ERSE - Contabilizar os custos com Energia Elétrica (Versão Janeiro 2021)

Nas entidades

Eu tenho o select construídos

mas quando vou ao erse… não aparece nada e continua a pedir utility_meter
image

O que me está a falhar?

confirma com o Diogo Gomes, mas penso que não alterou essa descrição, no próximo passo já aparecem os select em vez dos utility meter. O que alterei foi em configurações já existentes.

Eu também já só tenho entidades “select.”, e da última vez que tive de readicionar tudo de novo ao ERSE já só tinha opção dos selects. Não tenho disponíveis sequer no HA, neste momento, nenhuma entidade com domínio “utility_meter.” Mas alguma coisa está a funcionar mal, ainda não escarafunchei o suficiente para descobrir o quê…

1 Curtiu

No ERSE? houve uma alteração qualquer em Setembro, no HA, que provocou isso. Já descobri como ultrapassar. Mas de facto houve qualquer coisa que fez com que só os “diários” funcionem. os mensais e anuais deixaram de funcionar, de mudar de ciclo.

Alguém me sabe dizer como somar os valores do custo em vazio e cheio para saber exatamente o valor da factura, já vi em cima que o Diogo Gomes colocou uma formula, mas não estou a conseguir implementar.

1 Curtiu

Obrigado
O Diogo Gomes já tinha essa apresentado essa fórmula neste fórum, mas parece-me que tem a potência somada também, são 3 parcelas. Fiquei também na dúvida se seria um template, porque o código é diferente.
No caso que apresentas só tem duas parcelas. A Potência está já incluída nalguma delas?

Fiz como tu tens e somei a potencia, mas agora fiquei na dúvida.

O IVA e as taxas já deverão estar também, certo?

Tem batido certo com as facturas?

Olá. Aqui nesta fórmula só estão a ser somados os custos de vazio + cheias. Podes adicionar também os custos por dia ou acumulados do mês. Eu uso esta fórmula para ter noção sem taxas, depois tenho outro template sensor que chamo “Fatura mensal”, que já considera as taxas:

monthly_erse_edp_bihorario_15min_cost:
      unique_id: monthly_erse_edp_bihorario_15min_cost
      friendly_name: "Fatura EDP Bi-horário / Mensal (P15min)"
      # device_class: monetary
      unit_of_measurement: 'EUR'
      value_template: >-
        {% if is_number(states('sensor.edp_6_9_kva_bi_horaria_ciclo_diario_cost')) and is_number(states('sensor.sensor_monthly_energy_consumo_rede_15min_fora_de_vazio_cost')) and is_number(states('sensor.sensor_monthly_energy_consumo_rede_15min_vazio_cost')) %}
          {{ (states('sensor.edp_6_9_kva_bi_horaria_ciclo_diario_cost')|float(default=0) + states('sensor.sensor_monthly_energy_consumo_rede_15min_fora_de_vazio_cost')|float(default=0) + states('sensor.sensor_monthly_energy_consumo_rede_15min_vazio_cost')|float(default=0))|round(2) }}
        {% else %}
          None
        {% endif %}

Eu tenho um pouco mais de código pois quero eliminar agora erros de cálculo quando algum dos sensores não está disponível, daí ser um pouco mais “confuso”, mas a fórmula de cálculo é igual, só com acrescento da parcela que vem da integração ERSE (‘sensor.edp_6_9_kva_bi_horaria_ciclo_diario_cost’).

1 Curtiu

Quais os sensores que utilizas, os quais por vezes não estão disponiveis? Está ligado á porta HAN?

Não, tenho uma pinça a medir; os erros às vezes ocorrem no arranque do HA, mas dão logo cabo das estatísticas e não quero no meu caso, é apenas para prevenir.

1 Curtiu

Após instalação através do HACS e confirmação da mesma em /config/custom_components/erse, não consigo adicionar nas Integrações, simplesmente não aparece nada com o nome ERSE (a instalação foi repetida várias vezes).
Talvez esta situação esteja relacionada com este problema.

Home Assistant 2022.9.5
Supervisor 2022.09.1
Operating System 9.0
HACS: 1.26.0
ha_erse: 2.1.6

edit: 07/ Out
Voltou a aparecer nas integrações

boas, com as mais recentes atualizações do HA deixou de estar disponivel o energy_meter do ERSE, julgo que agora terá de ser via “Helpers” dentro do HA.

Alguém já ultrapassou o tema?

Obrigado

O que passou para os helpers foi o utility_meter e o dominio dos utility meters passou de utility_meter para select. Basta fazer as alterações necessárias e ficará tudo novamente a funcionar.

Dada a inexperiência, há algum post com os detalhes da alterações necessárias?

Os utility meters continuam a funcionar por YAML não sendo obrigatória a mudança para helpers, pelo que deverá continuar tudo a funcionar.

Confirma se tens o HACS e o ERSE actulizados.

Uma dúvida: este contabilizador de custos da ERSE tem em conta o cálculo do netmeetering que a e-redes faz e que é aquele que depois surge na fatura?

Boa Tarde

Depois do meu ha ter pifado , tive que instalar tudo de novo.

Agora numa instalação Limpa, ao tentar adicionar a integração os utility meter não aparecem

Alguém como este problema ?

Não é nenhum problema, os Utility Meters agora estão nos Helpers.

instalei a pouco temo o pzem 004t e após uns dias a funcionar, e ter feito uns registos manuais, parece-me bater certo o consumo com o quadro da edp.

queria agora ver em tempo real o valor apróximado da minha fatura, mas acho que isto não está nada correto :slight_smile:

os valores já são em kWh, penso que posso saltar o ponto 1 e 2 do tutorial. o resto fiz assim, e agradecia uma ajudinha sff :smiley:

Sem título

utility_meter:
    energia_dia:
     source: sensor.geralcasa_energy_today
     cycle: daily

energia_mes:
     source: sensor.geralcasa_energy_today
     cycle: monthly
   template:
    - sensors:
        fatura_energia_simples:
          friendly_name: "Fatura Energia simples"
          value_template: >-
            {{ ((float(states.sensor.energia_mes.state) * 0.1465 + now().day * 0.3566 + 2.92 ) * 1.23 ) | round(2) }}
          unit_of_measurement: "€"

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade