Estores eléctricos novos HA

Boa tarde,

Devido ao fundo ambiental estou a pensar mudar os estores+janelas aqui de casa e tinha algumas questões se me conseguirem ajudar.
Como Introdução tenho ponto eléctrico na caixa de estores para alimentação mas mais nada para interruptores. O que penso não ser problema pois quaisquer interruptores zigbee farão o efeito depois dos estores integrados.

Perguntas:

  • há alguma marca de estores fiáveis que integrem directo com HA sem ter de colocar bridges RF ou Shellys no meio? Que disponibilize informação de percentagem de abertura tb
  • não havendo que marcas de estores eléctricos aconselham ? Idealmente com backup (pilha ou algo) e switch manual/acionador físico caso falte a luz
  • conhecem instaladores dos mesmos que actuem na área de Odivelas? E já agora que tb tratem da parte das janelas incluindo alvenaria se necessário bem como o processo, se algum, para o fundo ambiental.

Obrigado !

Se tens ponto electrico junto dos estores porque nao ligas metes um interruptor tambem?

Está dentro da caixa de estores só. E não queria cabos a vista

Infelizmente a arquitetura portuguesa depende muito dos estores tradicionais embutidos na janela, e não nos vulgo blinds ou cortinados, onde para este tipo existem múltiplias soluções.

O que procuras não existe. Ou seja, podes colocar um motor para controlar os estores mas dificilmente uma solução que tenha controlo embutido, por isso deverás de ter outro dispositivo externo para o controlar. E dificilmente conseguirás ter uma solução com bateria que suporte múltiplos estores a 220V que necessitem de 150W-250W para subir/descer estores durante 30 segundos (tempo de curso estimado).

Baseado na minha experiência com Shelly, com o objetivo de ter uma solução que não dependa 100% da cloud e que tenha integração fácil com HA, funciona muito bem, para mim. E irá permitir-te controlar estores sem necessitares de instalar interruptores, como pretendes. Mas tens alternativas com ZigBee e outras que te permitem ter o mesmo controle sem depender da cloud.

Obrigado pelas dicas. Actualmente já uso n Shelly’s de modo local para electrovalvulas etc. a questão era eventuais problemas de SW com o Shelly que me impeçam de todo de mexer o estore mas percebi o ponto. Resta então perceber que marcas de motores são mais fiáveis e instaladores. Obrigado!

olha eu tinha estores de fita, e nao tinha pontos electricos muito perto a nao ser algumas tomadas, o que fiz foi pus maos a obra fiz um roços em cada divisao fui buscar energia a essas tomadas e coloquei um interruptor no lugar da fita tapei os roços pintei… e parece de origem.

1 Curtiu

Os meus estores tem um ponto na onde podes colocar uma manivela e abrires o estore manualmente caso falte a luz

Podes partilhar modelo/datasheets? Obrigado

No meu caso tinha pontos de luz perto foi só abrir um pouco a parede e passar cabo até ao chão, passa pelos rodapés e sobe por trás das madeiras das janelas até à caixa de estore. Não usei interruptores porque não acho necessário, tenho automações e eles trabalham por eles. Caso seja mesmo preciso controlo na app do HA e também tenho 1 comando RF que selecciono o número do estor e controlo. Comando e módulos zigbee da marca Moes. Tem percentagem e estou bastante contente

E qual a marca e modelo do motor pode indicar?

Uns mandei vir da Amazon outros comprei no leroy merlin.
Só tive atenção aos NM suportados e ao diâmetro de 60mm o resto comprava os mais baratos, isto na amazon. No. Leroy de 60mm tem 2 modelos penso eu, comprei os que suportam mais NM

Mas a integração com Ha fez com um Shelly?

Sim…existe integração com o shelly.
Pode fazer depois colocar um custom card:

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade