Equipamentos compatíveis com zigbee2mqtt

Lista de equipamento compatíveis com zigbee2mqtt:

Philips Hue:
ph2

  • Lâmpadas:
    Ref: 929001137003

    - platform: "mqtt_json"
      state_topic: "zigbee2mqtt/<FRIENDLY_NAME>"
      availability_topic: "zigbee2mqtt/bridge/state"
      brightness: true
      color_temp: false
      xy: true
      command_topic: "zigbee2mqtt/<FRIENDLY_NAME>"   
    

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Iluminacao/Lampadas/Smartlighting/19121571.aspx
testado : @nunocouto

1 Curtiu

Boa ideia este tópico! Assim que possível ponho cá os meus equipamentos.

Lista completa do que é suportado:

Obrigado pelo link.
Mas a idea era temos um repositorio atualizado em portugues feitos e testados pelo membros do forum.

1 Curtiu

Xiaomi WSDCGQ11LM: Sensor de temperatura, humidade e pressão

7b6cd0b4-84f0-4249-a231-91c406e0e9cf

#### TPH
- platform: "mqtt"
  name: "Temperatura"
  state_topic: "zigbee2mqtt/<FRIENDLY_NAME>"
  availability_topic: "zigbee2mqtt/bridge/state"
  unit_of_measurement: "°C"
  icon: "mdi:thermometer"
  value_template: "{{ value_json.temperature }}"
  
- platform: "mqtt"
  name: "Humidade"
  state_topic: "zigbee2mqtt/<FRIENDLY_NAME>"
  availability_topic: "zigbee2mqtt/bridge/state"
  unit_of_measurement: "%"
  icon: "mdi:water-percent"
  value_template: "{{ value_json.humidity }}"

- platform: "mqtt"
  name: "Pressão"
  state_topic: "zigbee2mqtt/<FRIENDLY_NAME>"
  availability_topic: "zigbee2mqtt/bridge/state"
  unit_of_measurement: "Pa"
  icon: "mdi:speedometer"
  value_template: "{{ value_json.pressure }}"

- platform: "mqtt"
  name: "Bateria"
  state_topic: "zigbee2mqtt/<FRIENDLY_NAME>"
  availability_topic: "zigbee2mqtt/bridge/state"
  unit_of_measurement: "%"
  icon: "mdi:battery-charging-wireless-50"
  value_template: "{{ value_json.battery }}"
2 Curtiram

Obrigado Jorge Assunção, era mesmo isto que precisava!!

image

1 Curtiu

@j_assuncao Eu activei no HA o discovery no mqtt agora quando coloco o device na lista de sensores ele aparece em duplicado. Alguma forma de contornar a coisa?

A solução mais rápida será retirar de novo o discovery::wink:

Confirma na lista de entidades se os sensores que aparecem em duplicado têm o mesmo nome ou não. Poderás estar a forçar os sensores a aparecer através de um grupo, por exemplo, e assim os sensores aparecem tanto pelo discovery como pelo grupo.

No meu HA tenho o discovery activo mas uso um default_view no groups.yaml para evitar que os equipamentos “descobertos” através do discovery não apareçam automaticamente.

1 Curtiu

Acrescento mais estes 2 atributos que podemos extrair do sensor…achei interessante o linkquality, com o sensor encostado ao sniffer usb marcava 165, quando o levei para o quarto de destino, no andar de cima, passou a marcar 31…mas ainda consegue enviar dados! (inventei a unidade de medição para o linkquality :stuck_out_tongue: )

- platform: mqtt
  name: "Força Sinal Aqara"
  state_topic: "zigbee2mqtt/0x00148d100228804f"
  availability_topic: "zigbee2mqtt/bridge/state"
  unit_of_measurement: "dB"
  icon: mdi:speedometer
  value_template: "{{ value_json.linkquality }}"

 - platform: mqtt
   name: "Voltagem do sensor"
   state_topic: "zigbee2mqtt/0x00148d100228804f"
   availability_topic: "zigbee2mqtt/bridge/state"
   unit_of_measurement: "mVolts"
   icon: mdi:speedometer
   value_template: "({{ value_json.voltage }} )"
3 Curtiram

Boas, tenho um sensor igual a esse da xiaomi.

Está ligado ao zigbee2mqtt e está a funcionar. Mas por vezes demora muito tempo a atualizar as medições. Já aconteceu vezes estar sem medições durante 5 horas. Não acredito ser a distância porque está sempre no mesmo sitio e apanha-me 31 linkquality. Quando carrego no botão, ele atualiza.

É normal nestes sensores?

isso é falta de comunicação. Os motivos podem variar.

Acontece-me ocasionalmente num ou outro sensor. Os sensores fazem comunicação em 3 situações:

  • Alteração de parametro medido (>x envia logo)
  • Carregar no botão (envia logo)
  • a cada X minutos mesmo sem alteração de medição (acho que o máximo é 40m mas pode depender do tipo/modelo)

A falta de comunicação não tem necessariamente a ver com o linkquality. Eu noto muitos problemas na rede zigbee que ainda não consegui perceber, porque também não é muito fácil analisar a rede. Tenho routers que não ‘routeiam’ nada, tenho outros que funcionam, mas retiram informação dos pacotes (ou não a colocam) e como tenho mais de 15 (que é o limite do CC2531), sem routers não é possível que todos comuniquem com ‘a base’. Por vezes tenho (tinha) sensores que desaparecem da rede.

De notar que desde que retirei todas as lâmpadas da rede do CC2531 tenho menos falhas nos sensores (o que é um contrasenso porque as lâmpadas fazem (supostamente) de router.

O que me fez ‘desistir’ do zigbee2mqtt foi o dimmer. Ao fazer dim a uma lampada, o primeiro comando passava e os outros já não. Praticamente a rede zigbee parava e passados 5-20 segundos entravam os comandos todos de seguida (exemplo clássico clicar várias vezes num interruptor zigbee para tentar ligar uma lampada). Assim que estabilizava piscava x número de vezes. Usar um interruptor zigbee tornou-se numa lotaria cá em casa. às vezes ligava, mas depois já não desligava.

conclusão, não tenho nada contra o zigbee2mqtt, usei desde muito cedo, e acho que tem melhorado bastante, mas ainda tem um longo caminho pela frente. Neste momento tenho apenas sensores e switches e 90% das vezes tudo funciona. As lampadas (philips e IKEA) foram todas para uma Hue Bridge que tem um alcance brutal e que funciona 100% das vezes e com controlo de brilho imediato sem se engasgar. Uso switches e cubo xiaomi para controlar via zigbee2mqtt lampadas que estão ligadas na rede zigbee da hue bridge. E também tenho interruptores do IKEA ligados à hue a controlar on/off e dim.

Ainda estou muito verde quanto ao zigbee. Mas curiosamente tenho uma lâmpada da philips e não me parece estar a fazer de router. Tenho um sensor da xiaomi ao lado e o linkquality aparece-me perto dos 20 e 40.

Tenho alguns aparelhos com zwave e estou bastante satisfeito, estava convencido que iria ser parecida a experiência com a rede zigbee.

Quanto ao sensor vou metê-lo durante uns dias perto do router a ver se é igual

Zwave é outro nível :wink:
O z2m (zigbee2mqtt) tem dois problemas. Ainda está verde, e a antena do cc2531 é muito fraca.

Implementações de zigbee bem feitas (como a Hue bridge) funcionam sem problemas. O z2m ainda tem de crescer um bocadinho, e lidar com a dificuldade de funcionar (bem) com equipamentos com implementações diferentes de zigbee. Cada fabricante tem a sua manha mania.

Já dei por mim a equacionar voltar à gw da xiaomi, que tinha melhor alcance para os sensores. Isto é tudo muito giro, mas por vezes mais vale gastar um bocadinho mais e ter coisas que funcionem bem. O sensor não funcionar é chato. A lâmpada não ligar/desligar já não é tolerável (no meu caso)


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade