Viva, estou a pensar em colocar um modulo zigbee atras do interruptores actuais de forma a controlar os estores. Alguma recomendação? Estou a ver o Nous B4Z, alguém usa?
Algum dificuldade?
Cumprimentos,
Porquê optas por zigbee em vez de wifi?
E porque não? Parece ser uma melhor solução se quiser uma rede mesh, estarei errado?
Prefiro ter ligação wifi, para poder controlar por HA mas também através da app do vendor caso o ha esteja em baixo, sem mais nenhum interveniente no processo para além do router da internet
Eu tive um para experimentar e nao compensa. Falta bastante configuracao comparado com os Shelly.
Que tipo de configurações? Que modelo testas te?
Por exemplo a calibracao da posicao dos estores. Nao e muito intuitiva no Nous. Depois nunca consegui que os estores parassem ao pressionar o botao novamente, era um desatino. Com os Shelly e super intuitivo e configuravel.
Eu tenho uns Zigbee dos mais baratos que encontrei e só lhes encontro uma falha para o meu setup.
Abrem, fecham, permite calibrar, parar no sítio que quero, abrir só uma determinada percentagem e para mim é fundamental, não usar nenhuma “nuvem” externa. Tenho como obrigatório que tudo no HA possa funcionar sem integrações externas ou nuvens que a qualquer altura possam desaparecer.
O único problema que tenho é por usar uns botões da Efapel 21290, que ficam na posição de abrir ou fechar, em vez de ter de pressionar o tempo todo até abrir/fechar. Com este tipo de botões, quando falta a luz, no arranque do módulo caso tenha um botão pressionado, o estore segue logo nesse sentido.
Pode ser inseguro, pois se o botão tiver ficado na posição de abrir, o estore vai abrir todo ao faltar a luz.
É isso mesmo que tinha em mente, obrigado pela partilha. Portanto tudo funciona corretamente, tirando essa questao apos a falha de electricidade. Que modelo usas te?
Tenho os Zigbee A, na altura não havia o B ou eram bem mais caros… Não encontro descrição de qual a diferença. Se for uma versão posterior, até podem ter solucionado aquele problema.
Já agora, em WIFI tenho uns da LoraTap, versão 1, que vem com ESP e coloquei Tasmota. Tenho desde 2020 e nunca deram problemas.