Dúvidas acerca do HA

Ola amigos, estou com algumas dúvidas acerca de alguns problemas que aconteceram nestes último dia.

O primeira dúvida foi o Duckdns que simplesmente deixou de funcionar. Não consigo ter acesso ao meu Hassio através dele (meu ip externo não mudou porque é fixo e real). Tive de mudar a configuração no config.yaml para acessar localmente e verificar que o servidor não estava com nada corrompido e funcionando normalmente. Depois voltei a configuração anterior. A minha dúvida nesta questão é: Existe como deixar configurado o acesso externo via HTTPS (ducksdns), e caso aconteça como acorreu acima, eu consiga ter um acesso interno na minha rede (ip interno)?

A segunda dúvida, é que neste processo de verificar o que estava acontecendo de não estar acessando o servidor hassio, eu desliguei e liguei o modem do provedor de internet (não o roteador, o modem!), e o que aconteceu foi o seguinte: Quando o Hassio perdeu a conexão com a internet, ele simplesmente acendeu 2 interruptores de luz do meu apartamento. Sozinho e por vontade própria. Não foi que o servidor reiniciou, ele simplesmente perdeu a conexão com a internet quando eu desliguei o modem da internet. O router continuou ligado e todos os dispositivos conectados. O que pode ser? Chamo um padre??? :joy:

Minha terceira dúvida é em relação aos snapshots. Eu tenho feito eles ás vezes parciais e as vezes full. E tem um addon para enviar para o dropbox. Porém na realidade qual o mais vantajoso. Já li muito a respeito que o full vem carregado de muitos dados dos sensores que são inúteis na maioria das vezes e que só servem para ocupar espaço. Porém fico com medo de faazer o parcial, e ficar faltando informações.

Abraços,

PS: Ainda enquanto estou escrevendo, continuo sem acesso através do duckdns.

Olá Guga,

Relativamente ao duckdns, peço-te que faças um ping ao teu endereço do sítio onde não consegues aceder e confirmes se dá o teu IP. Imagino que saibas, mas quando activas ssl o http deixa de responder e tens de utilizar HTTPS. Quanto ao acesso interno, para utilizares o duck, tens de garantir que o endereço está a ser resolvido com IP interno. 90% dos routers não vão aceitar de outra forma.

Não sei se o padre ajuda, mas os logs podem ajudar. Confirma nos logs o que é que aconteceu e de onde veio a ordem para ligar.

Eu faço sempre full. No entanto tens mais informação sobre esse assunto aqui no fórum, é uma questão de pesquisares.

O problema com o duckdns era algo com eles, porque voltou sozinho…

Eu estava pensando. Existe como acessar utilizando HTTPS sem o duckdns. Como tenho o IP fixo e a certificação ja está instalada, será que é possível?

Quanto ao log, eu deveria ter lembrado e visto na hora, só que eu estava com o problema de não estar conseguindo acessar o Hassio devido ao duckdns não estar funcionando. :disappointed:

Se tens IP fixo não precisas do duckdns. Ou usas um domínio teu, ou acedes por IP. Relativamente ao certificado, ele vai sempre validar o nome, e não o IP, mas podes fazer ‘aceitar certificado’ e utilizar o que tens. Vais ter erro de certificado mas para o caso é indiferente (a não ser que uses integração com Google home. Nesse caso precisas do certificado válido.

Se eu tivesse IP fixo, registrava um domínio por 5¢/ano e não usava duckdns. Espero estar enganado, mas a prazo acho que vai ser um risco para a comunidade de homeassistant

Você deu uma boa idéia. Posso registrar um domínio e usar com o IP fixo e depois validar um novo certificado. Aí não fico na dependência do duckdns.

Mas eu preciso ver que aqui no Brasil, infelizmente os domínios .br não são tão baratos quanto na Europa.

Aliás, estamos sofrendo aqui neste momento com uma pressão cambial absurda.

Abraços,


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade