Estores eletricos

Boa Tarde a Todos,

Estou a renovar uma casa e onde eram estores de fita vai pasar a ser estores eletricos, não sou nada entendido em eletronica apenas sou capaz de fazer vendo topicos de Como fazer :face_with_hand_over_mouth:

Abri os rossos e tenho os tubos e caixas para passar os fios eletricos, o que me aconcelham a comprar de interruptores para os estores, existe alguns que precione uma vez e largue e abra tudo ou faça o inverso feche tudo ou tem de se estar sempre a precionar o botão?

Já vi uns videos em que se pode dar ordens por voz para acender e apagar luzes é possivel fazer o mesmo ou não convem?

Será possivel por exemplo estar fora de casa e mandar abrir os estores atravez do telemovel?

Pelo que li também no forum existe equipamento que tem de claud e que não é seguro, existe algo que seja independete (livre)

desde já obrigado

1 Curtiu

primeira pergunta queres fazer isso tudo tu, ou vais contratar um electricista?

1 Curtiu

Bom dia Duarte,

Pelo que tenho visto não parece dificel fazer as ligações, sei o básico de eletricidade quando complica peço ajuda a um amigo eletricista ou contrato alguém.

então antes de começar faz um desenho com tudo o que queres meter na casa, convém saber o que queres onde queres, para poderes deixar tubos suficientes para tudo.

passa tubos de 20 para todos os sítios(não percas tempo a passar tubos de 16 não vale o esforço, tubo de 20 é mais do que suficiente para tudo) que necessitas de electricidade, o ideal é passar do quadro para o ponto em questão, exemplo: tubo do quadro para o estore, tubo do quadro para o interruptor, tubo do quadro para a luz.
cuidado com as curvas dos tubos, e não poupes no tubos anelados, sempre alta resistencia 750NW para cima, assim se alguém os calcar não ficas sem eles.
Regra geral nunca passar tubos pre cabelados.

1 Curtiu

Mais uma vez obrigado pela resposta à minha questão Duarte Santos,
Eu jé tinha tudo passado o que era tubos pela casa a casa não foi construida de nova comprei e estou a remodular tudo que era fios eletricos foi substituidos por novos e canalização, até era para ser estores de fita mas à ultima hora achamos que seria melhor por estores eletricos que isolava melhor do frio, abri os roços juto à janela para colocar os interruptores e a caixa de derivação coloquei o tubo e voltei a fechar e 1 de mão de estuque até levar a camada final logo tiro e coloco fotos.
Como na altura não era para ser estores eletricos não tinha feito a puxada mas como vai ter teto falso e ainda não está fechado coloco o tubo preso no teto e vou buscar a correte à caixa de derivação onde passa os fios.

Só pretendo ter estores eletricos, câmera no portão de entrada e umas 3 à volta da casa por wifi talvez não sei se será melhor ou não, ter portão de entrada de viaturas automático já tem a tubagem instalada aqui fui eu que não existia para os fios, julgo que é o básico :thinking:

O método que te disse para fazer era para evitar ao maximo as caixas de derivação nas paredes, mas como já está feito não vale a pena retirar.

1 Curtiu

conselho de amigo, não poupes no isolamento e na estanquicidade da casa, principalmente nessa caixa de estore.

1 Curtiu

A caixa de estore era a que estava na casa é para ser substituída por uma isolada, ando a pedir orçamentos para caixas, janelas e estores tudo novo.

Tem de ir aos poucos a casa está a ser toda renovada a maioria das coisas é feito por mim e dois amigos o que não sabemos aí contrata-se quem saiba.

1 Curtiu

Em relação aos interruptores não é necessário ficares a pressionar no botão.
Na minha casa anterior eu tinha esse sistema.
Por cerca de 20 euros por interruptor instalas uma versão smart que te faz a gestão e que podes automatizar pela app ou pelo home assistant. Eu tive boas experiências com os da Maxcio por exemplo que controlas com a aplicação da Tuya que é compatível com home assistant.

Da muito jeito para acordar os miudos nas tb podes fechar ou abrir dependendo da temperatura (por exemplo se não queres que a casa aqueça muito a partir de uma determinada hora no verao).

1 Curtiu

Eu tinha visto estes e que dava jeito pois num dos quartos tem dois interruptores juntos um é da luz da varanda e o outro é para os estores mas não sei se são alguma coisa de jeito.

É da marca smartify

Interruptor de Luz + Interruptor de Estores Duplo Inteligente WiFi Smartify - Branco

E visualmente muito parecido com o que tinha sugerido e funciona com a mesma App (alias eu inicialmente usava a app da Smartlife e depois mudei para a da Tuya). Provavelmente o hardware e o mesmo.
Nao sao dispositivos muito dados a avarias. Eu comprava 1 ou 2 para testar antes de substituir na casa toda (o seguro morreu de velho) :wink:

Mas se houver outros que sejam mais fiáveis não me I porto de dar mais uns €e não estar sempre preocupado que a qualquer momento se avariam.

Prefiro um sistema mais fiável mesmo que Não dê tanta boa aparência.

Será que os dispositivos zigbee serão melhores?

Na minha opinião podias ter colocado esta questão antes de abrir roços o que evitaria colocares um interruptor de parede e caixa derivação.
Com recurso ao shelly 2pm podes comandar os estores em qualquer parte do mundo, programar abertura e fecho por horário ou pelo pôr/nascer do sol assim como constatar o estado do estore em determinado momento. A app da shelly é extremamente versátil.
Eu adaptei os meus e instalei a alimentação eléctrica pelo exterior dado que ia colocar capoto.

Nesta imagem vê-se um interruptor preto e discreto no buraco da fita e que serve para comandar o estore pontualmente quando falha o wifi. Nota: Os shellys não precisam constantemente do wifi para funcionarem, é necessário nos momentos de alteração de configurações.

Um exemplo da agenda da app da shelly

1 Curtiu

Pois mas não sabia, sou leigo nesta matéria e quando andava a fazer pesquisas na net é que vi que era possível e dei com o vosso site e coloquei as minhas dúvidas.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade