Electroválvula Gás e Água

Boas pessoal,

Alguém tem alguma coisa disto em casa e controlado pelo HA? Recomendam algumas em específico?
Pode ser uma normal de 230V ou 12V se houver e depois controlado por um sonoff ou parecido.
Só queria era saber se alguém aconselha alguma marca/modelo em específico para ser fiável e que dure. Ah e normalmente aberta e possibilidade de rearme manual!

Obrigado

Olá @João, seria para aplicar onde?

no meu apartamento. a do gás deve ter de ser o pessoal do gás que vem agora meter canalizado ja lhes pedi orçamento para a electrovalvula mas queria ter uma ideias do que ha.
A da água é para meter a seguir ao contador da rede pois só ai posso actuar.

Ok, para a água conheço este https://www.amazon.com/EcoNet-Controls-EBV105-HCM-Z-Wave-Plumbing/dp/B010MG372E é caro, concerteza que existem soluções DIY que podem ficar mais em conta.
Em relação ao gás, tens este https://www.amazon.com/Topvico-Z-Wave-Water-Shutoff-Automation/dp/B0731B14B2/ref=sr_1_1?s=hi&ie=UTF8&qid=1539895856&sr=1-1&keywords=Gas+zwave também caro. Mas informa-te bem se podes usar isto em casa… gás é perigoso.

Sim em relaç\ao ao gás é mesmo para ser instalado por eles, só queria tentar perceber o que o pessoal usa.

No geral isso são boas opções mas realmente caras. A minha ideia era mais uma electrovalvula “comum” e depois a inteligência num Sonoff ou outro equivalente.

Thanks!

Não estou a ver eles do gás a instalarem isso…mas…
Podes usar electrovalvulas como dizes de 12v ou 220v, mas ja sabes que tens que levar corrente para o local.
Vamos deixar mais pessoal opinar sobre isto.

instalam. tiveram cá hoje. depois o controlo fica a meu cargo, dai que esteja a tentar ver qual seria o aparelho a meter a frente para integrar no HA e se 12V , 24V ou 230V.
Tb tenho a questão se sera melhor NF ou NA.

Normalmente fechado tem a vantagem de se a luz arder por segurança a válvula fecha. Tem a desvantagem de te sempre de tar a meter la corrente.
Normalmente aberto o contrario. lol

Corrente ja tenho, na parte do gas o esquentador é de isqueiro eléctrico, é so puxar de la. Na água fica o contador de electricidade por cima tb

Boa se instalam, já é meio caminho andado para assumirem problemas…
Como te disse, no mercado só conheço aquilo como opção mais directa. mas podes ir pelo DIY deixa ver se mais alguem te pode orientar melhor no que diz respeito a material a usar.

Y na boa . obrigado pelas dicas ate agora. Já tive a ver e ou meto um sonoff a frente se for 230V ou um shelly se for 12V ou 230V

para Agua,
vou comprar esta : https://www.amazon.es/gp/product/B00OIWB3M0
depois logo informo, mas ainda vai demorar um pouco…

thanks. eu ja tenho alguns modelos. quando decidir tb meto aqui

reparei que este assunto parou um pouco no tempo… No entanto eu estou com vontade de fazer algo sobre isto…

Mas algo mais elaborado…

Queria por exemplo contar a média de agua gasta… e se ultrapassa-se essa média iria receber uma notificação no telemóvel e o sistema iria fechar (ou nao) a válvula (ou eletrovalvula) automaticamente.

Isto seria viável? Ja existe algo montado para o efeito?
Outra solução era sempre que saí-se de casa, o sistema cortava a agua (mas depois teria de montar algo para me controlar a mim e mulher)

(já uso alguns sonnof cá por casa, mas estou sempre a pensar que os chineses ja devem saber mais de mim do que deviam)

Alguma sugestão?

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade