Boas, tenho o Home Assistant a correr numa raspbery pi 3 estava a fazer testes e reparei que quando desligo a alimentação e volto a ligar quando arranca fica sem comunicar com os sonoff o mesmo acontece se desligar o cabo de rede e voltar a ligar tenho que reiniciar os sonoff para começar a comunicar, estou em dizer que já fiz este teste e continuava a comunicar.
Tenho os sonoff com o tasmota a comunicar por mqtt
Já vos aconteceu o mesmo?
Tinha um sonoff single a funcionar a cerca de 3 semanas, esta semana adicionei 5 sonoff dual. Ja coloquei a configuração de origem excepto o mqtt para comunicar.
No HA tenho tenho os sonoff, uma tv e uma box da vodafone.
Já desinstalei o mosquitto e voltei a instalar ao configurar o user e a pass os sonoff ligaram logo de imediato só que de seguida basta desligar o cabo de rede da rasberry que deixam de comunicar.
Mas deixam de comunicar com o rpi ou com a rede? Se continuam ligados à rede, tens de saber qual é o IP deles e aceder-lhes por web. Depois vai à consola e vê se há alguma referência à perda de comunicação com o servidor mqtt… Se for esse o caso, é o mosquitto que está a dar os problemas…
Já está resolvido, na segunda tentei alterar o ip do HA para ip fixo mas não consegui fica sempre com o ip automático de momento está sempre a atribuir o mesmo e também confirmei isso, como é um ficheiro que está no cartão de memoria e como não detectei este problema na altura deixei estar e não me lembrei mais.
Na consola do sonoff estava sempre a tentar comunicar bastava reiniciar o mesmo e ficava logo a funcionar correctamente.
Nada como dormir sobre o assunto…
Obrigado pela ajuda!
Quanto ao IP fixo, o meu conselho é que atribuas IPs fixos a todos os aparelhos, mas no próprio router… Para isso o ideal é ter um router “próprio” e não do operador, apesar de também dar para fazer isso no dos operadores…
Isso tem de ser feito com o Rpi desligado, tiras o cartão, editas o ficheiro, confirmas se está tudo bem e o nome.do ficheiro está correcto, voltas a colocar o cartão e ligas de novo o Rpi.
Se fizeste alterações no router apagas essas alterações e certifica-te que não estás a dar um endereço IP já existente noutro equipamento.
Já esta resolvido fiz tudo igual, reiniciei o router, não me lembro se o fiz da ultima vez, mas de qualquer forma devia de iniciar com o ip programado no HA.
Obrigado
Boas, quando desligo e volto a ligar o cabo de rede ou quando á uma falha de energia os sonoff dual ou reiniciar o serviço mqtt mosquito dão uns impulsos ao arrancar.
É normal acontecer isto, é que estou a pensar colocar a funcionar nas persianas e estou com receio nos dias em que falha a luz ou uma falha de comunicação comecem a abrir.
Sim tenho, so me acontece isso nos sonoff dual no single funciona normal.
Ontem tive que voltar a instalar o mqtt, porque cada vez que retirava alimentação dos sonoff o relé que eu tenho neste caso defenido para fechar ficava ativo, o mesmo acontece quando desligo o cabo de rede da rpi e volto a ligar.
O ultimo teste que fiz ao fazer o restart do mqtt ficaram todos ativos.
Provavelmente para os sonoff dos estores é melhor escreveres na consola
powerretain1 0
powerretain2 0
poweronstate 0
Deve funcionar…
(o retain flag para os estores - em que o motor se desliga sozinho - em princípio só prejudica…)