmware não precisa de backup, apenas as configurações.

Dentro da interface do Tasmota tens uma opção para fazer backup das configurações do equipamento.

Para preparar os outros dispositivos basta teres o ficheiro .bin no teu PC e flashar. Depois o que deves fazer é ter um ficheiro de texto com as configurações e, depois de flashado o equipamento, enviar os comandos por consola ou Termite.

NUNCA deves fazer um backup para utilizar depois em outros equipamentos pois estás a duplicar um equipamento na rede e vais ter um (ou mais) equipamentos com o mesmo endereço IP, friendly name, tópicos, etc e vais baralhar a tua rede e também o HA.

Lê com atenção este tutorial pois fala de praticamente tudo que deves saber:

P.S.: Aconselho a que esse equipamento seja flashado de novo pois, aparentemente, o procedimento que fizeste poderá ter corrompido a memoria flash.

Obrigado por tudo e logo vou voltar a flashar. Muito possivelmente estará aí o problema.
Mal volte a flashar, deixo aqui o feedback.

1 Curtiu

Ora bem, respondendo a mim mesmo descobri a solução para o qual não estava a conseguir aceder ao sonoff por IP.
Depois de muito matutar e antes de voltar a flashar, decidi apenas fazer uma coisa e resultou.
Havia uma coisa que me “cheirava mal” e me deixava a pensar… Mas porque conseguia através do HA fazer tudo ao Sonoff e directamente via IP não entrava ?? Comecei pelo mais simples…
Entrei no router da vodafone, e fui às configurações de wifi e desliguei os 5GHZ ficando apenas a funcionar nos 2.4. Voilá… funcionou!!!
voltei a ligar os 5GHZ outra vez e continuou tudo a funcionar.
Às vezes vá se lá entender estas coisas !!!
Assunto resolvido!!! Obrigado a todos pela ajuda!

2 Curtiram

Bom dia. Aproveito este tópico para fazer uma pergunta relacionada com este tema.
De vez em quando, por coincidência ou não só tem acontecido que me lembre nos sonoff dual que estão a controlar as persianas. Dizia eu que muito esporadicamente um deles deixa de responder ao HA. Não tenho indicação de indisponível como acontece se desligar da corrente e tento aceder por IP ao sonoff e também não consigo. A solução que eu tenho encontrado e por ser a mais rápida é ir ao quadro, desligar o disjuntor das persianas e voltar a ligar e tudo fica ok.
Alguma forma de resolver este assunto? É uma coisa que me preocupa, pois pode acontecer numa altura em que esteja uns dias fora de casa e deixe de poder controlar. Já pensei em colocar um sonoff logo a seguir ao disjuntor das persianas para poder fazer um “reset”, mas não sei se é a melhor opção.
Alguém me pode dar uma dica de como ultrapassar este problema?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade