Podes colocar aqui, por favor, o código do que tens nesses cards?
O que tenho nos cards são os sensores de custo criados com a integração ERSE. São:
sensor.sensor_monthly_energy_vazio_cost
sensor.sensor_daily_energy_fora_de_vazio_cost
Estes sensores foram criado com a configuração inicial aqui:
Então tens de criar um sensor template, para te somar os 2:
sensor:
platform: template
sensors:
sensor_monthly_energy_cost:
unique_id: sensor_monthly_energy_cost
friendly_name: Custo Mensal da Energia
value_template: >-
{{ (states('sensor.sensor_monthly_energy_vazio_cost')|float(default=0) + states('sensor.sensor_monthly_energy_fora_de_vazio_cost')|float(default=0))|round(2) }}
e o mesmo para o diário.
Perfeito, já está a fucnionar.
Estou com um problema na implementação do ERSE. Aparentemente todas as entidades estão criadas, mas no interface quando estou a escolher qual a entidade que mede o vazio ela não aparece, a fora de vazio aparece. Já verifiquei e está bem escrita “Fora de Vazio” e “Vazio” no ficheiro e configuração. Nas ferramentas também verifico que está criada a entidade, com valor 0. Já desinstalei e voltei a instalar a integração e não resolveu. Obrigado.
A entidade só vai estar disponível quando tiver valores, enquanto for 0 não vai aparecer.
Era mesmo esse o problema, obrigado.
Boa tarde,
Ao configurar a integração quando me pede os sensores para adicionar para fazer cálculo do valor em relação ao consumo, há sensores que não me aparecem para escolher e que eu configurei no utility meter.
Para dizer melhor, há uns que me dão os Kwh automaticatimente e outros que tive de fazer uns passos porque só me dão os W e eu precisava dos Kwh.
Alguém que consiga ajudar? Acontece o mesmo na integração do próprio home assistant para calcular o valor gasto em eletricidade
Para quem como eu anda intrigado de como a E-Redes faz os cálculos do net metering, sugiro que vejam este post:
https://www.facebook.com/groups/autoconsumofotovoltaico/posts/1081414135745789/
Posto isto, alguém que domine bem o HA e que consiga implementar a abordagem discutida neste post?
Isto é uma interpretação, mas certamente existe um documento oficial da ERSE a regular como isto deve ser feito…
Bom dia a todos,
Tenho vindo a seguir este topico ja á algum tempo e comecei a preparar o meu HA para meter o ERSE a funcionar quando deparei-me com alguns “constrangimentos”.
Tenho Endesa, o meu contador da Cheia, Ponta e Vazio mas a minha tarifa é a simples logo os valores de cada tipo são algo inrrelevantes visto que no final o objetivo é simplesmente somar o total dos 3.
Tenho a porta HAN acessivel e tenho um aparelho (um EOT) que envia para o HA as contagens de energia consumida e exportada (visto que tambem tenho uma UPAC com excedentes enviado para venda).
Com tudo isto, qual será a melhor maneira de implementar isto a fim de monitorizar os custos que tenho, alguma sugestão?
Boas!
Eu só iniciei produção no fim da março (última semana) e ainda não consegui realmente entender tudo, pois os períodos de faturação são diferentes entre a venda e a compra, e não cheguei a ter 3 meses de venda completa, apenas 2 meses e 1 semana que, pelas minhas contas não andaram muito longe. Implementei o sistema dos 15min por diferença, no HA, directo (ou pago ou recebo), e acho que tenho a coisa a funcionar de forma “bastante satisfatória” com o processo que implementei, mas realmente gostava de saber o que estou a fazer. É difícil fazer contas de um lado com um período e de outro com outro (vendo por períodos de 3 meses, início a dia 1 dos meses e compro de 21 a 20 - EDP). Realmente isto não é, logo à partida, fácil de comparar (tem de ser ir dia a dia). Com mais esta questão, a ser verdadeira, nem quero pensar como implementar…
Já me sobram poucos neurónios depois de entrar no HA…
Alguém tem acesso a informação oficial? Link?
No HA já tenho coisas “giras”, muito à conta da integração do @dgomes, mas se só forem “giras” não me servem de grande coisa:
Acabo por fazer as minhas contas pessoais de retorno com os períodos de faturação da EDP (opção pessoal para noção de impacto, e é isso que uso no HA, na imagem acima), mas quando recebo, não recebo pelos mesmos últimos 3 meses de faturação de 21 a 20, mas sim pelos últimos 3 meses de 1 a 31… Corto já os pulsos ou deixo para mais logo?
Existe algum manual atualizado da integração ERSE? Queria configurar e não estou a conseguir faze-lo.
Agora já não se escolhe o comercializador?
Viva. Alguém com problemas no utility meter desde a actualização 2022.9.*?
Pois, eu fiz o downgrade para voltar a funcionar. As indicações na release é que o utiloty_meter-update deixa de existir e tem que ser usado o select. A verdade é que o ERSE deve estar a usar ainda o antigo.
Resolvi alterando por select.
Alteraste onde?
Eu tenho uns 30 utility_meters.
alterei o inicio utility_meter.xxxxx por selec.xxxxx
Onde fizeste a alteração, por favor?