Equipamento CCTV

Bom dia malta.
Gostaria de, a curto/médio prazo, integrar no home assistant um sistema de CCTV (4/5 câmaras exteriores no máximo) pelo que este post é no sentido de pedir opiniões/conselhos de que tenha algo semelhante instalado.
Pretendia algo que fosse fiável, fácil de configurar e de manter, boa integração com HA, funcionasse através de POE e que não causasse um grande buraco na carteira.
Alguém que possa/queira partilhar oponiões e sugestões de equipamentos (marca e modelos) de câmaras e nvr e integração com HA?
Peço desculpa se já foi discutido por aqui, mas nas pesquisas que tenho feito à procura deste tipo de informação não encontrei nada-

1 Curtiu

Interessado também no assunto.

Eu tenho 2 modelos de câmaras. TAPO da Tplink e Reolink. Anteriormente tm tive Hikvision.
A melhor relação qualidade/preco/ facilidade é para mim a Tapo.
Aplicação intuitiva, pode gravar em local com micro sd que da facilmente 1 mes de gravações, e a integração é muito fácil. Podes tb pagar a subscricao e ter as gravacoes em cloud.Eu tenho uma tablet velha sempre ligada com as imagens das cameras.
Com as Reolink não posso fazer isso porque são alimentadas a bateria e derretida a autonomia mesmo com painéis solares para as manter carregadas. De referir tb que as tapo são mais sensíveis a movimento por isso assumindo que não as pões a gravar 24/7 não perdes pitada.
Já agora na última versão do home assiant saiu uma nova integração de NVR que ainda não testei e que supostamente permite gravações no home assistant? Já darei feedback quando brincar com isso… espero que isto ajude

Obrigado Paulo pelo seu feedback.
Estive a dar uma vista de olhos na Tapo e não satisfaz os meus critérios. Procuro câmaras de exterior e embora tenha alguns modelos para esse efeito parece-me uma linha mais vocacionada para interior. Além disso parece-me que todas têm ligação por wi-fi, coisa que não quero, e nenhuma tem alimentação via poe, critério decisivo.
Quanto à Reolink, antes de colocar o post já tinha dado uma vista de olhos no site e parece estar dentro do que pretendo. Parece equipamento mais vocacionado para exterior e com alimentação poe. Mas como não tenho experiência não sei qual a qualidade do material, qual o mais indicado face aos critérios que referi acima, e como é a integração com HA.

Entao so UNIFI. :wink: Mas sao carotas.

De facto @Pedro_Alves já tinha visto as UNIFI. É uma marca de qualidade induscutível e isso também se reflete no preço, que é demasiado para o que pretendo gastar.

Eu comprei o gravador e neste momento 1 câmera da marca Anker, é POE e o interface das câmeras e do gravador são muito identificados, se o mesmo, da hikvison.
Em termos de preço são muito em conta.

Bom dia a todos

Vou dar aqui a minha opinião relativamente a este assunto, mas antes vou dividir o teu tópico em diferentes questões:

1. integrar no home assistant um sistema de CCTV
    A recomendação que te dou, se estás à vontade com Docker, é usares o Frigate com go2rtc.
    O go2rtc tem integração nativa com o Home Assistant.

2. algo que fosse fiável, fácil de configurar e de manter
    Nada poderia ser mais simples de configurar e manter, qualquer câmara IP, barata ou cara pode ser integrada com o Home Assistant via go2rtc
    Para usares como NVR, usas o Frigate, que te permite detectar movimento e gravar clips com esse movimento.

3. funcionasse através de POE e que não causasse um grande buraco na carteira.
    A grande maravilha deste sistema, é que podes comprar câmaras baratuchas chinesas (tens câmaras PoE por 30 euros) se te sentires confortável com isso, e integram que é uma maravilha.

O meu concelho aqui até é mesmo esse, compra uma ou duas câmaras das mais baratas que encontrares e experimenta, vais testando. quando estiveres confortável compra câmaras melhor se for necessário (há sem um uso algures para as baratas).

Como o go2rtc e o Frigate te permite usar qualquer câmara IP, os teus custos não crescem quando acrescentas câmaras.
Já se adquirires um hardware NVR, estarás sempre limitado à marca e compatibilidade e ainda limitado ao número de câmaras que podes acrescentar, e isso sim, é um VALENTE rombo na carteira.

vê aqui: https://frigate.video/

Se precisares de mais ajuda acerca disto, dispõe.

1 Curtiu

A nível pessoal não posso falar, pois ainda estou a fase de planear (também com a certeza que POE é requisito obrigatório). Mas a nível profissional, posso indicar que a Hikvision é muito boa no que diz respeito a fiabilidade. No grupo onde trabalho temos largas dezenas de câmaras Hikvision e muito poucas falhas.

Gostei também da sugestão do @RuiDias. Um PC, com um bom disco rígido só para as gravações e um Google Coral, deve acabar por ficar mais em conta que um NVR e sem as referidas limitações.

Muito obrigado @RuiDias.
Neste momento tenho o HA a correr num pc dedicado. Confesso que há muito tempo tenho interesse de aprofundar a questão do Docker, mas como nunca senti essa necessidade e o sistema tem funcionado de forma impecável nunca me debrucei muito sobre o assunto e como funciona.
Quer desenvolver mais um bocado, sem bem que esse tema foge aqui ao tópico…

@nsf sem fugir muito do assunto, o meu setup foi este:

Comprei um MiniPC (Intel Nuc) e instalei o Alpine Linux como sistema operativo
Depois, instalei apenas e só o Docker e o docker-compose.

Tudo o que tenho a correr, corre em contentores docker, pela simplicidade que é em tudo, desde acrescentar novos contentores (para testes ou para usar “algo” novo), parar ou remover contentores, atualizar as aplicações e por ai fora (posso desenvolver isto num outro tópico se necessário)

Depois, tenho o HA a correr num contentor, o go2rtc em outro e por fim o Frigate em outro.
(tenho outros, como o Mosquitto, o zigbee2mqtt, esphome, e coisas que vou testando como o Asterisk, pihole, deepstack, double-take, faster-whisper, openwakeword, ollama, etc…)

O mini PC tem um disco grande o suficiente para manter gravações de 5 câmaras (alta resolução) durante 5 dias, mas no Frigate podes configurar mais ou menos tempo, e depende das tuas necessidades.

Por fim, tal como o colega @Peixeiro referiu, tenho o Google Coral para “poupar” o processador na detecção de objetos (ex: pessoas, animais e carros, etc)

É um setup que não fica caro e, devido à sua elasticidade, permite fazer muito mais sem gastar mais, também permite substituir tudo facilmente, caso haja essa necessidade. (esqueci que referir que, desde a ultima actualização do HA, agora faço backups semanais para a cloud).

Quanto às Câmaras, como já referido, desde que sejam IP já está perfeito.
Podes optar por coisa barata dos chineses ou algo mais “fiável” como as Hikvision.

Por exemplo, eu instalei para o meu irmão 9 câmaras, para uma loja, ele só necessitou do Frigate e sem HA, e foram todas Hikvision, já foi à mais de dois anos e até agora zero manutenção, com o Frigate sempre a bombar no Docker, e já apanhou malta a roubar…

No meu caso, tenho uma dos chineses que comprei para experiencias, duas Tapo e uma Hikvision e outra Dahua, mas quero comprar mais algumas e provavelmente vou optar ou por Hikvision ou Dahua, mas há mais ofertas no mercado, investiga um pouco.

Espero ter ajudado,
Rui

Se tiver disponibilidade e paciência para fazer um tutorial para “noobs” ", que abordasse tudo, do início ao fim, ficava agradecido. Era um tópico que gostaria de acompanhar e participar.

Já agora, qual o processador? Eu ainda ando com um Rpi4 de 2GB (com ssd) mas já é insuficiente (fazer updates nos EspHome é um martírio) e ando a ponderar a aquisição de um PC. A pergunta é para ter uma ideia do que já foi testado e cumpre.

Olá malta.
Bom eu também tenho andado um pouco à guerra sem saber bem ainda o certo o que comprar .
Fiz uma uma remodelação em uma casa onde nas paredes na rua pus umas caixinha de aplique com tubo 20 onde tem um cabo de rede pronto para ligar uma câmera POE.
O chato é que quase todas as câmeras POE têm um chicote agarrado à câmera, e não a porta RJ45 exposta como é o caso das unifi bullet .
Como muitas têm o chicote eu não tenho espaço para ter o chicote dentro dessa caixinha de aplique, já vi alternativas que é comprar uma junction box que é estilo uma caixa redonda para por o chicote escondido lá dentro e a câmera aparafusa a junction box.

Estou a falar de câmeras para pôr na rua ainda não vi nada muito mais barato que 80/90 euros .
Vocês têm algum input ?

Depois há outra coisa que eu não sei se não me estou a preocupar demasiado ou se faz sentido ter que é Audio bidirecional .
Faz sentido ?

Eu também deixei já os tubos só com as tampas dos apliques a tapar. Não passei os cabos UTP, só tem guias!.

Num hotel onde instalei Hikvision, em duas externas onde não tinha espaço para os ditos chicotes, fiz o furo na parede com uma broca um pouco mais larga e o chicote onde liga o cabo UTP, ficou dentro desse buraco… Pode não ter sido a solução perfeita, mas resultou, o buraco tem uns 2cm de diâmetro e fica totalmente oculto na base da câmara.

Nas câmara tipo Dome como a da imagem em baixo, os cabos couberam na base das mesmas. Também são IP67, podiam ser usadas no exterior e facilitava a cablagem, mas pelo menos neste modelo em concreto a “bola” da câmara fica só encaixada no plástico exterior e com intempéries, sol direto a dilatar o plástico, … duvido que não a fosse encontrar pendurada no cabo várias vezes.

Quanto a preços, mais em conta as Hikvision de 2Mpx (fullhd) já andam perto dos 60€ : https://outletseguridad.es/458-hwi-d121h.html.
Há também um suportes de parede onde ficarim bem escondidos os cabos, mas encarece um pouco mais a coisa… https://outletseguridad.es/383-ds-1272zj-110.html

Para video-vigilancia, acho que o audio não é muito importante. Já nos quartos dos miudos tenho umas câmaras chinesas baratas, com audio bidirecional e aí já dá jeito, para lhes dar uns recados.
Há também que ter em conta a legislação, em locais públicos e estabelecimentos, só pode gravar som quando estão encerrados… https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/videovigilancia/

Já tive a ver e de facto esses modelos da hikvision da para esconder os cabos …parece ser o caminho .
Ainda assim essas câmeras são gulosas , não sei como é que a unifi consegue ter consumos tão baixos 5w apenas pelo menos é o que diz no site oficial .

barato e facil só Reolink… ainda mais eles agora são parceiros oficiais do home assistant.

eu comprei 6 RLC-540A para já apliquei 3 e funcionam bem para o preço qualidade, gastei 60€ por camera.
elas agora estão por 67€ mas se esperares um pouco deves apanhar boas promoções.

as minha Reolink á noite são um pouco mais fracas que as hikvision, mas como tenho luz exterior não me importo muito com isso, aqui mostro a diferença. atenção que isto tem ajustes, eu não fiz muitos ajustes porque como disse tenho luz exterior: aqui mostro a diferença:

no escuro vês que a diferença é um pouco significativa especialmente em ambientes sem luz, a hikvision é muito boa no escuro, mas a diferença no preço é praticamente o dobro da Reolink.
em termos de qualidade as Reolink filmam em HD a hikvision filmam a 2K no meu sistema.

Esse modelo não dá para esconder os cabos na base certo ?

dá! mas com o acessório deles ou como eu fiz que é preferível caso estejas a fazer obras:

Já não vou a tempo disso.
Como disse acima acho que então só a hikvision os consegue esconder .

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade