Kaifa tem bug.
Não passa de 01FF a 0200
Volta ao inicio.
No kaifa difícil vais buscar o histórico todo.
Só fazendo o registo constante. Basicamente é o que faço na Easy HAN.
LP-****.csv
Kaifa tem bug.
Não passa de 01FF a 0200
Volta ao inicio.
No kaifa difícil vais buscar o histórico todo.
Só fazendo o registo constante. Basicamente é o que faço na Easy HAN.
LP-****.csv
80 load_profile_configured_measurements 1 2 9 10
Medições activas. Ver tabela.
81 load_profile_capture_period_s 900
15min
82 load_profile_entries_in_use 1932
Suponho que seja um contador novo, geralmente é igual a abaixo
83 load_profile_profile_entries 6720
Total
Só mostrei esses valores para mostrar que é tudo nominal. Sim, contador novo (escrevi recente na mensagem anterior, mas não era claro o contexto).
Faz sentido ser um bug, mas tem de haver uma forma, porque o distribuidor não se orienta apenas com os 6 mais recentes (1h30).
Mas pronto, vou ter de acumular as diferenças.
Obrigado!
Que me lembre consegues 512 linhas.
E a e-redes não usa isso.
Envia em tempo real, suponho.
Só serve para o caso de pedires um diagrama de carga fisico no local.
Mas no kaifa nada a fazer.
Num contador normal. Se todo a rede inteligente for ao ar. Tens 6000 linhas no contador.
Ou 4500 (janz)
Podia ser útil em casos de tribunal.
A única prova fiável é o contador. (Quando este funciona)
Tudo o resto é manipulável.
O actual netmetering por exemplo.
Eu com o 0x0144 consigo ir buscar os 6 mais recentes.
E com o 0x0145 consigo ir buscar todos no histórico mas devido ao bug apenas os 255 mais antigos.
Não estou a ver como ir buscar 512.
No site da e-redes tanto o diagrama com o excel só actualizam os dados a cada 2 dias, pelo que assumo que façam essa leitura ou integração em blocos. E claro que em caso de falha de algum equipamento de rede podem sempre precisar de ir buscar o histórico.
Que duvidas é que há em relação ao netmetering (a integração dos 15m)?
No xlsx multiplicam por 4.
O “6” não são linhas, são colunas.
O meu default só vai buscar a ultima linha com 6 colunas.
if cnt>end
and sleep==1
then
now=cnt
hex=hx(cnt)
cmd="014506"+hex+"01"
res=sml(1 1 cmd)
cnt-=1
endif
hex = numero da linha.
[ https://github.com/nikito7/edpbox-dev/blob/dev/tasmota/notes/dump.js ]
Actualmente esse script não funciona.
A função no Easy HAN é diferente
........,r01440601
; r01440601 Imp+Exp
; r01440301 Imp
Já lá vai o tempo disse.
Não sei se é 512 ou 256.
Só me lembro que não passa do 01FF para 0200, salvo erro.
Por isso tens desde 0001 a 01FF.
Espera uns dias. Tens de ter o buffer circular cheio.
Linhas em uso = Total
A unica coisa que se nota é que repete os dados.
Porque acho que não recusa o pedido
Repete os dados sim, mas só dá os mais antigos! Pode ser que quando o buffer esteja cheio o bug se manifeste de outra forma e permita ler os mais recentes.
Eu não consigo com o 0x0144 pedir mais de 6 linhas. Com 7 recebo erro. Portanto só consigo ir buscar os últimos 90m.
Não entendo. O que significa?
r01440601
O 6 são campos
A linha é o 1
Mas o 44 é diferente
Usas o 45.
Não me recordo das diferentes.
Essa parte foi um quebra cabeças na altura.
No 06 pode ser 00 = tudo
Data, amr, import, reativa, reativa, export, reativa, reativa
O 44 permite ler os registo dos topo (os mais recentes). No meu caso consigo ler até 6.
O 45 permite ler desde um endereço arbitrário, no meu caso também só consigo ler 6.
Em relação aos campos eu uso sempre o 0, que lê os 4 registos configurados no meu caso (clock, amr, active-, active+). Este perfil foi reconfigurado quando activaram o autoconsumo, antes eram só 3 registos. Eles efectivamente não fazem a contagem da exportação se não tiverem a comunicação previa.
Apenas alguns contadores não tem isso configurado.
Código relevante:
+1,3,mN1,1,9600,EB1,1,10,r010400010001,r0104006C0002,r010400160002,r010400260003,r010400790003,r0104007F0001,r0104000B0004,r01440601
; r01440601 Imp+Exp
; r01440301 Imp
Quando não está configurado só funciona o IMP
E a exportação conta como importação.
; lp
; 01441d Imp+Exp
; 014411 Imp
1,01441dUUuu@i7:1,LP Year,,LP1_Y,0
1,01441dxxxxuu@i7:1,LP Month,,LP1_M,0
1,01441dxxxxxxuu@i7:1,LP Day,,LP1_D,0
1,01441dx4xxuu@i7:1,LP Hour,h,LP1_HH,0
1,01441dx4xxxxuu@i7:1,LP Minute,m,LP1_MM,0
; summer
; amr
1,01441dx8x4xxUUuuUUuu@i7:1000,LP Import Inc,kWh,LP3_IMP,3
; lp4
; lp5
1,01441dx8x8x8xxUUuuUUuu@i7:1000,LP Export Inc,kWh,LP6_EXP,3
#
; eof
A activação da exportação é um “ordem concreta”.
Logo nem sempre é configurado.
Geralmente subir ou baixar a potência resolve isso.
(Aconteceu-me num contador)
"
Ontem foi dia de apenas em 15 minutos fazer a instalação do módulo easyhan.pt em substituição do elfin (informação na página do @miautomations e no canal do YouTube)
E quando digo que foram 15 minutos foi mesmo isso pois foi instalar e ir jantar mais simples que isto é impossível
É mesmo EASY HAN
Ligar o dispositivo a porta, procurar o wi-fi easy HAN qq coisa ligar, configurar a minha rede Wi-Fi, aceder ao IP do dispositivo easy HAN no browser, configurar o mqtt com host a password e user e depois copy paste para o yaml file e do card. Simples!
Para quem não sabe do que estou a falar, trata-se de umodulo wi-fi com ligação à porta HAN do nosso contador de energia que depois disponibiliza toda a informação dos consumos e produção de energia entre outros dados com plataformas como o home assistant, ou com um simples browser também se pode consultar na página do dispositivo easyhan
Toda a informação está disponível no github do easyhan nikito qualquer dúvida também estou disponível para ajudar.
O vídeo irá demorar um pouco mais… Mas será partilhado no canal do costume
#MiAutomations #easyhan.pt #portahan #energyreport #energy #energyconsuming #energyreport #energysaver #HomeAssistant
"
O meu modem redy queimou a fonte de alimentação à anos e estavam a querer cobrar para o reparar. Recentemente removi o re:dy e consegui por o meu a trabalhar ligado a ficha usada pelo re:dy.
O pinout no meu caso (parece idêntico ao da imagem):
Branco → GND
Preto → A+ (nao usado)
Vermelho → B-
Verde → B- (nao usado)
Amarelo → A+
Azul → 5v (nao usado)
Estou a usar o ESP Home com um D1 mini Pro alimentado pelos 220 que vinham para o re:dy
De momento ainda não tenho nenhuma ficha cravada, estou a usar uma breadboard, mas penso em rever a instalação assim que prove ser fiável.
nota: Estou a usar o D1 mini Pro porque tive medo de não ter cobertura de wifi no local do contador mas não tenho tido problemas. O contador é um JANS monofasico C3801R4LRFGPRS. Não tive de pedir para ativar a porta HAN.
Obrigado a todos os que contribuíram para este trabalho de compreender o interface han e implementar esta solução.
Boa tarde,
Alguém com um contador Sagemcom T215 que já tenha testado e funcione?
O contador tem alimentação na porta Han. Pelo que vi há contadores que não tem ou que tem mas é utilizado pela E-REDES para envio da leitura.
Cumprimentos,
Hugo
Todos tem alimentação. Mas é partilhada pelos módulos de comunicação
Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt