⚡️ Easy HAN ® E5 - Leitor WiFi da porta HAN

Kaifa tem bug.

Não passa de 01FF a 0200

Volta ao inicio.

No kaifa difícil vais buscar o histórico todo.

Só fazendo o registo constante. Basicamente é o que faço na Easy HAN.

LP-****.csv

80 load_profile_configured_measurements 1 2 9 10

Medições activas. Ver tabela.

81 load_profile_capture_period_s 900

15min

82 load_profile_entries_in_use 1932

Suponho que seja um contador novo, geralmente é igual a abaixo

83 load_profile_profile_entries 6720

Total

Só mostrei esses valores para mostrar que é tudo nominal. Sim, contador novo (escrevi recente na mensagem anterior, mas não era claro o contexto).

Faz sentido ser um bug, mas tem de haver uma forma, porque o distribuidor não se orienta apenas com os 6 mais recentes (1h30).

Mas pronto, vou ter de acumular as diferenças.

Obrigado!

Que me lembre consegues 512 linhas.

E a e-redes não usa isso.

Envia em tempo real, suponho.

Só serve para o caso de pedires um diagrama de carga fisico no local.

Mas no kaifa nada a fazer.

Num contador normal. Se todo a rede inteligente for ao ar. Tens 6000 linhas no contador.

Ou 4500 (janz)

Podia ser útil em casos de tribunal.

A única prova fiável é o contador. (Quando este funciona)

Tudo o resto é manipulável.

O actual netmetering por exemplo.

Eu com o 0x0144 consigo ir buscar os 6 mais recentes.
E com o 0x0145 consigo ir buscar todos no histórico mas devido ao bug apenas os 255 mais antigos.
Não estou a ver como ir buscar 512.

No site da e-redes tanto o diagrama com o excel só actualizam os dados a cada 2 dias, pelo que assumo que façam essa leitura ou integração em blocos. E claro que em caso de falha de algum equipamento de rede podem sempre precisar de ir buscar o histórico.

Que duvidas é que há em relação ao netmetering (a integração dos 15m)?

No xlsx multiplicam por 4.

O “6” não são linhas, são colunas.

O meu default só vai buscar a ultima linha com 6 colunas.

if cnt>end
and sleep==1
then
now=cnt
hex=hx(cnt)
cmd="014506"+hex+"01"
res=sml(1 1 cmd)
cnt-=1
endif

hex = numero da linha.

[ https://github.com/nikito7/edpbox-dev/blob/dev/tasmota/notes/dump.js ]

Actualmente esse script não funciona.

A função no Easy HAN é diferente

........,r01440601

; r01440601 Imp+Exp
; r01440301 Imp

Já lá vai o tempo disse.

Não sei se é 512 ou 256.

Só me lembro que não passa do 01FF para 0200, salvo erro.

Por isso tens desde 0001 a 01FF.

Espera uns dias. Tens de ter o buffer circular cheio.

Linhas em uso = Total

A unica coisa que se nota é que repete os dados.

Porque acho que não recusa o pedido

Repete os dados sim, mas só dá os mais antigos! Pode ser que quando o buffer esteja cheio o bug se manifeste de outra forma e permita ler os mais recentes.

Eu não consigo com o 0x0144 pedir mais de 6 linhas. Com 7 recebo erro. Portanto só consigo ir buscar os últimos 90m.

Não entendo. O que significa?

r01440601

O 6 são campos

A linha é o 1

Mas o 44 é diferente
Usas o 45.
Não me recordo das diferentes.
Essa parte foi um quebra cabeças na altura.

No 06 pode ser 00 = tudo

Data, amr, import, reativa, reativa, export, reativa, reativa

O 44 permite ler os registo dos topo (os mais recentes). No meu caso consigo ler até 6.
O 45 permite ler desde um endereço arbitrário, no meu caso também só consigo ler 6.

Em relação aos campos eu uso sempre o 0, que lê os 4 registos configurados no meu caso (clock, amr, active-, active+). Este perfil foi reconfigurado quando activaram o autoconsumo, antes eram só 3 registos. Eles efectivamente não fazem a contagem da exportação se não tiverem a comunicação previa.

Apenas alguns contadores não tem isso configurado.

