Dúvida na configuração do Shelly 2

Boas,

Alguem sabe como configurar o shelly 2 na lovelace para que aparecam os consumos e o slider para a posição do estore?

É necessário fazer a calibração pela app da shelly e tenho as seguintes configs:

Configuration.yaml:

# MQTT
mqtt:
  broker: 192.168.1.4
  username: !secret mqtt_username
  password: !secret mqtt_password 

e o covers.yaml:

- platform: mqtt
  name: Estore Pequeno
  command_topic: "shellies/shellyswitch-5A47B3/roller/0/command"
  position_topic: "shellies/shellyswitch-5A47B3/roller/0/pos"
  set_position_topic: "shellies/shellyswitch-5A47B3/roller/0/command/pos"
  qos: 1
  retain: false
  payload_open: "open"
  payload_close: "close"
  payload_stop: "stop"
  position_open: 100
  position_closed: 0
  optimistic: false

Para os consumos coloquei no sensors.yaml

  - platform: mqtt
    state_topic : "shellies/shellyswitch-5A47B3/relay/power"
    unit_of_measurement: "W"
    name: "Consumo estore pequeno"

Falta-me mais alguma coisa?

Estranho, pois parece-me estar tudo igual ao que tenho.

No Lovelace, quando clicas não aparece uma janela com o detalhe que tenho aqui, onde tens em baixo o slider?
image

nop, aparece igual ao teu mas sem o slider…tens ultima versão do firmware? e os consumos? aparecem-te no HA?

Sim, fiz o upgrade para a última versão que saiu na semana passada.

Lembro-me que no inicio não funcionava porque eu não tinha calibrado. E a calibração na aplicação shelly do telemóvel dava erro. Então fiz a calibração através do interface web. E depois disso já me passou a surgir o slider da posição.

Pela aplicação Shelly consegues ver a posição do estore e abrir/fechar parcialmente?

Não tenho o consumo no HA porque como se trata de um estore não achei relevante colocar lá. Mas no shelly defini um máximo de consumo para ele desligar. É útil caso o estore fique preso.

Por algum motivo, ele não te está a transmitir a posição do estore e assumindo que a calibração foi realizada com sucesso e se a aplicação da shelly consegue colocar o estore em posições parciais de abertura/fecho então não vejo mesmo motivo para não funcionar com esta configuração.

nao consigo confirmar agora, mas tenho a certeza que fiz a calibração pela app e não me deu erro nenhum… Não tenho o shelly em cloud nao consigo ver agora.

No meu caso foi ainda pior, porque mesmo via web consegui iniciar a calibração, mas como o meu estore demorava mais do que o timeout do shelly (penso que são 20 segundos), a calibração falhava. Então aumentei o valor de timeout e depois consegui fazer a calibração.

Então já me surge na app da shelly um scrollbar para definir uma posição relativa.

Depois da tua questão, até estive a melhorar o meu Lovelace e agora surge logo no ecrã principal, assim:
image

Mas eu não misturava para já as questões. Quando tiveres acesso, diz como está o tema da calibração.

pois, era mesmo isso que eu queria. Tive o mesmo problema que tu, tambem me demorava mais de 20 segundos, e por isso aumentei esse timer, mas fiz tudo a partir da app no tlm, posso tentar pelo browser e ver o resultado.

Via browser, consigo abrir o estore a p.e. 40%

No HA continuo assim:

image

No teu card no lovelace como está? o meu está assim:

type: entities
entities:
  - entity: cover.estore_pequeno
show_header_toggle: false
theme: Backend-selected

Algum debug e acabei por entender o erro…tinha metido mal as configurações do MQTT no shelly… bahh
Agora ja consigo ver consumos e funciona bem pena só faltar por a % de abertura… :confused:

Agora deixaste-me confuso. Se tinhas coloado mal a configuração do MQTT no shelly, como é que o estore estava a funcionar nas posições de abertura e fecho?

Então agora, abertura e fecho está a funcionar e apenas não funciona a visualização da posição, certo?

Experimenta dar o comando de posicionamento direto via MQTT. O comando abaixo deverá colocar o teu estore a 20%. Na imagem que tenho aqui, aasta atualizares o topic para o teu shelly que é:

shellies/shellyswitch-5A47B3/roller/0/command/pos

Em relação ao Lovelace, não é tema da tua configuração, pois na popup o slider tem de aparecer. Eu tive exactamente o mesmo problema e só consegui ver o slider depois de garantir que o shelly enviava a posição.

Mas fica aqui a minha configuração do Lovelace:

- entities:
          - entity: cover.bedroom_cover
            icon: 'mdi:blinds'
            name: Estore - suite
          - entity: cover.bedroom_cover
            full_row: true
            type: 'custom:slider-entity-row'
        show_header_toggle: false
        title: Estores
        type: entities

Estou a usar isto:

Acredito que hajam métodos bem mais práticos para ter o slider, mas este aqui parece-me de simples configuração e funcionou bem à primeira.

Não te sei bem explicar…mas creio que o mais natural era não estava a funcionar via HA. Tanta alteração que já tinha feito não sei bem se o que estava a funcionar era so via WEB ou via HA… enfim esse problema está resolvido e via publish packet abre a % que eu peço.

Ponho essa config e dá me erro:

@xicoamaral quando publicares código deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar.

Vê um exemplo:

O type: ‘custom:slider-entity-row’ não está no sitio certo.

Como era imagem não meti o codigo… o meu está assim:

entities:
  - entity: cover.estore_pequeno
    icon: 'mdi:blinds'
    name: Estore Pequeno
  - entity: cover.estore_pequeno
    full_row: true
    type: 'custom:slider-entity-row'
  - entity: sensor.consumo_estore_pequeno
show_header_toggle: false
type: entities

Dizes que o custom:slider não está no sitio certo?

Parece-me que não mas o @RodolfoVieirausa isso e quando puder já te vem ajudar.

Seguiste as instruções de instalação do slider-entity-row?

acho q não…onde tenho de colocar o slider-entity-row.js ?

@xicoamaral por favor ve:

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade