Dúvidas de principiante

Eu sei o que pretende, não sei é como concretizar, para onde me virar, e qual a melhor maneira para o concretizar. Já tenho em esquema dos devices que pretendo, quero uma solução open Source e que possa programar, não quero ficar agarrado a nenhuma marca e ter a liberdade de usar os devides que bem entender, quero ter uma solução online e offline e toda integrada numa única plataforma o mais que possivel. Quero desde raiz ficar com a infra estrutura o mais pronta possivel(tubos, quadros prontos para receber o que vier, locais para os Access Points, unify e afins). Não pretendo ter a solução a funcionar logo quando for viver para a casa, será algo que vou fazendo crescer ao longo do tempo.

Com KNX é impossível não ter o base implementado para se mudar.

Precisa de ter:

  • Interruptores (básicos ou não)
  • Atuadores para ligar e desligar a luz
  • Configuração basica de mapeamento entre interruptor e atuador

Depois pode fazer tudo num cabo dependendo do comprimento deste ou seja o cabo vai do quadro e faz todo o circuito de interruptores.
Se der pode também ir a todos os sensores de presença.

Na minha casa tenho 2 “circuitos”, 1 para interruptores e outro para sensores porque o comprimento de 1 só excedia o limite máximo recomendado.

Tudo o que fala de rede de internet é algo completamente à parte e deve ser pensado como tal.
Aí é definir os pontos de access points e os cabos a ir ao ITED.

Partir o problema às postas e começar em algum lado.

1 Curtiu

altura de colocar isso em desenho no projecto da casa…

fazer isto, ou algo parecido

@Duarte_Santos , vou colocar na planta todos os dispositivos que pretendo e depois coloco aqui. E agradecia então que me ajudassem no planeamento para depois falar com quem de direito(Eng, electricistas). Obrigado

eu ajudo no que posso mas tens de colocar informação sobre os equipamentos… o ideal é sempre falar com electricista.

Quando falas em equipamentos são os dispositivos(camaras, sensores e afins) certo? Se forem sim, vou meter essa informação ou pelos menos como se ligam à rede(ethernet, wifi, zigbee), no entanto modelos e afins será mais complicado porque a casa só deve começar a ser construida no fim do próximo verão e até 2026 vão aparecer dispositivos novos.

convém saberes o que queres para planeares tudo. se chegares a 2026 e resolveres trocar os equipamentos e não tiveres infraestrutura para os ligar tens um problema.

uma solução para isto é sobre dimensionar a secção dos tubos… o normal é o electricista colocar tubo 16mm para a maioria das caixas… se subir para 20mm já tem mais secção para poder passar mais fios e pode ajudar se necessitares de mais condutores…

1 Curtiu

Para já isto é o que tenho em pensamento.

Sensores de pilhas:

7 sensores de deteção de fugas de agua: 25€ cada 175€ e lembra te que isto só detecta precisas sempre de um actuador ou electrovalvula para poder cortar a agua em caso de fuga. pelo manual as pilhas só duram 1,5 anos.

6 sensores de fumo: custam 50€ cada: no total fica 300€ pelo manual a pilha dura 5 anos. falta um na garagem já que a garagem é uma das zonas mais propicias a incêndio.

12 sensores de temperatura e humidade cada um custa 22€ total 264€ assumo que estevas a querer usar estes. isto sendo bT precisa de shellys gen3 ou pro ou Plus por perto para poder transmitir os valores e não podem ser outros sensores, tem de ser actuadores. pilhas duram 3 anos pelo manual.

12 sensores para portas. custa 11€ cada 132€ total, assumo que sejam estes mais baratos acho que fica a faltar alguns sensores destes em portas das casas de banho e portão da garagem. as pilhas duram 2 anos.

11 sensores de movimento 23€ cada 253€ total, estes sensores também são BT e precisam de um shelly actuador por perto para transmitir os dados. na minha opinião tanto na cozinha como na sala precisas de mais 2 destes para cobrir a área toda. tudo o que são áreas comuns convém ter sensores. nunca tive nenhum nem conheço o alcance dele mas suponho que seja curto, a pilha e unidirecional não deve detectar nada a mais de 5metros, no entanto não encontro nada no manual sobre o alcance dele. o manual diz 5 anos de pilhas.

em relação aos sensores de pilhas conforme o uso prepara-te para gastar uns 50€(mais ou menos) de dois em dois anos a trocar pilhas, infelizmente nem todas as pilhas para os equipamentos são iguais(CR2477, CR123A, CR1632, CR2032). por isso faz stock dos 4 tipos de pilhas.

Alarme:

unidade de alarme só tens um, acho que no mínimo precisas de dois, um no sitio onde meteste mas na parede oposta, e outro a porta de entrada da garagem, não vais querer entrar com o carro na garagem para andar a dar voltas á casa para desligar o alarme. na minha opinião metia outro ponto de acesso ao alarme.

câmaras:

8 câmaras, aconselho as dome, simplesmente pela questão de vandalismo, acho as bullet muito fáceis de mudar a direção da câmara com a mão e tu tens alguns zonas mortas de fácil acesso ás câmaras(dependendo da altura).
eu aconselho estas unicamente pela questão da proteção antivandalismo e pelo preço 81€ nem são as mais caras, mas nunca tive uma, no entanto a malta fala bem da marca, por isso… as câmaras que tenho são todas dome Hikvision e uma tapo.
acrescentado a isto tens de comprar um switch de no mínimo 16 portas POE isto. a unifi costuma aconselhar a aplicação de descarregadores de tensão tipo 3 para impedir queimar o switch em caso de trovoada ou descargas atmosféricas. deves também levar todos os cabos UTP para um ponto localizado para evitar comprares mais que um switch(se conseguires), também podes comprar o NVR deles convém ser o modelo com POE. como não sei onde fica o teu quadro ATI é difícil ajudar mais neste assunto.

video porteiro:

o video porteiro pode ou não ser necessario, vai depender do que queres. há quem use as câmaras de video vigilância para fazer de videoporteiro, no entanto se quiseres uma eu aconselho a doorbell G4 pro da unifi tenho uma e gosto bastante dela, só tenho pena da impressão digital não ter sido desenvolvida, fora isso funciona bem principalmente para comunicação fora e dentro de casa, dá para usar no home assistant e HomeKit e comunicar com a pessoa lá fora sem problemas. permite usar o sistema local. em relação ao sitio do monitor eu aconselho o mais próximo da sala possível e outro próximo dos quartos, mas isto agora são gostos. na minha visão de casa inteligente o tablet que ira fazer de dashboard tem tudo isto nele logo por facilíssimo tenho 3 previstos para a minha casa, um na cozinha, outro no corredor entre os quartos, e outro no corredor a seguir á garagem. a doorbell G4 pro só precisa de cabo UTP e poe, o switch das câmaras dá para ligar o video porteiro. está custa 430€, mas em contra partida já foi a casa de um conhecido que gastou 600€ num video porteiro na casa nova e não tem nada de ligação á rede da casa só faz comunicação entre a campainha e o monitor e ele diz que já está arrependido… se soubesse tinha comprado uma igual á minha. escolhas.

motores Estores:

16 estores é necessário no mínimo este shelly o preço dele é 26€ no total são 416€ total. para este shellys aconselho sempre caixa funda no mínimo ou então estas se tiveres disponível para pagar por isto. vais precisar de 3 condutores a vir do quadro fase, neutro e terra e depois da caixa ao estore é 2 fases, neutro e terra. isto varia conforme o tipo de motor mas o mais comum é o motor 230VAC com duas fases e neutro.
PS: aqui existe um pequeno pormenor aqui que todos se esquecem, tubos entre interior e exterior devem ser tapados com borrachas para impedir a entrada de ar, bichos e lixo. o VMC a trabalhar vai puxar ar de tudo onde poder, trazendo humidade frio e calor por ai.

controlo abertura portão:

um shelly mini deve ser o suficiente, no entanto aconselho te a deixar um tubo para os cantos inferiores do portão (assumindo que é basculante). o shelly por si só não sabe se o portão está fechado ou não, precisas de um sensor para saber se está fechado, aconselho a deixar um tubo dos cantos para a zona do motor que depois podem servir para fotocelulas ou sensor magnético para deteção de abertura do portão.

luzes:

sobre as luzes tens 84 pontos de luz, não sei se é o controlador ou a própria luz, tambem não sei que tipo de luzes queres, tens varios tipos dimmer, normais e led:
Dimmer por ser controlo por triac 230V, controlo por 0-10V, controlo por dali…
led tens controlo por 230VAC controlo por 12VDC 24VDC 48VDC, 5VDC
smart bulbs não aconselho. se o teu objectivo é poupar, evita ao máximo isso. custam muito dinheiro 14€ e quando avariar tens de comprar outra, e acredita as luzes avariam mesmo sendo led, ainda mais não costumam ser muito eficientes, a shelly não consegue fazer 1/1 9W para 800lm. outra lâmpada com cor fixa custa 1€ e consegue uma eficiência melhor.
usa controladores shelly para controlar as luzes, mas especifica exactamente o que queres em cada divisão. porque pode ser necessario só um cabo 3 condutores para o quarto ou pode ser preciso mais, ou até mesmo fontes de alimentação para os leds. eu comprei a minha iluminação toda na efectoled e gastei no maximo 500€ a maioria são downlights dimmer por triac. tive o cuidado de ver bem o que queria para a casa porque não gosto de sombras quando estou numa divisão e gosto da luz dispersa uniformemente pela divisão, logo tive de colocar pelo menos 4 downlights por divisão na cozinha e sala tenho 6 em que fazem 18x6=108W e mais de 10 mil lumens distribuídos, a vantagem é que esse 108W podem ser controlados por triac e posso reduzir a luz quando não preciso para consumos mais baixos, exemplo 20W, testei em casa com um shelly dimmer assim que recebi os downlights.
outra coisa que tens de ver é a cor das luzes, eu por gosto escolhi tudo 4000k excepto a casa de banho e garagem.6000k. eu e a minha mulher gostamos da cor por ser muito parecida com a luz natural, tudo o que for abaixo é amarela tudo o que for a cima é azul.
também tenho mais de 30metros de fitas led 24VDC 4000k para luz indirecta. gosto imenso de luz indirecta na casa e está será a que irei ter mais tempo ligada. comprei varias fontes de alimentação com controlo knx para isto. a meanwell tem fontes de alimentação com controlo de 0-10V.

o que te falta:

falta te ai onde queres as interfaces para poder controlar a casa ou visualizar dados da casa ou mesmo servir de video porteiro. podes usar o Telemovel mas não te recomendo para tudo. falta tambem onde vais querer as maquinas como as bombas de calor vmc colunas rega.

muito importante tu tens uma boa quantidade de equipamentos wifi/BT aconselho investires numa boa network da unifi, a começar em APs, se fores para a unifi escusas de comprar o switch para as câmaras e usas tudo dentro da unifi. assim de cabeça a tua casa parece precisar de uns 3 APs mas podes fazer a experiência no site deles tens de te registar infelizmente.

Tive a ver sensores de inundação + em conta da Tuya ou outras marcas com um range de preços entre 8 - 19€, assim como todos os outros sensores que dizes, isto é não faço questão que sejam da
Shelly, ou existe alguma obrigatoriedade que sejam?

Não faço questão de ter sensores nas portas do wc, os sensores que estou a colocar é exclusivamente para usar na deteção de intrusos, pelo que só preciso dos mesmos para as portas e janelas que dão
para o exterior.

O mesmo acontece com os sensores de movimento, apenas pretendo no corredor para à noite ligar uma fita de led(luz de presença) e desligar á medida que vamos chegando aos outros sensores, e no
escritório para que consiga fazer uma automação ao estilo se tiver lá dentro pessoas, e estiver uma temperatura de X, então baixar as brisas solares e ligar o AC á temperatura Y.

Em relação às pilhas penso que não há muito a fazer não é? Estes sensores em especifico não existem a serem alimentados por cabo, certo?

Em relação à unidade de alarme, não dá para desligar o mesmo na app? Caso não dê então faz sentido ter mais que uma sim.

Em relação á camara concordo contigo, em relação à infraestrutura estava a pensar em um ubiquiti UDM Pro, Ubiquiti USW e Unify U7 Pro.
O quadro devo de ter 2 um ali perto do hall de entrada onde deve levar o hub zigbee e mais que seja preciso de estar perto dos vários devices, depois um na cave em baixo onde terei lá o rack com toda a infraestrutura e a ideia é levar os cabos todos para o quadro de cima e depois irem desaguar no de baixo.

Estores e Portão parece-me tudo bem, só tenho dúvida é aqui no portão relativamente aos sensores para ver se está aberto ou fechado, estes sensores ficam onde mesmo e são quais, tipo os das portas
dos elevadores?

Sim em relação às luzes o que tenho na plantas são os pontos de luz, e sim não vou comprar bulbs, tudo leds normais e depois quem trabalho é o shelly, em relação às cores da luz estou como tu.

Em relação á interface é da home assistance, usado em tlm e tablets espalhados pela casa.

Que te parece o meu mindset?
Muito obrigado pela ajuda e pelo feedback, mesmo TOP!!!

Tive a ver sensores de inundação + em conta da Tuya ou outras marcas com um range de preços entre 8 - 19€, assim como todos os outros sensores que dizes, isto é não faço questão que sejam da
Shelly, ou existe alguma obrigatoriedade que sejam?

não existe obrigatoriedade desde que sejam compatíveis com a tua instalação, neste caso como a grande maioria dos teus equipamentos são de pilhas, podes colocar os que quiseres que não deve haver grande problema.

Não faço questão de ter sensores nas portas do wc, os sensores que estou a colocar é exclusivamente para usar na deteção de intrusos, pelo que só preciso dos mesmos para as portas e janelas que dão
para o exterior.

eu acho útil os sensores nas portas interiores por causa do VMC, muitas vezes vais precisar de ter algumas portas abertas para o vmc funcionar melhor/bem. Lembra te o VMC é uma transferencia de ar dos quartos secos para quartos húmidos. se tiveres as portas fechadas ou se tiveres pouco volume de ar vais ter problemas. a mesma coisa para o ar condicionado, as vezes vais querer climatizar determinadas áreas e outras não. ou por exemplo: vais queres o AC a desumificar a sala/cozinha mas não queres a porta do WC aberta. existe varias razoes para teres os sensores nas portas interiores no entanto como tens tudo por pilhas facilmente metes isso depois.

O mesmo acontece com os sensores de movimento, apenas pretendo no corredor para à noite ligar uma fita de led(luz de presença) e desligar á medida que vamos chegando aos outros sensores, e no
escritório para que consiga fazer uma automação ao estilo se tiver lá dentro pessoas, e estiver uma temperatura de X, então baixar as brisas solares e ligar o AC á temperatura Y.

estas a pensar bem, no entanto tens que lembrar que o corredor tem dois lados e dois sentidos… vais querer que ele ligue quando entras no corredor, e não quando vais a meio. na cozinha a mesma coisa, vais querer que as luzes liguem sempre que entras na area da cozinha. mas novamente são tudo sensores de pilhas podes adicionar mais depois conforme vejas.

Em relação às pilhas penso que não há muito a fazer não é? Estes sensores em especifico não existem a serem alimentados por cabo, certo?

que eu saiba não, o que podes fazer é DIY com um conversor DC/DC e deixar um cabo próximo com a tensão de funcionamento dos sensores. mas isso vai dar muito trabalho… e não compensa.

Em relação à unidade de alarme, não dá para desligar o mesmo na app? Caso não dê então faz sentido ter mais que uma sim.

dá, se usares o HA como sistema de alarme não precisas sequer de deixar o painel junto da porta. podes desligar e ligar o alarme pelo Telemovel ou por automações. nem precisas de comprar um sistema independente de alarme, podes usar o HA para gerir isso.

Em relação á camara concordo contigo, em relação à infraestrutura estava a pensar em um ubiquiti UDM Pro, Ubiquiti USW e Unify U7 Pro.
O quadro devo de ter 2 um ali perto do hall de entrada onde deve levar o hub zigbee e mais que seja preciso de estar perto dos vários devices, depois um na cave em baixo onde terei lá o rack com toda a infraestrutura e a ideia é levar os cabos todos para o quadro de cima e depois irem desaguar no de baixo.

podes ir par a unifi para a network da tua casa. a posição dos quadros vai depender do que o projectista definir na parte do ITED4. ele pode te meter só os mínimos ou pode meter tudo o que pedires. no entanto o que estiver no projecto é para cumprir e tem de estar feito em condições, ou obrigam te a fazer tudo de novo.

Estores e Portão parece-me tudo bem, só tenho dúvida é aqui no portão relativamente aos sensores para ver se está aberto ou fechado, estes sensores ficam onde mesmo e são quais, tipo os das portas
dos elevadores?

pode ser um sensor igual aos que tens nas portas e janelas(a pilhas), ou podes usar o input do shelly mini que é o shelly que vai controlar o portão para ter o feedback do estado do portão.
a posição do sensor eu aconselho em baixo, de um dos lados do portão, no entanto há quem meta em cima, eu não gosto, acho que é muito fácil de enganar.

Sim em relação às luzes o que tenho na plantas são os pontos de luz, e sim não vou comprar bulbs, tudo leds normais e depois quem trabalho é o shelly, em relação às cores da luz estou como tu.

se são pontos de luz na minha opinião vais precisar de mais. e vais precisar de os agrupar de forma a saber quantos controlos precisas. exemplo: tens as luzes exteriores, vais precisar de definir que tipo de luz e quantas queres controlar de uma vez. isso é necessário para saber o tipo de cabo e controlador para cada grupo e como é que vai saltar a tubagem de um ponto para o outro. outro exemplo: no escritório só tens um ponto de luz atras das mesas significa que sempre que alguem estiver a trabalhar está a fazer sombra a ele próprio. no mínimo 3 a 4 pontos de luz por area para evitar ao máximo sombras. isto são áreas de trabalho, e necessitam de luz uniforme a iluminar o posto de trabalho/mesa. na cozinha a mesma coisa precisas de mais pontos de luz, é uma area de trabalho, não queres fazer sombras a ti próprio e ter dificuldade em ver o que estas a fazer. nos quartos podes deixar como está mas aconselho a ter focos para o armário, detesto estar a procura de roupa num armário as escuras. casa de banho para poderes ter luz dentro do duche tens de obedecer a determinadas regras, tesões menores que 50V, e transformadores isolados, SELV. o que implica outro tipo de controlo e outro tipo de luz(o electricista deve saber isto).

Em relação á interface é da home assistance, usado em tlm e tablets espalhados pela casa.

isto fica a teu critério no entanto se quiseres deixar o tablet fixo na parede convém deixar uma caixa ou tomada para poder carregar o tablet dia sim dia não. o numero de pontos de acesso vai depender do quanto queres gastar e do que precisas conforme os teus hábitos.

estás á vontade para fazer perguntas sobre o que quiseres da casa, eu dou te a minha opinião e os factos que usei para chegar a essa opinião, há quem não concorde ha quem concorde fica ao gosto de cada um.

Isto não é algo que já vem integrado com a solução de VMC?? Isto é o que vão fazer esses sensores em relação á VMC? vão te dar a informação para ires fechar ou abrir a porta? Como sabes quando é que as notificações têm que sair(falando na automação).

estas a pensar bem, no entanto tens que lembrar que o corredor tem dois lados e dois sentidos… vais querer que ele ligue quando entras no corredor, e não quando vais a meio. na cozinha a mesma coisa, vais querer que as luzes liguem sempre que entras na area da cozinha. mas novamente são tudo sensores de pilhas podes adicionar mais depois conforme vejas.

Aqui não percebi, não é suposto que ao passar num sensor ele ligar imediatamente e depois por exemplo passando no outro ele desligar o anterior que está ligado e ligar no que se está a passar no momento e assim sucessivamente?

Não me vou meter nisso.

Provavelmente fico só com um, não vá o HA desorientar-se e depois não consigo desligar o alarme ahaha

A ideia é ficar tudo vazio e só depois da casa começar a estar habitável eu ir fazendo o Setup, não quero que o projeto vá com Domótica mas sim com tubagem e quadros prontos a receber.

Aqui ainda terei que reunir com as especialidades para lhes dar os meus inputs e eles os deles e depois fazerem o projeto de iluminária. E a ideia é os reoupeiros terem sensores nas portas para terem luz interior acender e apagar quando se abre e fecha a porta.

Agora o que me assusta ao ler o que escreves é coisas como estas:

Estas coisas é que não pesco e penso ser o mais importante na equação.

que eu tenha conhecimento não vem com o VMC…as automações vão depender do que queres e das necessidades da tua casa e da tua família. como são sensores que podes colocar a pilhas não te precisas de preocupar com isso para já. mas no futuro podem te dar jeito.

Aqui não percebi, não é suposto que ao passar num sensor ele ligar imediatamente e depois por exemplo passando no outro ele desligar o anterior que está ligado e ligar no que se está a passar no momento e assim sucessivamente?

o objectivo é teres um sensor numa área, se entrares na area ele liga automaticamente sem que precises meter a mão no interruptor, se o tempo de actuação for longo ou a distancia curta vais precisar de entrar na área ás escuras… tu não queres isso. este problema piora em zonas grandes como corredores ou salas.
neste caso vê a seguinte situação, quando entrares na sala as luzes não vão ligar automaticamente. porque não tens um sensor á entrada… o único sensor que tens está no canto do escritório e será usado para ligar as luzes dessa area em especifico. lembra te que o sensor não sabe para onde vais ou de onde vens, ele unicamente detecta movimento naquela area.
no sensor do canto do escritório se o fizeres acender as luzes do corredor dos quartos, sempre que saíres do escritório para a sala ele acende as luzes do corredor no entanto tu não ias para o corredor. outra coisa é que os sensores têm uma area de actuação, eu no manual dos shellys não consegui identificar esses valores.
Por exemplo, no meu caso eu comprei estes sensores knx estes sensores de movimento, tem dois sensores PIR para cada lado. o que permite detectar movimentos de um lado e do outro de forma independente. se vires mais em baixo dá para ver a área de actuação, todos os sensores de movimento têm estes dados. e é por ai que consegues planear a tua casa e o numero de sensores que precisas. o importante é as luzes ligares sem precisares meter a mão no interruptor. se tiveres de andar a meter a mão no interruptor muitas vezes algo está errado.

Aqui ainda terei que reunir com as especialidades para lhes dar os meus inputs e eles os deles e depois fazerem o projeto de iluminária. E a ideia é os reoupeiros terem sensores nas portas para terem luz interior acender e apagar quando se abre e fecha a porta.

os carpinteiros já vendem uns aparelhos a pilhas que dão luz quando abres a porta, eu especialmente não gosto muito deles. alem de serem mais pilhas, nunca iluminam nada como deve ser. mas novamente isto vai ao gosto de cada um.

Agora o que me assusta ao ler o que escreves é coisas como estas:

não tem de te assustar, se queres fazer esta obra por ti, terás de verificar estes pormenores dos equipamentos que comprares, eu perdi horas a ler o manual dos equipamentos antes de os comprar. deves fazer o mesmo para te tornares um consumidor bem informando e não ficares desiludido depois de comprares 20 sensores das quais não fazem o que queres. Ou então entregas tudo a alguém de confiança para te fazer isso! mas no final posso te garantir isto vai dar trabalho.

No meu caso não terei este problema, porque o sensor do escritório é mesmo só para o escritório. Na sala coloco o sistema inteligente nas luzes mas não quero que elas liguem com sensor, pelo menos para já, isto é não me interessa que as luzes da casa no geral tenham sensores. Apenas quero mesmo no corredor para que à noite a luz de presença se ligue e vá desligando enquanto caminhamos pelo mesmo. Estava a ver o que me enviaste eu se andar a meter sensores desse tamanho pela casa acho que a mulher me mata ahaha um sensor tipo este aqui ou este não faz o mesmo trabalho e neste caso não é a pilhas.

Estou como tu, não vou muito á bola com esses.

És de leiria? ahahah

Uns dedicam-se à jardinagem outros a automações :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 Curtiu

Estava a ver o que me enviaste eu se andar a meter sensores desse tamanho pela casa acho que a mulher me mata ahaha um sensor tipo este aqui não faz o mesmo trabalho e neste caso não é a pilhas.

o problema desses sensores foi o mesmo que este é que o buraco é tão pequeno que o tubo de saída do cabo tem de ficar certo com o buraco se não depois não consegues ligar nada nem configurar nada. a mesma coisa com esses que meteste, o sensor é mais pequeno que a caixa, como é que os vais meter no tecto falso sem abrir um buraco mais pequeno que o sensor? :smiley: quando fiz agora os tectos falsos da casa tive de dizer ao gajo para tirar as placas para poder apanhar os cabos KNX para os meter nos buracos, o cabo estava a 5cm do buraco e mal conseguia meter dois dedos para o apanhar. problema técnico que nunca pensei até os aplicar.
os sensores são muito pequenos, podes confirmar nas dimensões. o meu parece que é grande mas é pequenino e muito discreto, mais pequeno que a caixa dos meus airpods pro com dois sensores PIR desvafazados 180 graus e com sensor de luminosidade, e com IP44 para poder aplicar em casas de banho ou no exterior

AHAHA :rofl: Vai dar luta colocar esses sensores estou a ver ahahah, o melhor é colocar o máximo logo de raiz nem que fiquem ligados e com os cabos pendentes no quadro. Mas então colocar aquele que mandei ou esse que tens é tranquilo

este sensor é KNX só é tranquilo se deixares os cabos certinhos com o sitio onde queres o sensor, se não não consegues agarrar os cabos pelo buraco.
vais ter de planear bem as coisas com o teu electricista e com o homem do pladur, foi a guerra que tive…

Nada como comprar no Aliexpress uma câmara endoscópica, de cabo rígido.
Já me safei assim algumas vezes. Tenho uma de ligar ao telemóvel, com uns acessórios de enroscar na ponta com um gancho ou íman, …
Até por 10€ já se consegue uma. Recomendo mesmo é que seja de cabo rígido, para conseguirem curva-lo e levar a onde se quer.

1 Curtiu

Porque não deixam caixas no sitio dos sensores? Digo caixas embutidas.
Quando estiver para o barramento final e pintura, se for para tapar é só tapar e nunca mais notam. Foi assim que fiz.

Na verdade também não troquei os sensores, foi o trabalho de antes olhar para o projeto e meter lá os pontos

1 Curtiu

que caixas? as caixas de fundo das tomadas e interruptores?

o problema é deixar o buraco mais pequeno possível, se colocares uma caixa de fundo depois terás de meter uma tampa para tapar a caixa. no caso do Marco talvez faça sentido(porque o sensor é pequeno mas a caixa do sensor é muito grande) no entanto não sei se ele vai gostar de ter uma tampa a tapar a caixa. para teres noção o meu sensor knx tem 32 milímetros de diâmetro, é uma coisa mesmo pequena e passa despercebido no tecto (de propósito).


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade