ERSE - Contabilizar os custos com Energia Elétrica (Versão Janeiro 2021)

template:
##
  - sensor:
####
    - name: "Fatura Energia simples"
######
      state: >-
         {{ ( states('sensor.energia_mes')|float(0) * 0.1465 + (now().day * 0.3566) + 2.92 ) * 1.23 ) | round(2) }}
      unit_of_measurement: "€"

Qualquer coisa parecido.

Mas o erse faz isso…

Podes querer é prever o total do mes

Como disseram que para tarifa simples não era preciso o ERSE, optei por fazer assim (sem saber claro se é a melhor opção).

O objetivo era ter a evolução da fatura diariamente, e que no fim do mês fosse o mais real possível

Boa tarde,
já percorri todo o tópico e não encontrei ninguem a fazer referencia a este problema. De certeza que a burrice é minha mas se puderem dar uma ajuda.

image

Estou a colocar EDP na configuração.
O que é que estou a fazer mal?

Obrigado

E qual é a entidade que estás a utilizar?

Pessoal, estou a tentar perceber os custos do motor da piscina. Está a funcionar mas como tenho painéis solares, conta toda a energia, ainda que esteja em negativo, claro.
Tenho de introduzir um if…then no template a dizer que se o sensor da energia estiver abaixo de 0, não contar.
Alguém me pode ajudar com a sintaxe por favor?
Eis o código para o motor:

- platform: template
  sensors:
    fatura_energia_piscina:
      friendly_name: "Fatura Energia bi-horário piscina"
      value_template: >-
        {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_piscina_vazio.state) * 0.1034  + float(states.sensor.monthly_energy_piscina_fora_de_vazio.state) * 0.1898 ) * 1.23 ) | round(2) }}
    fatura_energia_simples_piscina:
      friendly_name: "Fatura Energia simples piscina"
      value_template: >-
        {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_piscina_vazio.state) * 0.1567  + float(states.sensor.monthly_energy_piscina_fora_de_vazio.state) * 0.1567 ) * 1.23 ) | round(2) }}

Eu uso um utility_meter com 3 tarifas: vazio, fora de vazio, net metering. Tenho uma automação para activar a tarifa adequada a cada momento. Quando o saldo quarto-horário está positivo o consumo é pela tarifa net metering a custo zero.

No meu caso só uso para o geral da casa mas nada impede de fazer o mesmo para cada dispositivo.

Obrigado pela resposta, mas isso obrigar-me-ia a escrever automações, introduzindo mais complexidade. Já vi colocar if… nos templates, só preciso de uma pequena ajuda…

A sintaxe é trivial, o problema é que não há sintaxe que possas inserir nesses templates que vá tirar do ar uma quantia que parece que não tens, que é a quantia de kWh consumidos pela bomba (1) enquanto não havia consumo da rede ou (2) enquanto consumia do Saldo Quarto-Horário.

{{ X if <condição> else Y }}
{% if <condição> %}
  {{ X }}
{% else %}
  {{ Y }}
{% endif %}

Para saberes o valor que irás pagar esse valor necessitava de ser subtraído do monthly_energy_piscina_fora_de_vazio antes de multiplicar pelo preço do kWh. Certo?

Alternativamente podes modificar a forma como o monthly_energy_piscina contabiliza o consumo, que é essencialmente o que eu descrevi no meu comentário anterior (há outras formas, talvez com ifs).

Está-me a escapar alguma coisa?

Editado para acrescentar: para sintaxe costumo ir primeiro à documentação de Templating e depois à documentação do próprio Jinja2.

Preciso de algo assim:

- platform: template
  sensors:
    fatura_energia:
      friendly_name: "Fatura Energia bi-horário piscina"
      value_template: 
      {% if sensor.shellyem_b9f3f2_channel_1_power ≥ 0 %}
        {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_vazio.state) * 0.1034  + float(states.sensor.monthly_energy_fora_de_vazio.state) * 0.1898 + now().day * 0.3210 + 3.02 ) * 1.23 ) | round(2) }}
        {% else %}
        {% endif %}

Estou com o mesmo problema não me aparece nenhuma entidade

Bom dia

Existe forma de definir o ciclo mensal a começar no dia 6 em vez do dia 1?

A minha fatura não corresponde exatamente ao mês.

Grato

Isto é para tarifário fixo, certo?
Eu vou passar para indexado, e estou a ver como vou adaptar para calcular o valor da fatura ao dia e mensal.
Já tenho os valores horários com a integração “OMIE - electricity market operator for the Iberian Peninsula”.
Tenho também o valor horário que o fornecedor vai cobrar (saquei em https://github.com/luuuis/hass_omie/wiki/Tarifários-Portugal)
Tenho obviamente o consumo instantaneo de um shelly EM
Mas agora como fazer multiplicar o consumo pelo custo do fornecedor duma forma horária?

Jà tenho isto aplicado ao tarifário indexado, mas já está tão confuso que acho que nem sou capaz de reproduzir tudo de novo; devia fazer do início… Mas os template sensors de 15 em 15 minutos ainda uso e são válidos, o que tem de se ter em conta é o preço depois que é variável.
Estou a pensar fazer de raiz, se fizer vou acompanhar fazendo tutorial. Nâo tenho tido tempo para isto, nem coragem para fazer tudo de novo, lol.

Bom, eu estou de volta disso agora mesmo.
Estou a pensar criar um utility, peak e offpeak. Depois, em vez de multiplicar pelo preço fixo do kW, multiplico pelo valor atual do preço do fornecedor.

EDIT: o problema é que o preço varia de hora em hora. Teria que ou de hora em hora fazer a multiplicação e ir somando, ou “dizer-lhe” para ir ver a hora algures. Parei aqui

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade