Dúvida Hardware

Bom dia, sou novo no Home Assistant, apenas montei o sistema num Raspberry Pi 3b+ à uma semana.

De forma a entenderem o fundamento da minha questão, vou apresentar-me.

Sou um geek que já se interessa por estas questões de automação à mais de 7 anos. Já automatizei desde chamadas de elevadores do prédio, fiz smart mirrors, desenvolvi o meu próprio módulo de monitorização de energia (já tenho 7 anos de histórico), integrei as HUE, tomadas inteligentes, sensores, contador / localizado de pessoas via aircrack-ng para contexto, anexas, google homes, etc.

À 7 anos não havia muita coisa e desenvolvi tudo sem usar nenhum projecto. No fundo interliguei as coisas num core self made.

Neste momento tenho:

  • 30 lâmpadas
  • 10 tomadas (Belkin WeMo e TP-Link)
  • 2 portões de garagem (sonoff)
  • monitorização de 4 pessoas / Telemóveis
  • 4 google homes
  • 4 alexas
  • 2 iRobot
  • 10 sensores temp/hum/luminusidade
  • 10 sensores de movimento
  • 3 Cameras
  • 1 nest protect
  • 1 smartmirror (sem espelho neste momento porque troquei o ecrã) (que consome dados de várias fontes, inclusive do home assistant)
  • etc
    No HA, uso 40 automações, 10 cenários e tenho ainda 10 scripts que uso para TTS a partir de botões na App HomeKit, de forma a que ao primir um botão no iPhone na App home possa por exemplo chamar os miúdos para a mesa a partir do Google Home que se encontra nos quartos, etc.

Tenho em média 500 megas livres de RAM e o processador anda na ordem dos 15% de utilização média.

Decidi experimentar o Home Assistant para perceber se valia a pena trocar de forma a poder continuar o constante desenvolvimento / incremento de soluções sem ter tanto trabalho.

Para já estou bastante satisfeito. Reparei que muitos membros estão a usar mini-pcs para instalar o home assistant. A minha questão prende-se justamente com esse facto, eu instalei tudo em raspberry (à 7 anos que são a base dos meus sistemas e nunca falharam, tenho alguns a trabalhar ainda em Rapsberri pi 2). Tendo em conta que toda a resposta do home assistant é imediata (não noto lags nas automações) porque é que não usam apenas raspberry? na vossa opinião porque vale a pena utilizar mini pcs ou VMs ?

1 Curtiu

Bem vindo ao fórum da CPHA @Luis_Madeira e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e também a nossa FAQ.

Se precisares de ideias, conselhos, tutoriais, projectos, dicas, etc tens muitas aqui no fórum. Caso tenhas alguma questão especifica, opta por abrir um novo tópico aqui no fórum pois as respostas às tuas duvidas irão posteriormente ajudar outros utilizadores. Antes de abrir um novo tópico usa a pesquisa do fórum para saber se o tema já foi tratado. Se já foi tratado usa um tópico já existente, lembrando sempre que o assunto a que os tópicos dizem respeito deve sempre ser respeitado. É prático ir colocando várias questões diferentes no mesmo tópico, mas depois torna-se inútil para os outros utilizadores a curto prazo e isto faz também com que seja difícil encontrar a melhor solução nos resultados da pesquisa do Fórum. A regra é: Novo Assunto = Novo Tópico .

Se quiseres conversar sobre algum tema que não diga respeito directamente ao Home Assistant ou para tirar uma duvida rápida, tens sempre o nosso servidor de Discord!

O nosso fórum usa como base a plataforma Discourse. Caso nunca tenhas utilizado esta plataforma, lê aqui como utilizar da melhor maneira o Discourse.

Conforme vais participando, a plataforma ir-te-á conhecendo melhor e as limitações a que os novos utilizadores estão sujeitos irão sendo levantadas gradualmente. Com o tempo, e com a tua participação, ganharás Níveis de Confiança que te darãohabiidades especiais para nos ajudar a gerir toda a nossa Comunidade de utilizadores. Para saberes mais sobre os Níveis de Confiança dos Utilizadores, clica no link.

As mensagens privadas não deverão NUNCA ser utilizadas para colocar questões que deveriam estar no fórum, e os Moderadores irão ignorar essas mesmas questões. As mensagens privadas deverão servir apenas para trocar informação que de outro modo não possa ser publicada (por conter dados pessoais como passwords, links, moradas ou outros).

A grande questão dos Raspberries é por causa do Cartão de memória, não sei se já reparaste na base de dados do HA mas basicamente está constantemente a escrever e a ler, são imensos registos na base de dados por dia, tecnicamente isto dá cabo do Cartão.
Existe pessoal que acaba por meter um disco SSD a fazer de boot no Rpi e melhora muito, tanto em performance como durabilidade.
Quando começares a customizar o frontend, adicionando montes de custom-cards e adicionando addons, aí começas a ter a necessidade de um sistema mais robusto.
Por enquanto podes continuar com o Rpi para ver se é mesmo isso que queres, eu mesmo também comecei com um. Não te esqueças é de backups fora da máquina, isso é importante. Mais tarde, quando sentires a necessidade de algo melhor, aí compras e fazes a migração.

1 Curtiu

@Luis_Madeira olá e benvindo à Comunidade Portuguesa de Home Assistant, não vou acrescentar muito mais ao que o @ricreis394 disse, basicamente ele respondeu à tua questão tal como iria responder…
O uso de um PI não é um factor eliminatório, antes pelo contrário para quem já tem e não vai comprar de prepósito é um hardware excelente para começar a partir do 3 para cima…A questão de cartões tem sempre vários opiniões…há quem tenha problemas e há quem não tenha, pode é demorar mais tempo a aparecer… é como tudo. Eu começei em um Pi2 com um Sandisk, depois passei para um 3+, depois passei para uma box Android com emmc, e actualmente estou com um Nuc.
As necessidades para um hardware mais robusto surge quando efectivamente tens alguns addons que comem muitos recursos do hardware em questão…mas isto depende sempre do utilizador… o que eu preciso podes tu não precisar…vice versa.
Se estás actualmente satisfeito com o que tens…não há razão para mudares.
Em um futuro próximo caso tenhas possibilidade de ir para algo melhor, pelo menos já tens um ponto de comparação e alguma experiência na plataforma.

Em relação ao teu Setup, é já algo generoso, como já tens alguma experiência com hardware, apresenta-nos na categoria de projectos o teu smart mirror, como outros projectos que tenhas.
Diverte-te

2 Curtiram

Obrigado a todos pelo esclarecimento, fiquei elucidado. Tendo em conta que tenho um Xeon em casa com ESXI vou montar uma VM, de facto é mais seguro e á medida que vao havendo mais registos no cartão vao aumentar os IOPS também daí o aumento do risco na corrupção do cartão.

Obrigado.

Para além do que já foi referido acima, como sabes o raspberry pi tem inúmeras limitações em termos de escalabilidade (cpu, ram,…)… e, as cargas de alguns dos addons podem colocar em causa muito rapidamente a capacidade de resposta do pi.

A utilização de mini-pc com virtualização é basicamente pelos motivos já referenciados e pela versatilidade e segurança que um sistema de virtualização permite.

Em cenários mais avançados, podes evoluir para uma VM do HA em alta disponibilidade num cluster…

Percebi.

Como referi tenho um servidor HP em casa com ESXI e SSD, criei uma VM com Debian e já migrei tudo do raspberry para a nova instalação.

Assim fica completamente escalavél, quando começar a ficar esgotado em recursos é só adicionar mais.

Obrigado.

Muitos de nós utilizamos o proxmox por ser gratuito e com inúmeras funcionalidades que a vmware só disponibiliza em versões pagas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade