Erro máximo do relógio do contador de energia

Desculpem… Em algum ponto do fórum alguém mencionou que o erro máximo regulamentado para o relógio do contador de energia era de 1 minuto. O meu contador está com mais de 1 minuto de adiantamento.

Pode(m) partilhar o documento (ou referência a ele) onde isto está estabelecido?

Obrigado!

Obrigado @nikito7!

No Regulamento do autoconsumo de energia elétrica “Regulamento n.º 266/2020” (Diário da República n.º 57/2020, Série II de 2020-03-20, páginas 138 - 155), consta:

Artigo 27.º

Desvio horário do relógio dos equipamentos de medição

Para os equipamentos de medição instalados nos pontos estabelecidos nas alíneas a) e b) do Artigo 24.º, o operador da rede verifica diariamente o desvio horário dos respetivos relógios, procedendo ao respetivo acerto, pelo menos, quando esse desvio, face à Hora Legal mantida pelo Observatório Astronómico de Lisboa, for igual ou superior a 1 minuto.

Link para o PDF do regulamento: https://files.dre.pt/2s/2020/03/057000000/0013800155.pdf

1 Curtiu

Ligaram-me da e-redes…

Só acertam o relógio no local…

Estamos no seculo XXI, 5G, bitcoin, vamos e vimos á lua e a marte…!!! e ainda temos de acertar contadores no local no local TCHHHH

O Janz perde um minuto na primeira semana após o acerto. E depois vai atrasando lentamente. E a Janz faliu logo…

O Kaifa tem bug no histórico do diagrama de carga. Em caso de falha de comunicação, perdes esses dados…

O meu adorado Sagem perdeu as chaves da HAN. Trocaram por outro -.-

No geral a e-redes diz que 95% do contadores estão a funcionar bem…

Quando trocam o contador. O antigo vai diretamente para outro cliente. Após a meia noite.
Sem qualquer revisão.

Por fim os técnicos que fazem o serviço localmente, não são da e-redes. E são poucos os que entendem o que estão a fazer

2 Curtiram

Acabado de acertar

Edit:

algo deve ter feito timeout

Another bug

:rofl: :rofl: :rofl: O país das leis perfeitas porque ninguém tem de cumpri-las.

1 Curtiu

Eu tenho o mesmo sintoma. O meu é um Janz GPRS.
Já reclamei 2 vezes. Vieram cá 3 vezes acertar. Passado pouco tempo já está 2 minutos atrasado.

Quando tiver tempo vai ser livro de reclamações.

Num quadro real, pouco ou nada de lesão daí resulta. Se tens tarifa bi/tri horária, da mesma forma que adianta/atrasa o início dum horário, adianta/atrasa o fim do mesmo. O problema, para mim, é ter de colher a informação minuto a minuto, pois nunca sabes a que horas o contador anda. Como óbvio, deixa-me sempre a suspeita sobre a exatidão das medidas que um contador destes faz, isto sim é deveras preocupante…

Para esse efeito (bi/tri-horário) concordo. Nesse caso o erro é mínimo.

No entanto para efeitos de NetMeetering o erro (2 minutos) é enorme (mais de 10%). Daí existir a obrigação de acerto diário se erro for superior a 1 minuto.

Eu estou a ligar a resistência da AQS para compensar a injeção (e aproveitar a energia para aquecer a água). Um erro de 2 minutos em cada 15 pode fazer a diferença. São valores baixos, mas a soma ao longo de muitos dias, deixa de ser irrelevante.

E concordo contigo. Se está grandeza (tempo) tem erros,

@lopitos, há coisas ainda mais grave…

Para comparar com os meus dados, eu pedi a Luzboa, meu comprador de excedente, que me desse o diagrama de cargas utilizado nos cálculos para me pagar. Veja abaixo o excerto.

Observe que o diagrama de cargas que eles me enviaram está com arredondamento de Watts. Pedi agora a eles o cálculo completo para ter certeza pois, se a E-redes arredonda ao Watt, estamos todos sendo pesadamente lesados e a fazer papel de palhaços.

1 Curtiu

Fora o bug dos 2min, o relógio até é certinho

1 Curtiu

O meu contador acertou magicamente

Bom dia.

Tenho estado a reclamar viemente com eles.
Nunca parei de o fazer.
Eu consegui que a E-Redes assumisse que para atualizar a hora era necessário vir uma equipa técnica. Pedi a gravação da chamada e eles enviaram.
Voltei a reclamar e a questionar junto da autoridade qual era o estado da reclamação.

À uns dias ligou uma senhora da E-Redes a pedir para eu lhe explicar o problema. Expliquei tudo. Ela ouviu e registou. Disse que ia reportar à equipa técnica porque eles não entendiam o problema.
O que lhe disse é simples: de acordo com a legislação o contador tem que estar sincronizado com os servidores deles (uma vez que afirmam ter a hora do servidor sincronizada). E como era necessário vir equipe técnica para fazer esse acerto, tinham duas hipóteses:
1 - vir acertar a equipa diariamente;
2 - implantação de sincronização remota da hora.

Devem ter optado pela 2ª opção :face_with_hand_over_mouth:

EDIT: o meu contador já está com a hora certa (difere 3 segundos da hora do meu telemóvel, pelo que está impecável)

2 Curtiram

Acho que o atraso de 1 minuto é propositado.

Não sei qual a intenção.

Isto num contador novo acabado de configurar


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade