isso é falta de comunicação. Os motivos podem variar.
Acontece-me ocasionalmente num ou outro sensor. Os sensores fazem comunicação em 3 situações:
- Alteração de parametro medido (>x envia logo)
- Carregar no botão (envia logo)
- a cada X minutos mesmo sem alteração de medição (acho que o máximo é 40m mas pode depender do tipo/modelo)
A falta de comunicação não tem necessariamente a ver com o linkquality. Eu noto muitos problemas na rede zigbee que ainda não consegui perceber, porque também não é muito fácil analisar a rede. Tenho routers que não ‘routeiam’ nada, tenho outros que funcionam, mas retiram informação dos pacotes (ou não a colocam) e como tenho mais de 15 (que é o limite do CC2531), sem routers não é possível que todos comuniquem com ‘a base’. Por vezes tenho (tinha) sensores que desaparecem da rede.
De notar que desde que retirei todas as lâmpadas da rede do CC2531 tenho menos falhas nos sensores (o que é um contrasenso porque as lâmpadas fazem (supostamente) de router.
O que me fez ‘desistir’ do zigbee2mqtt foi o dimmer. Ao fazer dim a uma lampada, o primeiro comando passava e os outros já não. Praticamente a rede zigbee parava e passados 5-20 segundos entravam os comandos todos de seguida (exemplo clássico clicar várias vezes num interruptor zigbee para tentar ligar uma lampada). Assim que estabilizava piscava x número de vezes. Usar um interruptor zigbee tornou-se numa lotaria cá em casa. às vezes ligava, mas depois já não desligava.
conclusão, não tenho nada contra o zigbee2mqtt, usei desde muito cedo, e acho que tem melhorado bastante, mas ainda tem um longo caminho pela frente. Neste momento tenho apenas sensores e switches e 90% das vezes tudo funciona. As lampadas (philips e IKEA) foram todas para uma Hue Bridge que tem um alcance brutal e que funciona 100% das vezes e com controlo de brilho imediato sem se engasgar. Uso switches e cubo xiaomi para controlar via zigbee2mqtt lampadas que estão ligadas na rede zigbee da hue bridge. E também tenho interruptores do IKEA ligados à hue a controlar on/off e dim.