Estruturar rede em casa para o HA

Boas a todos, depois de muito tempo sem vir por aqui e andar afastado destes temas por motivos de trabalho e pessoais, vou voltar outra vez a este assunto, mas começar a fazer as coisas com “cabeça, tronco e membros”.

Depois de muito ler por aqui sobre redes e pc´s/mini/Nuc’s/NAS e afins, venho pedir a vossa ajuda para começar a estruturar bem isto para ver se fica feito de uma vez por todas e não andar sempre a mexer e a comprar material, rede e onde correr o HA.

Moro numa vivenda de R/C e sotão (o sotão aqui está aproveitado para os quartos, sala, WC dos miúdos.
O router da NOS Coaxial (este será para eliminar na medida do possível) está na sala do sotão, deste router sai 4 cabos RJ45, 2 para os quartos (para os PC’s), 1 para a Tanix (HA) na sala, 1 para o R/C.

No R/C tenho um switch antigo no quarto de onde saem 3 cabos, 1 cabo para a TV (neste quarto), 1 cabo o escritório (PC), 1 cabo para a garagem onde tenho outro router antigo da Asus onde se ligam 2 PC’s.

Não tenho nada de IP’s reservados nem nada dessas coisas foi ligar e funcionou e ficou assim, agora a mulher tem passado mais tempo em casa a trabalhar com o Laptop da empresa, e não me agrada a ideia de estar ligada ao wifi da rede interna, (tenho uma rede guest no router NOS, mas é usada pelo pessoal de família que vem cá a casa e colegas dos miúdos).

A minha ideia aqui era estruturar a rede de maneira a ter tudo separado, já vi que a melhor maneira é com VLAN’s onde ficaria algo assim:

Interna
Trabalho (só para a mulher ligar o laptop da empresa)
IoT (para o HA e sensores, etc…)
Guest (para família e amigos dos miúdos, visitas)

Os miúdos usam a net basicamente para; pesquisas, trabalhos da escola, jogar, e IPTV (Netflix, Prime), não sei até que ponto valia a pena uma VLAN só para isto??

Já vi por aqui que o pessoal recomenda Ubiquiti Unify, pela simplicidade de gerência e agregação, mas parece que anda tudo esgotado, o material que tinha pensado anda algo nesta ordem, para acabar com o router da NOS:

Router USG (normal)
Cisco SAP112 (para tirar o telefone do router da NOS)??? será que vale a pena, pouco o usamos.
AP’s (1 ou 2 para ter wifi na casa toda, caso a ver)
Switch’s

Agora a parte de onde correr o HA, visto que a Tanix já não tem muito tempo de vida, queria algo mais duradouro, já vi por aqui recomendarem o M710/M900 Tiny na casa dos 200€, já que algum pessoal usa NAS também, eu guardo muita coisa em disco, alguns HDD’s com coisas antigas, e outas em SSD’s, acontece que quando quero ver algo tenho de andar á procura do disco certo até encontrar, a mulher tem algumas coisas em termos de ficheiros do trabalho guardados em casa, pelo que gostava de centralizar tudo, se calhar a melhor maneira era um NAS? Ou outra solução que eu não esteja a ver.

Qual a melhor solução para tudo isto, fico á espera de opiniões vossas.

Pessoalmente recomendo a Unify e na tua situação parece-me que os dois APs serão suficientes. Mas não há nada como ir instalando e testando e, caso a cobertura não seja a suficiente, adicionar mais APs.

Caso pretenda e não consigas arranjar, tenho um USG com um ano de uso que substitui por um UDM Pro, que posso vender. Caso queiras manda MP.

Quanto à máquina para os HA, um NUC será a melhor opção pois permite-te correr outras VMs além da do HA.

1 Curtiu

Boas @j_assuncao pelo que tinha lido em opiniões tuas e de outros vi que o Unify era o caminho, agora tenho de arranjar t€mpo e ir devagar a fazer a rede, quanto a esse USG não fica esquecido :slight_smile: thanks.

Alguma recomendação em termos de CPU para o NUC (I3; I5), sei que RAM á volta de 16GB, estive a ver um Lenovo ThinkCentre Tiny com I3, I5 e sempre é mais pequeno, agora como posso fazer com os discos que tenho para ter tudo num sitio, para aceder quando quiser, sem andar a ligar e desligar um de cada vez?? Com uma HDD bay para vários discos dará para isso.

i3, i5 … não acho que seja suficiente para caracterizar um CPU.

Não sei se te importas com os consumos , mas deixo aqui dois exemplo se quiseres olhar e refletir sobre isso.

image

Há por ex. Lenovo M72 TINY i3-2120T com cpu i3 que pode consumir até 35W e tem cpu mark de 1486, e tens uns CPU N6000 com 6W e CPU mark 3123.
Só as diferencas de potencias, se não me enganei ( (30W = 0,029kW) x 24h x 365 dias) , representam 254 kWh num ano., é mais do que alguns frigorificos consomem :wink:

Conclusão um i3 ou até um i7 , pode gastar mais e faz menos que um N6000 que dei como exemplo.
Há que ter atenção á geração do CPU.

2 Curtiram

Os watts apresentados são de TDP ( thermal design power), não representa o consumo do mesmo.
Na perspectiva de estudar o consumo do equipamento, observar somente de consumo de CPU é insuficiente. Existem muitas outras variáveis (geração de cpu, board, tipo de disco, ram,… até a eficiência energética da fonte).

Dependo das necessidades atuais e perspectivas futuras, equipamentos como um minipc com cerca de 4-5 anos como um intel de g7 com i5, i7,… da linha T,U ,… ou até mesmo um K (sem turbo ativado e governator em power save) possuem características mais do que suficientes para correr o HA e muitos outros serviços domésticos (cctv, media server,… ), com consumos de ~20w (medido na tomada) em idle (onde irá passar a maioria do tempo), ficando a preços iguais a um celeron novo (muito mais limitado em características e consumo ligeiramente inferior).

1 Curtiu

Obrigado ao @PDM e ao @Luis_Andrade pelos inputs, o que eu tenho andado a ver é os SFF com os I5 7400T ou I7 6700T algo á volta disto, com o N6000 vi este, foram os primeiros que vi numa pesquisa rápida, a minha ideia é ficar já preparado para o futuro (relativo), como diz o @Luis_Andrade (media server, cctv e afins).

1 Curtiu

Se possivel vai para geração 7 ou superior… a parte grafica, número de cores, … vale a diferença de preço.

1 Curtiu

O N6000 era só um exemplo, pelo qual até já pensei substituir o rpi4 que apesar de se aguentar é fraquito qd se mete detecção no frigate.
Claro que o TDP é o maximo terorico de consumo do CPU, era só para não assustar tanto …claro e que a isso há que somar tudo o resto que só vem piorar as contas.

image

Consumo Fonte 24VDC , onde está pendurado quase todo o iot : RPi a 5% load em idle, cordenador ZB , 4 router ZB, Router NOS, um Router, um AP, 6 cam wifi, uns 4 ESP .

Com estas coisas tenho no minimo 350kWh por ano só para iot :slight_smile:

2 Curtiram

Não propriamente…
" Thermal design power [1] (sigla: TDP ; tradução literal em português: “potência térmica de projeto”), por vezes chamada thermal design point , é a potência térmica máxima (calor) gerada por um componente de computador que o sistema de arrefecimento precisa dissipar. Por exemplo, um sistema de um processador central de laptop pode ser projetado para trabalhar com 20 W TDP, o que significa que ele pode dissipar (através de um método de refrigeração com cooler ou um método de refrigeração passivo, através de convecção natural, da dissipação do calor ou das três modalidades de transferência térmica), 20 watts de calor sem exceder a temperatura máxima da junção do microprocessador. "

O valor serve, entre outras coisas, para escolher um método de refrigeração adequado. Os valores que o cpu pode atingir em termos de consumo podem ser muito superiores.

1 Curtiu

Então se pode dissipar até ao TDP quer dizer que pode consumir mais que o TDP ?

1 Curtiu

Sim… por norma, até entrar em thermal throttling

1 Curtiu

Podes dar mais detalhes sobre esta parte elétrica?
Que equipamento/módulo usas para passar dos 24vdc para 5vdc?
Eu já comprei à uns tempo este stepdown (https://www.aliexpress.com/item/32718700405.html) para esse fim, mas nunca o cheguei a testar. Será boa opção?

Essa rede a 24vdc tem baterias para backup?

Os CPUs tens de ir por algo que consuma pouco (com baixo TDP) pois é algo que vai estar ligado 24h por dia. Quanto mais recente a geração melhor mas também não é preciso nada topo de gama.

O HA não precisa de grandes recursos de memória para correr pelo que 4GB para o HA, 2GB para o SO base (o Proxmox só precisa de 1GB), mais alguma coisa para outras VMs que queiras. Para começar 8GB deverão ser suficientes.

Quanto aos discos uma caixa externa poderá servir mas lembra-te que a velocidade vai ficar limitada à velocidade do Bus do tipo de ligação utilizado (USB2, USB3, Firewire, Lightning, etc.). Podes sempre ter um NAS e montar uma share remota para usar.

1 Curtiu

A parte electrica não é nada de mais.
Tenho fonte 230VAC/24VDC 20A (over kill) com baterias, que “segura” o basico do sistema do HA.(Routers wifi, RPI4, coordenador e router ZB…)

A passagem dos 24VDC para as tensões dos equipamentos “fortes” (RPI, routers ) é feita com stepdown (aprox para 3~4A) do genero que colocaste sem os LCD, para correntes baixas (routers ZB ,cameras …) usei alguns minatura.

image

1 Curtiu

Acredito que existe uma ideia generalizada do que realmente significa o TDP e reflexo no consumo. Deve ter sido por esse motivo que os fabricantes como a intel e amd agora apresentam os valores com Processor Base Power e Maximum Turbo Power , ao contrário da antiga referência de TDP que não era indicativo do consumo e arrastava muitos para ideias erradas.

Por exemplo: um cpu com menos de 1 ano (12900k ), pode atingir consumos de energia até 241w (não TDP)… contudo, se formos medir só o consumo do HA e afins, atribuindo todos cores do mesmo nem chega aos 10w… coisa que num cpu mais antigo será muito superior e nem de perto garante a mesma performance (instalar addons, restart,…).

Considerando que o equipamento pode ter diversos outros serviços a correr para integração no ha (vigilancia, …) e até para outras utilizações domésticas,… um cpu mais antigo/fraco (menos cores e frequencia) vai ter necessidade de maior esforço, resultando em mais watts do que um mais recente/atual, apesar de ter menor TDP e consumo energético máximo.

Em termos práticos e objectivos: 50 containers e 4 VMs, pode levar um CPU com 4 anos a cargas tão elevadas que resulta num consumo geral acima dos 60w e com tempos de espera elevados. Em oposto a um equipamento com cpu recente e de topo (conforme o referido acima), temos cerca de 5 a 10% de carga, com valores abaixo dos 40watts, mesmo estando identificado como sendo capaz de consumir 241w (só o cpu).

Em resumo, a escolha do equipamento (cpu, board,…) vai ser sempre muito subjectivo, dependendo das necessidades e equilíbrio pessoal. O melhor que acredito ser possível fazer é dar referências mínimas, para cenários objetivos.

O equipamento que tinhas dado como referência acima, pode ser um bom ponto de partida para os teus requisitos. Caso tenhas demasiados (inicialmente) recursos de cpu disponiveis, tens pequenas “afinações” que podes fazer para diminuir drasticamente (~50%) o consumo do equipamento sem comprometer a performance e disponibilidade.

Cá me vou safando com rpi4

image

Se ligar detecção nofrigate , vai para os 40% , se não houver grds movimentos que obriguem o CPU a trabaçhar , se houver movimentos , lá sobe para os 100% :fire:

Ao preço que andam atualmente os PI4 vs um minipc (em segunda mão como o referido acima), na relação preço/performance/versatilidade deixa o pi como uma opção muito difícil de conseguirmos considerar… já para não falar na disponibilidade de aquisição.

O meu rpi foi comprado em bom tempo, talvez há uns 2 anos, já perdi a conta .
Se fosse hoje, optava por um NUC, fanless, baixo consumo, por ex. com N6000, o que para mim já era um overkill.

1 Curtiu

Aproveitando o tópico sabem se para uma casa com 1º andar res do chão e cave (onde tenho controlo de portões e caldeira) se é suficiente apenas um ap unify p.e. no rés do chão?

Assim de repende digo que será pouco , só testando, cada caso é um caso, depende de muita coisa, do nivel de sinal e que pretendes em cada zona, tipo de construção, dimensão da casa … acho que até as humidades das paredes podem influenciar ( no inverno humido noto perda de sinal ).

Por aqui, com dois pisos, um router low cost TP-link instalado na caixa de escada aberta, que está mesmo ao centro da casa, cobre tudo dentro de casa num raio de 10m (nem em todo o lado tenho boas velocidades) e sinal , em alguns extremos do piso inferior. Na garagem tenho outro TP-Link a fazer de AP


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade