na minha opinião esquece equipamentos wireless…estas a construir tens a possibilidade de passar tubos e cabos é passar tubos e cabos. nada bate um cabo(isto de quem vem da industria onde temos maquinas com os mesmos cabos durante 20 anos sem os substituir). eu estou a fazer isso, perto de terminar a casa, escolhi KNX. vai ficar caro? vai! eu, mesmo programando e instalando tudo (porque sou da area), ainda gastei muito dinheiro para automatizar tudo (em breve farei um post sobre o que fiz). No entanto acredito que o que gastei se não fizesse agora tudo em knx iria acabar por gastar depois em shellys ou outros aparelhos wireless e iria ficar frustado por que muitas vezes é preciso trocar pilhas ou porque deixam de trabalhar (Linus tech tips tem um video sobre isso)
1: se fores para zigbee ou z-wave precisas sempre de comprar o hub.
2: talvez, mais importante que fazer uma lista de material é fazer uma lista de coisas que queres automatizar, e por favor não digas “ligar e desligar as luzes pelo Telemovel” isso é muito cliche e raramente vai ser feito numa casa bem automatizada, nem tu vais querer isso.
3: depois de fazeres a lista, o importante é encontrar aparelhos/equipamentos que funcionem sem cloud ou internet. uma boa casa automatizada funciona sem internet ou clouds, nem vais querer estar preso a esses serviços, porque um dia o fabricante deixa de fornecer API e ficaste com um equipamento que não funciona com o home assistant (podes ver um video do Louis Rossmann sobre isso). a única coisa que vais querer ligado á net é o home assistant nada mais.
4: embora não aconselho equipamentos wireless vai sempre existir algunsé inevitável (telemóveis, portáteis, maquinas de lavar, etc) , por isso para alem do que te meterem no ITED4 aconselho a deixar par de cobre para varios APs (acesso points) e cameras. não há nada mais versátil que ligar estes equipamentos a um único cabo UTP e ter o equipamento a funcionar, seja fora ou dentro. Switch com POE são uma maravilha.
5: Aconselho a investir algum dinheiro ou trabalho em cabos (UTP para sistema voice assistant e cabo DC para altifalantes) para sistema de som, hoje é um cliche mas suspeito que nos próximos tempos um sistema de som para notificações alertas ou avisos seja um bem precioso na automação, 2023 foi o ano da voice do home assistant por uma razão. este Youtuber está a preparar um equipamento para teres voice assistant local em casa com tempos de resposta de 1segundo e com o conhecimento do chatGPT mas local.
6:pedir o projecto CAD da tua casa ao arquitecto e começar a desenhar que equipamentos queres em que locais, só assim vais perceber a dimensão da tua casa e do projecto de domotica e perceber que valores vais gastar.
PS: os valores sobem muito rápido, principalmente quando estamos a falar em 30 interruptores e 50 tomadas, mais 100 luzes, etc, e quando acrescentamos aqueles espelhos bonitos a coisa sobe de preço muito rapidamente.
7: depois de planeares isto tudo podes escolher os equipamentos que mais te convém para a tua casa sempre em consideração que devem ser de acesso local e sem registos ou outro tipo de subscrições. ai podes depois falar com o teu electricista e mostrar os equipamentos que queres em determinados locais e ele passara os cabos necessários para o que precisas, lembra-te a maioria dos equipamentos que comprares devem ser certificados e de acordo com as regras portuguesas para que o electricista possa passar o termo de responsabilidade.
PS: isto tudo deve ser feito antes de começar a obra, alguns tubos só podem ser passados na fase de betonagem, e o electricista precisa de saber isso, a ultima coisa que queres é andar a partir pilares e vigas…alem de colocar a estrutura da casa em causa, é um trabalho extremamente complicado e ninguém o gosta de fazer e normalmente acaba mal.
se me esquecer de alguma coisa eu vou editando.