⚡️ Easy HAN ® E4 - Leitor WiFi da porta HAN

O 44 permite ler os registo dos topo (os mais recentes). No meu caso consigo ler até 6.
O 45 permite ler desde um endereço arbitrário, no meu caso também só consigo ler 6.

Em relação aos campos eu uso sempre o 0, que lê os 4 registos configurados no meu caso (clock, amr, active-, active+). Este perfil foi reconfigurado quando activaram o autoconsumo, antes eram só 3 registos. Eles efectivamente não fazem a contagem da exportação se não tiverem a comunicação previa.

Apenas alguns contadores não tem isso configurado.

Código relevante:

+1,3,mN1,1,9600,EB1,1,10,r010400010001,r0104006C0002,r010400160002,r010400260003,r010400790003,r0104007F0001,r0104000B0004,r01440601

; r01440601 Imp+Exp
; r01440301 Imp

Quando não está configurado só funciona o IMP

E a exportação conta como importação.

; lp

; 01441d Imp+Exp
; 014411 Imp

1,01441dUUuu@i7:1,LP Year,,LP1_Y,0
1,01441dxxxxuu@i7:1,LP Month,,LP1_M,0
1,01441dxxxxxxuu@i7:1,LP Day,,LP1_D,0
1,01441dx4xxuu@i7:1,LP Hour,h,LP1_HH,0
1,01441dx4xxxxuu@i7:1,LP Minute,m,LP1_MM,0
; summer
; amr
1,01441dx8x4xxUUuuUUuu@i7:1000,LP Import Inc,kWh,LP3_IMP,3
; lp4
; lp5
1,01441dx8x8x8xxUUuuUUuu@i7:1000,LP Export Inc,kWh,LP6_EXP,3

#
; eof

A activação da exportação é um “ordem concreta”.

Logo nem sempre é configurado.

Geralmente subir ou baixar a potência resolve isso.

(Aconteceu-me num contador)

Se esta parte não funcionar. Entrar em contacto comigo.

[https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0UZbbJQhThs8WkzQFKbfLeUGv2voehcxwDfMvgGCwo8xMe2V1V8Y8cSUVqLQLEhrNl&id=100063492735585]

"
Ontem foi dia de apenas em 15 minutos fazer a instalação do módulo easyhan.pt em substituição do elfin (informação na página do @miautomations e no canal do YouTube)

E quando digo que foram 15 minutos foi mesmo isso pois foi instalar e ir jantar :plate_with_cutlery: mais simples que isto é impossível :grinning:

É mesmo EASY HAN :grin:

Ligar o dispositivo a porta, procurar o wi-fi easy HAN qq coisa ligar, configurar a minha rede Wi-Fi, aceder ao IP do dispositivo easy HAN no browser, configurar o mqtt com host a password e user e depois copy paste para o yaml file e do card. Simples! :blush:

Para quem não sabe do que estou a falar, trata-se de umodulo wi-fi com ligação à porta HAN do nosso contador de energia que depois disponibiliza toda a informação dos consumos e produção de energia entre outros dados com plataformas como o home assistant, ou com um simples browser também se pode consultar na página do dispositivo easyhan :+1:

Toda a informação está disponível no github do easyhan nikito qualquer dúvida também estou disponível para ajudar.

O vídeo irá demorar um pouco mais… Mas será partilhado :+1::ok_hand:no canal do costume

#MiAutomations #easyhan.pt #portahan #energyreport #energy #energyconsuming #energyreport #energysaver #HomeAssistant
"

2 Curtiram

O meu modem redy queimou a fonte de alimentação à anos e estavam a querer cobrar para o reparar. Recentemente removi o re:dy e consegui por o meu a trabalhar ligado a ficha usada pelo re:dy.

O pinout no meu caso (parece idêntico ao da imagem):
Branco → GND
Preto → A+ (nao usado)
Vermelho → B-
Verde → B- (nao usado)
Amarelo → A+
Azul → 5v (nao usado)

Estou a usar o ESP Home com um D1 mini Pro alimentado pelos 220 que vinham para o re:dy :smiley:

De momento ainda não tenho nenhuma ficha cravada, estou a usar uma breadboard, mas penso em rever a instalação assim que prove ser fiável.

nota: Estou a usar o D1 mini Pro porque tive medo de não ter cobertura de wifi no local do contador mas não tenho tido problemas. O contador é um JANS monofasico C3801R4LRFGPRS. Não tive de pedir para ativar a porta HAN.

Obrigado a todos os que contribuíram para este trabalho de compreender o interface han e implementar esta solução.

1 Curtiu

Boa tarde,

Alguém com um contador Sagemcom T215 que já tenha testado e funcione?

O contador tem alimentação na porta Han. Pelo que vi há contadores que não tem ou que tem mas é utilizado pela E-REDES para envio da leitura.

Cumprimentos,
Hugo

Todos tem alimentação. Mas é partilhada pelos módulos de comunicação

Para os utilizadores mais antigos, o link mudou.

tasmota4M.bin.gz para tasmota-4M.bin.gz

OTA

http://u.easyhan.pt/han/tasmota-4M.bin.gz

É possível conectar mais de um medidor inteligente ao easyhan?

Teoricamente sim, na prática não é simples

Quais são os problemas práticos?

Tens de mudar o ID. E duplicar os pedidos.

Posso alterar o ID sozinho ou preciso de E-Redes para isso? Tenho 4 smart meters próximos uns dos outros.

Podes alterar.

; change to 01

r000600070001

; change to 1F

r00060007001F

Só podes ter um contador ligado de cada vez.

Mas provavelmente tens de reduzir aos pedidos essenciais.

Ou usar um esp32, requer alimentação extra.

Viva mais alguem ficou com parte da informaçao indisponivel no homeassistant? acho que é desde o upgrade para a versao 2023.12.x. tenho o seguinte nos logs:

Can't decode payload b'{"name":"Current L1","uniq_id":"EB1_CurL1","stat_t":"tele/edpbox1/SENSOR","val_tpl":"{% set x = value_json.EB1.Current|float(0) %} {% if x > -1 %1\xc1\x02\x00.homeassistant/sensor/nikito7-EB1/powimp/config{"name":"Active Power Import","uniq_id":"EB1_ActPow","stat_t":"tele' on homeassistant/sensor/nikito7-EB1/current/config with encoding utf-8 (for <Job None HassJobType.Callback <function async_start.<locals>.async_discovery_message_received at 0x7f9cf2d128e0>>)

alguns valores aparecem como uptime, mas os de consumo está tudo assim.

Faz restart ao easyhan

1 Curtiu

Registei só para vir aqui deixar um polegar para cima. Um trabalho de 5 estrelas, este leitor!

imagem

Não sou grande entendido de tasmota, mas a maneira como isto integrou automaticamente via MQTT surpreendeu-me. Assim de repente, a única coisa que não encontrei e dava algum jeito era expor a potência contratada, ali para o “nuclear meltdown” estou a usar um valor fixo. Se isto estiver no git ainda lá vou deitar um olho.

In any case, mtos parabéns, excelente trabalho!

2 Curtiram

No discovery não está, mas é o CT1 no mqtt.

O teu meltdown deve ser isto:

Ou meltdown time left…

E se me mal te pergunto, como estás a calcular a potência utilizada?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade