Boas a todos, depois de muito tempo sem vir por aqui e andar afastado destes temas por motivos de trabalho e pessoais, vou voltar outra vez a este assunto, mas começar a fazer as coisas com “cabeça, tronco e membros”.
Depois de muito ler por aqui sobre redes e pc´s/mini/Nuc’s/NAS e afins, venho pedir a vossa ajuda para começar a estruturar bem isto para ver se fica feito de uma vez por todas e não andar sempre a mexer e a comprar material, rede e onde correr o HA.
Moro numa vivenda de R/C e sotão (o sotão aqui está aproveitado para os quartos, sala, WC dos miúdos.
O router da NOS Coaxial (este será para eliminar na medida do possível) está na sala do sotão, deste router sai 4 cabos RJ45, 2 para os quartos (para os PC’s), 1 para a Tanix (HA) na sala, 1 para o R/C.
No R/C tenho um switch antigo no quarto de onde saem 3 cabos, 1 cabo para a TV (neste quarto), 1 cabo o escritório (PC), 1 cabo para a garagem onde tenho outro router antigo da Asus onde se ligam 2 PC’s.
Não tenho nada de IP’s reservados nem nada dessas coisas foi ligar e funcionou e ficou assim, agora a mulher tem passado mais tempo em casa a trabalhar com o Laptop da empresa, e não me agrada a ideia de estar ligada ao wifi da rede interna, (tenho uma rede guest no router NOS, mas é usada pelo pessoal de família que vem cá a casa e colegas dos miúdos).
A minha ideia aqui era estruturar a rede de maneira a ter tudo separado, já vi que a melhor maneira é com VLAN’s onde ficaria algo assim:
Interna
Trabalho (só para a mulher ligar o laptop da empresa)
IoT (para o HA e sensores, etc…)
Guest (para família e amigos dos miúdos, visitas)
Os miúdos usam a net basicamente para; pesquisas, trabalhos da escola, jogar, e IPTV (Netflix, Prime), não sei até que ponto valia a pena uma VLAN só para isto??
Já vi por aqui que o pessoal recomenda Ubiquiti Unify, pela simplicidade de gerência e agregação, mas parece que anda tudo esgotado, o material que tinha pensado anda algo nesta ordem, para acabar com o router da NOS:
Router USG (normal)
Cisco SAP112 (para tirar o telefone do router da NOS)??? será que vale a pena, pouco o usamos.
AP’s (1 ou 2 para ter wifi na casa toda, caso a ver)
Switch’s
Agora a parte de onde correr o HA, visto que a Tanix já não tem muito tempo de vida, queria algo mais duradouro, já vi por aqui recomendarem o M710/M900 Tiny na casa dos 200€, já que algum pessoal usa NAS também, eu guardo muita coisa em disco, alguns HDD’s com coisas antigas, e outas em SSD’s, acontece que quando quero ver algo tenho de andar á procura do disco certo até encontrar, a mulher tem algumas coisas em termos de ficheiros do trabalho guardados em casa, pelo que gostava de centralizar tudo, se calhar a melhor maneira era um NAS? Ou outra solução que eu não esteja a ver.
Qual a melhor solução para tudo isto, fico á espera de opiniões vossas.