⚡️ Easy HAN ® E3/E4 - Configuração WiFi, MQTT, FAQ

Acho que resolvi isso

(https://github.com/nikito7/easyhan/blob/dev/edpbox/eb3-script.js)

Eu vou testar, realmente no homeassistant ter 1 das fases > 0 e o export > 0 os dados no homeassistant energy ficam um bocado esquisitos

Muito obrigado pelo update @nikito7

O energy só usa os kWh. E é acumulado de 1h.

Com trifásico podes estar a importar numa fase e exportar noutra.

@nikito7 , hoje de manhã o easyhan que tinha com o tasmota perdeu as configurações ficando com o template modo “Sonoff basic”, tive que ir buscar um backup para meter tudo como estava.

Tentei fazer upload do ficheiro https://github.com/nikito7/easyhan/blob/dev/edpbox/eb3-script.js mas agora não tenho nada nos consumos instantaneos. Tentei restaurar uma versao antiga do script e nada. Será que eles alteram alguma coisa no contador?

Aparece-me só isto :frowning: será que esta alguma coisa estragada :frowning:

O contador que tenho é este: Sagemcom CX2000-9

Quando perdi a informação do nada:

Faz update do tasmota

http://u.easyhan.pt/han/tasmota-4M.bin.gz

Ficou resolvido, porque é que eu tive necessidade de actualizar para ficar resolvido. Consegues dar mais detalhes o que possa ter acontecido?
Obrigado
DIogo

Como disse antes, pedir 8 registers nao era suportado pelo tasmota.

Devem ter resolvido isso.

Edit:

@diogopms

Caso tenhas curiosidade, é só ler isto:

Edit:

Afinal isto tem totalizadores por fase :rofl:


Notas

Ziv e alguns Landis, mudar no script para mN2

  • Consoles > Console: Script 0
  • Restart
  • Consoles > Script Edit

Boa tarde, tenho o easywan numa casa de fim‑de‑semana que não tem rede inteligente.
Usando o dashboard é possível tirar as leituras remotamente do (Vazio, ponta e cheia).
Obrigado
DIogo

1 Curtiu

Se tiveres acesso à internet

Se tiveres acesso à internet
Sim tenho,

Que dados tenho que meter no Vazio, Ponta e Cheias. É isto ? (41,20 | 16,03 | 40,52)

Obrigado

1 Curtiu

Que dados tenho que meter no Vazio, Ponta e Cheias. É isto ? (41,20 | 16,03 | 40,52)

Sim. Mas valores inteiros 41 16 40

Olá, estou com uma situação da e-redes.
Eu tenho o easy HAN configurado e a funcionar correctamente. Hoje recebi um mensagem da e-redes a dizer que me vão trocar o contador (mas infelizmente não é trocar o contador, é adicionar um modem gprs) para efectuar as contagem para a e-redes.

No entanto como só existe uma porta HAN, quando eles ligam o modem GPRS eu fico sem a alimentação.

Qual é a solução para esse problema? Eles estão a dizer que vou ter sempre que ter o modem GPRS e não existe nada que possa fazer. Terei que alimentar manualmente, ou existe alguma maneira de contornar o problema?

Se eu adicionar um alimentação externa de 5v, como é que faço as ligações?

Obrigado
Diogo

Cortas o fio 1 e 6 do lado rj12 . Laranja ou castanho.

Ou troco isso por uma versão experimental.

Suponho que seja o Landis.

O que é que esta versão experimental faz? já tem o modem gprs integrado?

Apenas tem menor consumo ligeiramente.

Tenho a funcionar landis+easyhan+withus

Apesar de não ser 100% estável.

Se houver hipótese de 230v/5v mais vale

O contador fica perto do quadro elétrico? Se sim, é colocar uma tomada e meter alimentação externa (com um carregador de telemóvel ou assim)

Se o contador ficar longo do quadro, talvez solicitar para colocarem uma tomada ligada diretamente à saída do contador. Não é a solução mais correta, mas penso já ter lido que há casos em que o tenham feito.
Eu teria todo o material já pronto para a instalação (tomada e cabo)…

Olá @nikito7,

Instalei o meu Easy-HAN mas fiz asneira: alterei o nome do dispositivo e do tópico de eb1 (que me pareceu obscuro) para easyhan. Ele parece ter integrado bem no HA mas depois quando fui buscar o teu Lovelace card reparei que estava preparado para entidades começadas por eb1_ e então decidi renomear de volta. Foi aí que começou a dar asneira. Agora já não consigo sequer que a integração apareça,

Fiz reset configuration a pensar que voltava tudo ao normal mas agora aparece como Sonoff Basic bolas. E distraído não fiz nenhum backup antes.

Como posso repôr a configuração que tinha quando me chegou às mãos?

O que me leva também a perguntar: se eu quiser fazer upgrade ao Tasmota quando este evoluir, posso fazê-lo à vontade sem correr o risco de estragar algo ou devo antes usar um firmware específico do Easy-HAN?

EB1 edpbox1: se mudares tens de mudar muita coisa:

  • EB1 no script
  • EB1 e eb1 no yaml ou discovery*.txt
  • o tópico se mudares “edpbox1”
# mero exemplo
#
sed -i -e 's/edpbox3/edpbox5/g' tasmota5.yaml
sed -i -e 's/EB3/EB5/g' tasmota5.yaml
sed -i -e 's/eb3/eb5/g' tasmota5.yaml
echo eof

Não é obscuro: EdpBox 1 monofasico.

Sim há quem não goste.

Mas eu tenho varios contadores.

[https://github.com/nikito7/easyhan/blob/dev/edpbox/Easy-HAN-RS485.md ]

Específico

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade