Bom dia, sou novo no Home Assistant, apenas montei o sistema num Raspberry Pi 3b+ à uma semana.
De forma a entenderem o fundamento da minha questão, vou apresentar-me.
Sou um geek que já se interessa por estas questões de automação à mais de 7 anos. Já automatizei desde chamadas de elevadores do prédio, fiz smart mirrors, desenvolvi o meu próprio módulo de monitorização de energia (já tenho 7 anos de histórico), integrei as HUE, tomadas inteligentes, sensores, contador / localizado de pessoas via aircrack-ng para contexto, anexas, google homes, etc.
À 7 anos não havia muita coisa e desenvolvi tudo sem usar nenhum projecto. No fundo interliguei as coisas num core self made.
Neste momento tenho:
- 30 lâmpadas
- 10 tomadas (Belkin WeMo e TP-Link)
- 2 portões de garagem (sonoff)
- monitorização de 4 pessoas / Telemóveis
- 4 google homes
- 4 alexas
- 2 iRobot
- 10 sensores temp/hum/luminusidade
- 10 sensores de movimento
- 3 Cameras
- 1 nest protect
- 1 smartmirror (sem espelho neste momento porque troquei o ecrã) (que consome dados de várias fontes, inclusive do home assistant)
- etc
No HA, uso 40 automações, 10 cenários e tenho ainda 10 scripts que uso para TTS a partir de botões na App HomeKit, de forma a que ao primir um botão no iPhone na App home possa por exemplo chamar os miúdos para a mesa a partir do Google Home que se encontra nos quartos, etc.
Tenho em média 500 megas livres de RAM e o processador anda na ordem dos 15% de utilização média.
Decidi experimentar o Home Assistant para perceber se valia a pena trocar de forma a poder continuar o constante desenvolvimento / incremento de soluções sem ter tanto trabalho.
Para já estou bastante satisfeito. Reparei que muitos membros estão a usar mini-pcs para instalar o home assistant. A minha questão prende-se justamente com esse facto, eu instalei tudo em raspberry (à 7 anos que são a base dos meus sistemas e nunca falharam, tenho alguns a trabalhar ainda em Rapsberri pi 2). Tendo em conta que toda a resposta do home assistant é imediata (não noto lags nas automações) porque é que não usam apenas raspberry? na vossa opinião porque vale a pena utilizar mini pcs ou VMs ?