Dúvida Hardware

Bom dia, sou novo no Home Assistant, apenas montei o sistema num Raspberry Pi 3b+ à uma semana.

De forma a entenderem o fundamento da minha questão, vou apresentar-me.

Sou um geek que já se interessa por estas questões de automação à mais de 7 anos. Já automatizei desde chamadas de elevadores do prédio, fiz smart mirrors, desenvolvi o meu próprio módulo de monitorização de energia (já tenho 7 anos de histórico), integrei as HUE, tomadas inteligentes, sensores, contador / localizado de pessoas via aircrack-ng para contexto, anexas, google homes, etc.

À 7 anos não havia muita coisa e desenvolvi tudo sem usar nenhum projecto. No fundo interliguei as coisas num core self made.

Neste momento tenho:

  • 30 lâmpadas
  • 10 tomadas (Belkin WeMo e TP-Link)
  • 2 portões de garagem (sonoff)
  • monitorização de 4 pessoas / Telemóveis
  • 4 google homes
  • 4 alexas
  • 2 iRobot
  • 10 sensores temp/hum/luminusidade
  • 10 sensores de movimento
  • 3 Cameras
  • 1 nest protect
  • 1 smartmirror (sem espelho neste momento porque troquei o ecrã) (que consome dados de várias fontes, inclusive do home assistant)
  • etc
    No HA, uso 40 automações, 10 cenários e tenho ainda 10 scripts que uso para TTS a partir de botões na App HomeKit, de forma a que ao primir um botão no iPhone na App home possa por exemplo chamar os miúdos para a mesa a partir do Google Home que se encontra nos quartos, etc.

Tenho em média 500 megas livres de RAM e o processador anda na ordem dos 15% de utilização média.

Decidi experimentar o Home Assistant para perceber se valia a pena trocar de forma a poder continuar o constante desenvolvimento / incremento de soluções sem ter tanto trabalho.