Dúvidas de principiante

Vou iniciar a construção da minha casa, e queria capacitar a mesmo com domótica, sou ligado à área de desenvolvimento de software pelo que a escolha recaiu sobre HA por ser open source e ter a possibilidade então de nós podermos customizar programando. Como tal no projeto de especialidade já pedi para se ter em atenção à cabelagem que poderá ser necessária passar para os devices que para já tenho pensado colocar. No entanto a minha primeira questão surge pelo facto que estou a pensar usar o HA em máquina virtual num Asus G51 que tenho parado e existem dispositivos que se ligam por cabo, outros por wifi e outros por Zigbee.

1- Usando eu o pc para ter o HA, preciso de comprar algo mais para a ligação de Zigbee?
2- Se colocar aqui os devices que estou a pensar colocar e a planta da casa, conseguiriam ajudar-me a ter ideia que tipo de cabos ou se devo deixar tubos preparados para a posteriori ligação?
3- Como é que deve ser feita a instação para que no caso de se ficar sem net, seja possível pelo menos ligar e desligar os vários dispositivos?

Muito obrigado desde já por todo o trabalho que vejo aqui exposto e entre ajuda.

na minha opinião esquece equipamentos wireless…estas a construir tens a possibilidade de passar tubos e cabos é passar tubos e cabos. nada bate um cabo(isto de quem vem da industria onde temos maquinas com os mesmos cabos durante 20 anos sem os substituir). eu estou a fazer isso, perto de terminar a casa, escolhi KNX. vai ficar caro? vai! eu, mesmo programando e instalando tudo (porque sou da area), ainda gastei muito dinheiro para automatizar tudo (em breve farei um post sobre o que fiz). No entanto acredito que o que gastei se não fizesse agora tudo em knx iria acabar por gastar depois em shellys ou outros aparelhos wireless e iria ficar frustado por que muitas vezes é preciso trocar pilhas ou porque deixam de trabalhar (Linus tech tips tem um video sobre isso)

1: se fores para zigbee ou z-wave precisas sempre de comprar o hub.

2: talvez, mais importante que fazer uma lista de material é fazer uma lista de coisas que queres automatizar, e por favor não digas “ligar e desligar as luzes pelo Telemovel” :smiley: isso é muito cliche e raramente vai ser feito numa casa bem automatizada, nem tu vais querer isso.

3: depois de fazeres a lista, o importante é encontrar aparelhos/equipamentos que funcionem sem cloud ou internet. uma boa casa automatizada funciona sem internet ou clouds, nem vais querer estar preso a esses serviços, porque um dia o fabricante deixa de fornecer API e ficaste com um equipamento que não funciona com o home assistant (podes ver um video do Louis Rossmann sobre isso). a única coisa que vais querer ligado á net é o home assistant nada mais.

4: embora não aconselho equipamentos wireless vai sempre existir algunsé inevitável (telemóveis, portáteis, maquinas de lavar, etc) , por isso para alem do que te meterem no ITED4 aconselho a deixar par de cobre para varios APs (acesso points) e cameras. não há nada mais versátil que ligar estes equipamentos a um único cabo UTP e ter o equipamento a funcionar, seja fora ou dentro. Switch com POE são uma maravilha.

5: Aconselho a investir algum dinheiro ou trabalho em cabos (UTP para sistema voice assistant e cabo DC para altifalantes) para sistema de som, hoje é um cliche mas suspeito que nos próximos tempos um sistema de som para notificações alertas ou avisos seja um bem precioso na automação, 2023 foi o ano da voice do home assistant por uma razão. este Youtuber está a preparar um equipamento para teres voice assistant local em casa com tempos de resposta de 1segundo e com o conhecimento do chatGPT mas local.

6:pedir o projecto CAD da tua casa ao arquitecto e começar a desenhar que equipamentos queres em que locais, só assim vais perceber a dimensão da tua casa e do projecto de domotica e perceber que valores vais gastar.
PS: os valores sobem muito rápido, principalmente quando estamos a falar em 30 interruptores e 50 tomadas, mais 100 luzes, etc, e quando acrescentamos aqueles espelhos bonitos a coisa sobe de preço muito rapidamente.

7: depois de planeares isto tudo podes escolher os equipamentos que mais te convém para a tua casa sempre em consideração que devem ser de acesso local e sem registos ou outro tipo de subscrições. ai podes depois falar com o teu electricista e mostrar os equipamentos que queres em determinados locais e ele passara os cabos necessários para o que precisas, lembra-te a maioria dos equipamentos que comprares devem ser certificados e de acordo com as regras portuguesas para que o electricista possa passar o termo de responsabilidade.

PS: isto tudo deve ser feito antes de começar a obra, alguns tubos só podem ser passados na fase de betonagem, e o electricista precisa de saber isso, a ultima coisa que queres é andar a partir pilares e vigas…alem de colocar a estrutura da casa em causa, é um trabalho extremamente complicado e ninguém o gosta de fazer e normalmente acaba mal.

se me esquecer de alguma coisa eu vou editando.

1 Curtiu

Só um aparte:
já tens projecto eléctrico da casa?
e projecto de ventilação?

A equipa de engenharia está a começar a fazer o projeto das especialidades agora e gostava que este projeto ficasse de raiz o mais completo possível, depois a seu tempo vou montando e experimentando as coisas.

pergunta lhes o que te sugerem para o que queres.

Depois de tudo o que disse se tiveres alguma duvida podes perguntar.

PS: quando chegares ao projecto de ventilação, custe o que custar escolhe VMC duplo fluxo.

+1 para knx.
Não consegui automatizar a porta em knx porque o serralheiro não gostou da solução e agora ando a trocar pilhas

Em relação ao ficar caro, eu não quero entrar em muitas avarias porque como sabemos o preço da construção nos dias de hoje está pela ordem da morte em relação aos vencimentos auferidos neste pais. E como tal estava a pensar fazer uma solução como é apresentada neste canal , no entanto queria ter uma base já feita com o máximo de cabos possiveis para evitar ao máximo dispositivos wifi, zigbee e tudo e mais. Será para esquecer esta ideia?

Falei em ligar e desligar, mas foi uma maneira de falar, quero por exemplo fazer automações nas brisas solares, entre outras coisas relacionadas com o PRH, AC(Em estudo se vai ser a solução) e sim vou ter VMC duplo fluxo. Estava a pensar em ter vários acess points na rede como falas, para que tenha um melhor balanceamento e afins. Vou ser muito sincero tenho um apartamento e tenho a possibilidade de usar voice assistance mas não gosto acabo sempre por utilizar as apps dos dispositivos ou a google home(Sou dos que não gosta muito de falar ao telemóvel, e sinto algum constrangimento a falar para uma coluna ahahah), manias isto para dizer que não dou valor a esta parte.

Isto para dizer que quero fazer algo que não me leve muito dinheiro, pode levar muito tempo porque vai passar a ser um hobby. Não pretendo ter logo tudo de inicio a trabalhar, mas sim ir fazendo aos poucos o que pretendo é que o core/a raiz nasça robusta para depois não apanhar muitas entropias pelo caminho.

A ideia será ter controlo de brisas solares, iluminação, climatização(temperatura, humidade entre outras), portões, sensores de inundação, sensores de portas e janelas, sensor de movimentos, camaras, unidade de alarme, video porteiro, electrodomesticos, tv, colunas.

Pelo que entendi não será a melhor solução a que vi no video que coloquei anteriomente? Para o que quero e pretendo gastar não chegará? Exemplo em vez de ter interruptores XPTO que façam a a automação(caros), ter um Shelly no quadro que dá logo para colocar 2, 3 ou 4 interruptores na peça(Fica mais em conta)? Terei mesmo que ir para KNX + HA?

eu consegui automatizar, as minhas portas são rehau com ferragens roto e consegui a solução da roto com porta eléctrica, depois posto aqui a minha solução.

o importante como disse no outro post é definires o que queres automatizar. só assim vais perceber que equipamentos precisas. Não precisas de comprar tudo de uma vez, mas podes preparar as infraestrutura para isso. por exemplo, na minha casa vou ter cortinas, quero cortinas eléctricas mas como não tenho dinheiro para isso, deixem o tubo do quadro eléctrico para todas as sancas, quando tiver dinheiro e tempo aplico os motores e os controladores. o mais difícil já está feito, o tubo está lá basta passar cabo e ligar. a mesma coisa para sensores de movimento, neste momento só tenho sensores em zonas de grande movimento, corredores, casa de banho, cozinha, sala, garagem, mas nos quartos não tenho sensores, são caros e não tenho dinheiro para tudo, a vantagem é que tenho o cabo KNX lá e amanha posso agarrar no sensor e ligar e pronto.
no entanto alguns equipamentos vais ter de comprar, como por exemplo luzes, estores, etc… isto é fundamental estar em funcionamento e caso não esteja vais ter problemas nas licenças da casa.

ideia será ter controlo de brisas solares, iluminação, climatização(temperatura, humidade entre outras), portões, sensores de inundação, sensores de portas e janelas, sensor de movimentos, camaras, unidade de alarme, video porteiro, electrodomesticos, tv, colunas.

basicamente queres controlar a casa toda! exactamente o que estou a fazer na minha…e garanto-te não vai ficar barato. uma parte pelo material mas também pela mão de obra… eu perdi a conta ás horas que gastei a passar tubos na minha casa. a minha casa tem 300m2 e precisei 2 bastidores de 19U para poder colocar aparelhos activos switchs ups entre outros, mais dois quadros de 550x1000x200 cheios de material.

Pelo que entendi não será a melhor solução a que vi no video que coloquei anteriomente? Para o que quero e pretendo gastar não chegará? Exemplo em vez de ter interruptores XPTO que façam a a automação(caros), ter um Shelly no quadro que dá logo para colocar 2, 3 ou 4 interruptores na peça(Fica mais em conta)? Terei mesmo que ir para KNX + HA?

o que o gajo fala no video é uma parte da historia da domotica, ele está a falar da rede ITED da casa, uma parte do que ele fala é obrigatório (tomadas e pontos de rede par de cobre coaxial fibra), o resto não… no entanto ele não está errado. eu tambem escolhi unifi para a minha casa e tenho 4 APs nos 300m2 para tentar ter 5G em grande parte da casa. no entanto isto tambem não fica barato, só no router unify mais swith e APs já devo ir em 1200€ entretanto comprei a doorbell e o door Access e foram outros 1000€. há soluções mais baratas! há! mas queres comprar coisas baratas na segurança da tua casa? alem de que todos estes equipamentos são ligados por cabo UTP, muito fácil de ligar e configurar, alem da integração da unifi com o HA é local.

no entanto ITED e KNX são coisas diferentes. nem todos os equipamentos têm os mesmos protocolos de comunicação, por exemplo a minha maquina VMC só funciona por modbus, a bomba de calor também só fala por Modbus. isto requer aparelhos chamados gateways para interligar os equipamentos com HA. eu no meu caso estou a interligar modbus/knx e depois KNX/HA por UTP. faço isto porque quero e quero centralizar grande parte da infraestrutura da casa dentro do KNX, o HA um dia pode avariar ou crashar e eu quero ter a casa a funcionar no mínimo possível.

ouve, tu não precisas de ir para KNX, podes ir para algo mais barato, mas o trabalho que isto te vai dar e o que queres fazer ou funciona bem nos próximos 20 anos ou vais sentir te desiludido como muitos outros que tentaram o mesmo, continuo a aconselhar te KNX para esta dimensão de equipamentos pela fiabilidade, pelas certificações, e pela durabilidade.
Atenção eu tenho shellys também e apliquei muitos em outras casas, mas um shelly não tem a mesma durabilidade que um ABB SA/S12.16.6.2 embora seja o dobro do preço.

Sobre o KNX e os botões caros.

Na minha casa tenho poucos botões caros que são basicamente ecrãs que posso colocar “o que quiser”.
Uso para não estar com o tlm para fazer tudo.

O resto, e porque queria que as visitas conseguissem utilizar a casa normalmente estão com botões normais de pressão que existem em todas as marcas que ligam a um input de contacto de KNX.
Se entras cá em casa não vês nada de especial.

Só tenho um switch wifi, é um shelly porque por erro o eletricista juntou uns leds. Foi o único que me deu problemas até hoje :slight_smile:

1 Curtiu

yah!! uma boa forma de poupar no knx é evitar os interruptores XPTO com ecran ou luzes… esse interruptores ficam sempre para mais de 100€ cada um. um interruptor duplo da efapel custa menos de 5€ e funciona perfeitamente para muita coisa, mais 40€ para um modulo de inputs mdt e tens a festa feita.

Não estou muito preocupado com as licenças, porque fora as brisas solares o resto será para implementar após as vistorias e afins.

Então pelo que percebo, KNX é infraestrutura que por si só tem um protocolo de comunicação que depois pode ser integrado com HA ou usado na interface própria é isto?
É possível a infraestrutura/protocolo ser implementada por um leigo, vendo tutorias e tendo dicas em foruns e afins?

Então pelo que percebo, KNX é infraestrutura que por si só tem um protocolo de comunicação que depois pode ser integrado com HA ou usado na interface própria é isto?

sim! vais querer usar o HA para interface e automações mais complexas já que fica muito mais barato e vai aumentar exponencialmente as possibilidades de automações… vais querer o knx para fazer o básico da programação, alguns cenários e controlos físicos do hardware, neste caso se o HA falhar por algum motivo continuas a poder abrir e fechar janelas e ligar luzes, abrir portas entre outros.

É possível a infraestrutura/protocolo ser implementada por um leigo, vendo tutorias e tendo dicas em foruns e afins?

sim! com algum esforço podes aprender a programar knx e home assistant! a instalar o KNX convém ser alguém com conhecimento para não dar asneira, no entanto também não é nada que não se aprenda na net! podes tirar o curso rápido do KNX no próprio site de borla e da-te desconto para comprar a licença do ETS com desconto.

exemplo de um pequeno quadro YouTube

Agora deixas-te numa grande dúvida. Já andava a ver tudo coisas independentes como o filme que te enviei… E agora levo uma chapada, não sei para onde me virar, o KNX parece-me algo complexo em relação ao que estava a magicar fazer…

o video que enviaste (este) é só para a rede ITED que serás obrigado a fazer o mínimo que está no projecto, se quiseres fazer mais ninguém te impede desde que faças as coisa bem.
o minimo da rede ITED não costuma englobar APs na casa ou tomadas dedicadas para aparelhos específicos como fornos, placas de indução etc… o ITED básico é uma tomada Coxial e UTP para cada divisão (excepto casa de banho) mais o ZAP na sala. é uma coisa básica que vai te custar uma pequena fortuna (2500€ para o meu caso).

A minha ideia seria fazer algo daquele genero e depois passo a passo ir fazendo as várias integrações. No entanto e sabendo de antemão o que quero, passava já os tubos para que assim tenho o mínimo de coisas sem ser por cabo. A minha questão é se é possivel, se o sistema de rede não fica demasiado pessado e lento, se fica mais em conta e se dá para usar quando a internet falhar.

podes usar tudo dentro da rede wifi e cabo, os shellys dão para trabalhar de forma local sem ser necessário qualquer tipo de ligação á internet. se vai funcionar bem teres 30 ou mais equipamentos sempre ligados a rede wifi? talvez sim talvez não, vai depender da qualidade dos teus APs e se tens uma boa cobertura wifi, os shellys não consomem muita banda por isso pode até dar… no entanto não estaria a mentir se dissesse que não é a primeira vez que tenho problemas com shellys e ligações wifi, dai não gostar da solução.

deixar os tubos no caso dos shellys é unicamente para poderes alimentar os shellys com fase e neutro já que no normal na maioria das vezes não tens neutro nos interruptores. ou noutro caso podes centralizar tudo no quadro eléctrico, baste levares tudo o que é sinais e actuares para o quadro e passar os tubos para onde queres.

Conclusão planeia bem o que queres, e faz um projecto básico do que queres automatizar…se não o fizeres o electricista não sabe e não te vai deixar as coisas como queres e no final vais ter mais dificuldade em automatizar a casa… falo por experiência própria na construção:
“é muito difícil fazerem as coisas correctas mesmo depois de faladas, cada um faz á sua maneira menos a maneira do cliente! não tenho mãos para contar a quantidade de reuniões que tive para muitas coisas da casa e mesmo assim deu merda, e tive de improvisar para resolver esses problemas! falar só não chega é preciso um desenho!”

A minha questão aqui é saber o que passar, será que o electricista sabe? Ainda não falei com nenhum dos que conheço mas tenho algumas reticências se o saberam fazer… Mas vou ver se apanho um ou outro este fim de semana para tentar perceber. Mas…

se fizeres como te disse, não há como errar, e tu ou o teu engenheiro de obra vai acompanhado a obra e vai verificar se tudo está como pediste.

O que estás a pensar é um projeto.
Normalmente é sempre má ideia pedir umas opiniões soltas a eletricistas ou a qualquer outra área.

Precisas de perceber o que realmente quiseres, até podes falar com o teu gabinete de engenharia para perceber se eles fazem o projeto de knx. Pode não ser barato mas podes poupas chatices no futuro.

Se tiveres disponibilidade financeira nem consideraria Wi-Fi.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade