Estou aqui a dar um nó cerebral.
Quero meter um ZBMINI num extrator de WC (que está ligado em paralelo com a luz do espelho), mas mantendo o funcionamento manual (mesmo que os “smarts” vão abaixo).
O objetivo é:
- Sempre que o interruptor da parede está ligado, quero garantir que tanto a luz do espelho e o extrator estejam ligados.
- Quando o interruptor está desligado, a luz do espelho está desligada, e o extrator “normalmente” também, mas o ZBMINI pode fazer bypass e ligá-lo.
Eu consigo ter quase isto simplesmente ligando o ZBMINI em paralelo, o único senão é que, quando o ZBMINI liga, ao fechar o circuito e como está em paralelo, a luz do espelho também vai ficar ligada.
Video: https://photos.app.goo.gl/6EeZHoPS8Y4BwGSs7
Fora isso, estaria perfeito (se não arranjar outra forma, farei assim).
Outra forma possível que estava a pensar é colocar 2x ZBMINI’s, um para a luz e outro para o extractor, mas utilizando a entrada de “switch”, sendo que ambos iriam ligar ao mesmo interruptor.
Isto até teria outra vantagem, que é ter o estado real reportado na entity (se ligar pelo interruptor, a entity mostra essa alteração) - não necessito disto, mas é “nice to have”.
O problema aqui é que o interruptor funciona como um toggle, não interessa se está na posição “ligado” ou “desligado”, simplesmente faz toggle, o que fará com que os ZBMINI’s fiquem dessincronizados, ou seja, por exemplo, desligo ambos no interruptor, ligo o extrator no HA, se alguém ligar o interruptor, vai fazer toggle a ambos - a luz vai ligar e o extrator vai desligar. Ao desligar o interruptor, a luz vai desligar e o extrator ligar.
Resolveria o problema se houvesse forma de o ZBMINI forçar ambos a ficar “on” sempre que o interruptor vai para a posição de “ligado”, em vez de inverter o estado anterior, mas penso que não é possível.
(É possível com automação no HA, mas vai contra o princípio de manter o funcionamento manual se o HA morrer.)
Alguma ideia?
Ou sabem de alguma alternativa ao ZBMINI que tenha fisicamente um “modo” de funcionamento como descrevi?
Obrigado.