Código relevante:

+1,3,mN1,1,9600,EB1,1,10,r010400010001,r0104006C0002,r010400160002,r010400260003,r010400790003,r0104007F0001,r0104000B0004,r01440601

; r01440601 Imp+Exp
; r01440301 Imp

Quando não está configurado só funciona o IMP

E a exportação conta como importação.

; lp

; 01441d Imp+Exp
; 014411 Imp

1,01441dUUuu@i7:1,LP Year,,LP1_Y,0
1,01441dxxxxuu@i7:1,LP Month,,LP1_M,0
1,01441dxxxxxxuu@i7:1,LP Day,,LP1_D,0
1,01441dx4xxuu@i7:1,LP Hour,h,LP1_HH,0
1,01441dx4xxxxuu@i7:1,LP Minute,m,LP1_MM,0
; summer
; amr
1,01441dx8x4xxUUuuUUuu@i7:1000,LP Import Inc,kWh,LP3_IMP,3
; lp4
; lp5
1,01441dx8x8x8xxUUuuUUuu@i7:1000,LP Export Inc,kWh,LP6_EXP,3

#
; eof

A activação da exportação é um “ordem concreta”.

Logo nem sempre é configurado.

Geralmente subir ou baixar a potência resolve isso.

(Aconteceu-me num contador)

Se esta parte não funcionar. Entrar em contacto comigo.

[https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0UZbbJQhThs8WkzQFKbfLeUGv2voehcxwDfMvgGCwo8xMe2V1V8Y8cSUVqLQLEhrNl&id=100063492735585]

"
Ontem foi dia de apenas em 15 minutos fazer a instalação do módulo easyhan.pt em substituição do elfin (informação na página do @miautomations e no canal do YouTube)

E quando digo que foram 15 minutos foi mesmo isso pois foi instalar e ir jantar :plate_with_cutlery: mais simples que isto é impossível :grinning:

É mesmo EASY HAN :grin:

Ligar o dispositivo a porta, procurar o wi-fi easy HAN qq coisa ligar, configurar a minha rede Wi-Fi, aceder ao IP do dispositivo easy HAN no browser, configurar o mqtt com host a password e user e depois copy paste para o yaml file e do card. Simples! :blush:

Para quem não sabe do que estou a falar, trata-se de umodulo wi-fi com ligação à porta HAN do nosso contador de energia que depois disponibiliza toda a informação dos consumos e produção de energia entre outros dados com plataformas como o home assistant, ou com um simples browser também se pode consultar na página do dispositivo easyhan :+1:

Toda a informação está disponível no github do easyhan nikito qualquer dúvida também estou disponível para ajudar.

O vídeo irá demorar um pouco mais… Mas será partilhado :+1::ok_hand:no canal do costume

#MiAutomations #easyhan.pt #portahan #energyreport #energy #energyconsuming #energyreport #energysaver #HomeAssistant
"

2 Curtiram

O meu modem redy queimou a fonte de alimentação à anos e estavam a querer cobrar para o reparar. Recentemente removi o re:dy e consegui por o meu a trabalhar ligado a ficha usada pelo re:dy.

O pinout no meu caso (parece idêntico ao da imagem):
Branco → GND
Preto → A+ (nao usado)
Vermelho → B-
Verde → B- (nao usado)
Amarelo → A+
Azul → 5v (nao usado)

Estou a usar o ESP Home com um D1 mini Pro alimentado pelos 220 que vinham para o re:dy :smiley:

De momento ainda não tenho nenhuma ficha cravada, estou a usar uma breadboard, mas penso em rever a instalação assim que prove ser fiável.

nota: Estou a usar o D1 mini Pro porque tive medo de não ter cobertura de wifi no local do contador mas não tenho tido problemas. O contador é um JANS monofasico C3801R4LRFGPRS. Não tive de pedir para ativar a porta HAN.

Obrigado a todos os que contribuíram para este trabalho de compreender o interface han e implementar esta solução.

1 Curtiu

Boa tarde,

Alguém com um contador Sagemcom T215 que já tenha testado e funcione?

O contador tem alimentação na porta Han. Pelo que vi há contadores que não tem ou que tem mas é utilizado pela E-REDES para envio da leitura.

Cumprimentos,
Hugo

Todos tem alimentação. Mas é partilhada pelos módulos de comunicação

Para os utilizadores mais antigos, o link mudou.

tasmota4M.bin.gz para tasmota-4M.bin.gz

OTA

http://u.easyhan.pt/han/tasmota-4M.bin.gz

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade