Extrator WC em paralelo com luz

Estou aqui a dar um nó cerebral.
Quero meter um ZBMINI num extrator de WC (que está ligado em paralelo com a luz do espelho), mas mantendo o funcionamento manual (mesmo que os “smarts” vão abaixo).

O objetivo é:

  • Sempre que o interruptor da parede está ligado, quero garantir que tanto a luz do espelho e o extrator estejam ligados.
  • Quando o interruptor está desligado, a luz do espelho está desligada, e o extrator “normalmente” também, mas o ZBMINI pode fazer bypass e ligá-lo.

Eu consigo ter quase isto simplesmente ligando o ZBMINI em paralelo, o único senão é que, quando o ZBMINI liga, ao fechar o circuito e como está em paralelo, a luz do espelho também vai ficar ligada.
Video: https://photos.app.goo.gl/6EeZHoPS8Y4BwGSs7
Fora isso, estaria perfeito (se não arranjar outra forma, farei assim).

Outra forma possível que estava a pensar é colocar 2x ZBMINI’s, um para a luz e outro para o extractor, mas utilizando a entrada de “switch”, sendo que ambos iriam ligar ao mesmo interruptor.
Isto até teria outra vantagem, que é ter o estado real reportado na entity (se ligar pelo interruptor, a entity mostra essa alteração) - não necessito disto, mas é “nice to have”.
O problema aqui é que o interruptor funciona como um toggle, não interessa se está na posição “ligado” ou “desligado”, simplesmente faz toggle, o que fará com que os ZBMINI’s fiquem dessincronizados, ou seja, por exemplo, desligo ambos no interruptor, ligo o extrator no HA, se alguém ligar o interruptor, vai fazer toggle a ambos - a luz vai ligar e o extrator vai desligar. Ao desligar o interruptor, a luz vai desligar e o extrator ligar.
Resolveria o problema se houvesse forma de o ZBMINI forçar ambos a ficar “on” sempre que o interruptor vai para a posição de “ligado”, em vez de inverter o estado anterior, mas penso que não é possível.
(É possível com automação no HA, mas vai contra o princípio de manter o funcionamento manual se o HA morrer.)

Alguma ideia?
Ou sabem de alguma alternativa ao ZBMINI que tenha fisicamente um “modo” de funcionamento como descrevi?

Obrigado.

Viva,

Só consegues com um switch que tenha 220 no input de S1 como este.

Qual é o comportamento desses?
Se o interruptor no S1 estiver ligado (passar corrente), ele força o estado “on” do output?

Se for o caso, então a minha segunda abordagem funcionaria.
Aliás, assim de repente, parece-me que isso isolaria o circuito do extrator, ou seja, bastava ter 1 relay desses no extrator e a luz continuaria a estar ligada diretamente ao interruptor. Estou a pensar bem?

Exactamente. O único cenário em que fica marado é quando alterares o estado via APP, em que o estado fica invertido (o switch é um toggle portsnto só inverte.

Então sobre a minha pergunta:

Se o interruptor no S1 estiver ligado (passar corrente), ele força o estado “on” do output?

Pelo que percebi então isto não acontece, ou seja, se o interruptor estiver desligado, eu ligar na app e depois ligar o interruptor, a vou ter corrente na luz, mas o relay (e o extrator) vai desligar.

Assim sendo volto ao mesmo problema (da segunda abordagem do meu post inicial).

Se percebi bem a única forma que tens de garantir isso é colocando o socket no interruptor

Viva
Se uasares o seguinte esquema consegues fazer o que pretendes
circuito

1 Curtiu

Acabei de experimentar, mas não funciona. Numa posição do interruptor, o relay liga e desliga muito rápido, sequencialmente, fazendo com que a luz (que na experiência representa o extrator) pisque muito rápido (ouve-se o relay a ligar e desligar), enquanto a outra luz mantém ligada.
Noutra posição do interruptor, a luz (extrator) fica desligada enquanto a outra luz está ligada mas muito frouxa!

Será que o meu módulo é diferente desse? (Reparei que tem o L out e o L in em posições trocadas).

Pode ser o circuito e para o Sonoff ZBMINIL2
https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=095-1945&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_sonoff_pt_013&utm_content=feed_sonoff&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwhtWvBhD9ARIsAOP0Gog2LPZ0nZuT-Ho4OBR7-U3ebesfK0fzrFjeqaZG8sPt4vv9OF_d4XsaAp_1EALw_wcB

Penso que o que tu tens é um outro modelo
A um modelo que não permite que o interruptor esteja ligado ao positivo L

1 Curtiu

Esse não tem neutro, mas no esquema aparece o neutro.

Pode ser de facto isso, tenho de arranjar outro modelo para experimentar.

Se usares o modelo que te enviei estou 100% seguro que vai trabalhar. Eu tenho uma situação éden tica na minha casa de banho mas feita com um Shelly

Mas esse Sonoff ZBMINIL2 não tem entrada para fio neutro, e no esquema tem.

Sim fazes a ligação igual aí do esquema mas sem o neutro ir au sonoff

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade